terça-feira, 22 de setembro de 2015

Dia Mundial Sem Carro: saúde, meio ambiente e mobilidade urbana


O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma iniciativa popular que vem se difundindo no mundo para diminuir a poluição e efetivar a mobilidade urbana.

O primeiro país a comemorar essa data foi a França, no ano de 1997. A partir daí, gradativamente vários outros lugares passaram a celebrá-la, principalmente em razão da atuação de grupos ambientalistas e também de ativistas que lutam também por uma melhor mobilidade urbana. Nos anos 2000, várias nações europeias já haviam difundido essa prática, inclusive com a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, criada pela União Europeia.

No Brasil, desde 2001, movimentos ambientalistas e cicloativistas colocam a prática do Dia Mundial sem Carro em atividade, não tão somente deixando o uso do automóvel, mas promovendo incentivos para que as pessoas utilizem meios alternativos de deslocamento nas cidades, principalmente com o uso da bicicleta para percorrer certas distâncias. Com isso, além de emitir menos poluentes na atmosfera, também há a promoção da mobilidade urbana, o que proporciona uma melhoria na qualidade de vida para a população.

Participe desse dia em favor da Mobilidade Urbana com menos trânsito, seja caminhando, utilizando transporte público ou bicicleta, e sem se locomover de carro!

Incentive amigos, familiares e conhecidos a fazerem o mesmo, ampliando assim a conscientização cidadã por um trânsito melhor e um meio ambiente mais sustentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário