sexta-feira, 9 de setembro de 2016

“Não me vejo como deficiente, mas como um ser criado por Cristo”, diz paralímpico Daniel Dias


Maior medalhista do Brasil na história dos Jogos Paraolímpicos, Daniel Dias, 28, conheceu nesta quinta-feira (08) o pódio da Rio-2016. O nadador venceu os 200 m livre da categoria S5, prova em que detém o recorde mundial e já havia conquistado o ouro em Pequim-2008 e Londres-2012. 

A medalha foi a 16ª de Daniel Dias em Jogos (11 ouros, quatro pratas e um bronze). Além dos pódios paraolímpicos, Daniel Dias já obteve 30 medalhas em Mundiais, 27 em Jogos Parapan-Americanos e seis recordes mundiais. O brasileiro já ganhou três vezes o prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte. Embora tais conquistas rendessem a Daniel Dias o título de principal nome do esporte paraolímpico do Brasil, o atleta nem sempre aceitou sua deficiência.

Daniel nasceu em Campinas, no interior de São Paulo, com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita. Foi criado em um lar evangélico e repleto de amor, mas questionou a Deus em muitos momentos de sua infância. “Por vezes eu questionei a Deus: ‘por que eu?’. Quando eu entrei para a escola, eu era ‘o diferente’. As crianças me olhavam, eu ficava sem jeito. Houve momentos que fui chamado de Saci, aleijado… Momentos que feriram muito a criança Daniel”, ele conta à organização Atletas em Ação.

Tudo mudou quando, assistindo os Jogos Paralímpicos de Atenas, Daniel descobriu o esporte para pessoas com deficiência. Ele saiu de Camanducaia, em Minas Gerais, e se mudou para São Paulo, a fim de se aprimorar na natação. Em apenas oito aulas, Daniel aprendeu os quatro tiros da natação: borboleta, costas, peito e nado livre. "Foi onde eu vi a mão de Deus me mostrando: esse é o seu dom. Use para falar de mim”, conta o atleta. Em dois anos, Daniel já estava representando o Brasil em uma competição internacional. Em 2008, ele competiu nos Jogos Paralímpicos de Pequim, onde conquistou 9 medalhas — mais que qualquer competidor. Nas Paralimpíadas de Londres, Daniel ganhou 6 medalhas de ouro e quebrou 6 recordes mundiais.

O histórico no esporte rendeu a Daniel o troféu Laureus, espécie de "Oscar do Esporte", como melhor atleta paraolímpico de 2008. Até então, apenas três outros brasileiros haviam recebido este prêmio: Pelé (Futebol, 2000), Ronaldo Fenômeno (Futebol, 2003) e Bob Burnquist (Skateboarding, 2002).

“Você assistir as Paralimpíadas, quatro anos depois você estar presente em uma e sair de lá, ainda, como o maior medalhista. Tem coisas que a gente não tem que explicar, tem coisas que a gente tem que mostrar que é o agir de Deus”, comenta o atleta.

Hoje, Daniel afirma com convicção que as pessoas não devem colocar limites em suas vidas, pois o impossível é uma questão de opinião. “É engraçado, porque eu me olho no espelho e não me vejo como uma pessoa com deficiência. Eu me vejo como um ser que foi criado por Cristo”, ressalta.

"Através de todas essas conquistas, eu estou começando a entender o porquê Deus me criou assim. Mas o principal [motivo] é para servi-Lo, é para estar aqui como um discípulo dEle”, afirma Daniel. “Tudo isso que a gente está falando de conquistas vai passar, mas o amor de Cristo jamais passa”.

“Cristo não me olha por eu não ter um braço, uma perna. Cristo olha o nosso coração. Ali naquele momento eu me sinto livre, me sinto como qualquer pessoa. Eu vejo que naquele momento a deficiência não existe”, finaliza. Confira sua trajetória no vídeo:


[Com informações de UOL e Guiame]

Nenhum comentário:

Postar um comentário