A sociedade judaica na época de Jesus tinha uma longa história que resultou no estabelecimento de tradições que abrangiam quase todos os aspectos da vida. A declaração de Jesus sobre a necessidade de vinho novo em odres novos deve ter sido um choque para seus ouvintes. “Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam” (Mateus 9:17).
Nos tempos bíblicos, o vinho era armazenado em odres de pele de animal. O vinho fresco se expande, por isso precisa de odres flexíveis. Odres velhos, quebradiços e rachados, não suportam a pressão do vinho novo. Derramar vinho novo neles arruinaria tanto o recipiente quanto o vinho.
Jesus não estava dando uma lição sobre opções ideais de armazenamento. Ele estava apontando para o potencial explosivo do evangelho. Seus ensinamentos não eram uma atualização dos sistemas e tradições antigos; o evangelho representava uma realidade completamente nova.
Renovação em vez de remendos
Jesus proferiu essas palavras quando questionado sobre o jejum. Os discípulos de João perguntaram: “Por que nós e os fariseus jejuamos frequentemente, mas os teus discípulos não jejuam?” (Mateus 9:14). A disciplina espiritual do jejum é boa. Rituais e tradições têm seu lugar e servem para apontar e lembrar as pessoas de realidades maiores e mais profundas. Nunca foram concebidos como fins em si mesmos, a serem defendidos sem questionamento.
Assim como remendar uma roupa velha com um pano novo só piora o rasgo, os ensinamentos de Jesus não podem ser encaixados em nenhum modelo rígido criado por nós. Quando Jesus entra em nossas vidas, Ele não vem para nos remendar — Ele nos transforma. “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo!” (2 Coríntios 5:17).
É fácil pensar que as tradições se resumem à liturgia e ao culto. Quem já viveu em diferentes culturas sabe que perspectivas distintas sobre tradições e estilos podem facilmente se tornar pontos de atrito. Mas talvez a analogia de Jesus seja ainda mais profunda. Talvez Ele também estivesse falando sobre nossa tendência de tentar encaixar a nova vida de Deus em nossos velhos hábitos, "tradições" e modos de pensar. Talvez eu esteja buscando controle enquanto peço a Deus que me guie, me apegando à amargura enquanto oro por paz, ou vivendo sob o peso da culpa enquanto falo de perdão.
Essas antigas “tradições” pessoais podem não ser tão óbvias quanto os pontos críticos litúrgicos, mas criam tensão, frustração e esgotamento espiritual. Talvez seja um bom momento para perceber que o vinho novo exige um odre novo — um coração renovado, maleável e cheio do Espírito.
[via Adventist Review]
"Os homens se apegam a suas tradições, e reverenciam seus costumes, nutrindo ódio contra os que lhes procuram mostrar que estão em erro. Nesta época, quando somos mandados chamar a atenção para os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, vemos a mesma inimizade que se manifestava nos dias de Cristo" (O Desejado de Todas as Nações, p. 277).
"Quando Cristo veio ao mundo para exemplificar a verdadeira religião, exaltando os princípios que devem governar o coração e as ações dos homens, de tal maneira havia a falsidade se apoderado dos que tinham tão grande luz, que não mais compreendiam a luz nem desejavam substituir a tradição pela verdade. Rejeitaram o Mestre celestial e crucificaram o Senhor da glória, para que pudessem reter seus próprios costumes e invenções. O mundo manifesta hoje o mesmo espírito. Os homens são contrários à investigação da verdade, pelo receio de que as tradições sejam perturbadas e introduzida nova ordem de coisas. Há, na humanidade, uma constante propensão ao erro e os homens naturalmente se inclinam a exaltar as idéias e o conhecimento humanos, não discernindo nem apreciando o que é divino e eterno" (Conselhos sobre a Escola Sabatina, p. 47).
"Devemos apegar-nos aos ensinos da Bíblia e não seguir os costumes e as tradições do mundo, os dizeres e os atos de homens" (Este Dia com Deus, p. 151).

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