Um grupo internacional de cientistas acaba de anunciar um plano para criar um genoma humano sintético dentro de 10 anos – o que significa que eles vão tentar escrever um novo código de DNA para a vida humana a partir do zero.
O ambicioso empreendimento, denominado Human Genome Project-write (“Projeto Genoma Humano – escrito”, em tradução livre), poderia ser a chave para compreender doenças humanas melhor do que nunca, e também reduzir muito o custo do sequenciamento genético. É um projeto incrivelmente excitante para a ciência, mas o que está preocupando alguns é o fato de que foi lançado sem o público ter sido devidamente consultado sobre quaisquer preocupações éticas.
Os rumores sobre o novo projeto começaram no mês passado, quando 150 cientistas se reuniram em um encontro a portas fechadas na Harvard Medical School para falar sobre a construção de um genoma humano inteiramente sintético. O fato de que os jornalistas não foram autorizados a estar na reunião foi recebido com críticas, e agora 25 dos pesquisadores delinearam sua proposta na revista Science – embora sem aliviar as preocupações. [Com informações de Hypescience]
O jornalista e escritor Michelson Borges comenta a notícia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário