segunda-feira, 6 de junho de 2016

72 anos do "Dia D" - Você está preparado para o "Dia D" do Senhor?


A expressão “Dia D” na linguagem militar é um termo utilizado para designar com exatidão o dia de início de uma ofensiva ou uma operação de guerra. Examinando a história, vamos encontrar o dia 6 de Junho de 1944, um dos dias D mais famosos. 175 mil soldados aproximadamente (americanos, ingleses, franceses e canadenses), com o apoio de 6 mil navios e 5 mil aviões, desembarcaram nas praias da Normandia para libertar a França da ocupação nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

O presidente norte-americano Franklin Roosevelt convidou o general Dwight Eisenhower para comandar esta operação que recebeu o nome de Overlord. Veja na sequência as palavras do general em resposta ao convite: “Senhor presidente, compreendo que tal designação implica decisões difíceis (...) Espero que o senhor não se decepcione”. E Roosevelt não se decepcionou. O fator surpresa auxiliou a operação. Os alemães achavam que seria impossível qualquer ataque através do canal enquanto as ondas estivessem altas e que muito provavelmente as manobras aconteceriam na época de lua nova e maré alta. O final da história você conhece – derrota alemã na 2ª Guerra Mundial.

Contudo, examinando a Bíblia, vamos encontrar impresso "O Dia do Senhor", que poderíamos resumir como sendo o “Dia D”. O dia da intervenção de Deus na história da humanidade, envolvendo salvação e julgamento do homem, referindo-se também à Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo.

No Antigo Testamento, os profetas Isaías e Sofonias escrevem sobre o "Dia D": 
“Uivai, porque o dia do Senhor está perto; virá do Todo-Poderoso como assolação.” (Isaías 13:6)
“O grande dia do Senhor está perto; sim, está perto, e se apressa muito; hei-la, amarga é a voz do dia do Senhor; clama ali o homem poderoso. Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas.” (Sofonias 1:14-16) 
Estes versos não deixam dúvidas sobre o julgamento de Deus que acontecerá no “Dia do Senhor”. Este dia será marcado por acontecimentos indescritíveis, ou seja, agonia, alvoroço, densas trevas e outros sinais narrados na Bíblia. Já no Novo Testamento, Lucas, Mateus e Paulo escrevem: 
“Pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.” (Lucas 17:24)
"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." (Mateus 24:30,31)
"Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão." (I Tessalonicenses 5:2,3)
Quando Jesus estava no monte das Oliveiras, ministrando sobre escatologia, chegaram-se a Ele os seus discípulos em particular dizendo: Quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda, e do fim do mundo?  Jesus respondendo disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Fiquem atentos sobre os fatos que antecederão a minha vinda. Vou citá-los alguns: falsos cristos, guerras, rumores de guerras, nação se levantará contra nação, reino contra reino, haverá fomes, pestes, terremotos em vários lugares, os cristãos serão perseguidos, alguns serão mortos, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, haverá ódio, surgirão falsos profetas e enganarão a muitos, o amor se esfriará, não obstante, o evangelho será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim – “O Dia D” – (Mateus 24:1-14). 

Não seja você surpreendido como foram os alemães na Segunda Guerra, achando que Jesus não voltará nesta época. Não subestime a influência que o inimigo do homem exerce nesta batalha travada entre o bem e o mal, neste grande conflito que cessará somente no Dia do Senhor. Creia que o homem que está em Cristo não tem porque temer o Dia do Senhor. Por quê? 
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (I Tessalonicenses 4:16,17) 
A segunda vinda de Cristo é a bendita esperança da Igreja, o grande ponto culminante do evangelho. A vinda do Salvador será literal, pessoal, visível e universal. Quando Ele voltar, os justos falecidos serão ressuscitados e, juntamente com os justos que estiverem vivos, serão glorificados e levados para o Céu, mas os ímpios irão morrer. O cumprimento quase completo da maioria dos aspectos da profecia, bem como a condição atual do mundo, indica que a vinda de Cristo é iminente. O tempo exato não foi revelado, e somos portanto exortados a estar preparados em todo o tempo.

Na segunda vinda de Cristo, finalmente teremos a completa realidade da nossa salvação:
“De maneira que nenhum dom vos falta, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Coríntios 1:7-8)
“Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” (Hebreus 9:28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário