terça-feira, 7 de junho de 2016

Cientistas anunciam que tentarão criar genoma humano do zero


Um grupo internacional de cientistas acaba de anunciar um plano para criar um genoma humano sintético dentro de 10 anos – o que significa que eles vão tentar escrever um novo código de DNA para a vida humana a partir do zero.

O ambicioso empreendimento, denominado Human Genome Project-write (“Projeto Genoma Humano – escrito”, em tradução livre), poderia ser a chave para compreender doenças humanas melhor do que nunca, e também reduzir muito o custo do sequenciamento genético. É um projeto incrivelmente excitante para a ciência, mas o que está preocupando alguns é o fato de que foi lançado sem o público ter sido devidamente consultado sobre quaisquer preocupações éticas.

Os rumores sobre o novo projeto começaram no mês passado, quando 150 cientistas se reuniram em um encontro a portas fechadas na Harvard Medical School para falar sobre a construção de um genoma humano inteiramente sintético. O fato de que os jornalistas não foram autorizados a estar na reunião foi recebido com críticas, e agora 25 dos pesquisadores delinearam sua proposta na revista Science – embora sem aliviar as preocupações. [Com informações de Hypescience]

O jornalista e escritor Michelson Borges comenta a notícia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário