quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

5 coisas que acontecem quando você para de comer carne

1. Reduz a inflamação no organismo
A inflamação crônica tem sido associada ao desenvolvimento de aterosclerose, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e doenças autoimunes. Em contrapartida, as dietas à base de plantas são naturalmente anti-inflamatórias. Ricas em fibras, antioxidantes e outros nutrientes, elas têm menos chances de desencadear a gordura saturada e endotoxinas (toxinas liberadas a partir de bactérias comumente encontradas em alimentos de origem animal).

2. O nível de colesterol despenca
A gordura saturada, encontrada principalmente em carnes, aves, queijo e outros produtos de origem animal, é uma das principais causas do elevado índice de colesterol no sangue. E isso implica em maior risco para doenças cardíacas e derrames. Além disso, as dietas à base de vegetais são ricas em fibras, o que reduz ainda mais os níveis de colesterol no sangue. Também foi comprovado que a soja, um dos substitutos da carne, desempenha um papel na redução do colesterol.

3. A imunidade fica mais forte
Os trilhões de micro-organismos que vivem em nosso corpo são chamados de microbioma. Cada vez mais, estes micro-organismos são reconhecidos como cruciais para a nossa saúde em geral: não só ajudam a digerir os alimentos, mas também produzem nutrientes necessários, treinam nosso sistema imunológico, mantêm o intestino saudável e nos protegem do câncer. Estudos também mostraram que eles desempenham um papel importante no controle de obesidade, diabetes, inflamação do intestino, doenças autoimunes e do fígado.

4. Afasta você do diabetes tipo 2
A proteína animal, especialmente as provenientes de carne vermelha e processadas, tem sido apontada em estudos como um fator que aumenta o risco de diabetes tipo 2. Por que a carne causaria a doença? Várias razões: gordura animal, ferro de origem animal e conservantes de nitrato em carne foram comprovados como danificadores das células pancreáticas, além de piorar a inflamação e causar ganho de peso. Além disso, uma dieta baseada em vegetais pode melhorar ou até mesmo reverter o diabetes, se você já tiver sido diagnosticada.

5. Vai melhorar a quantidade e a qualidade da proteína
Os onívoros dos Estados Unidos consomem, em média, mais do que 1,5 vezes a quantidade ideal de proteínas. Ao contrário do que a maioria pensa, esse excesso de proteína não faz você mais forte ou mais magro, é armazenado como gordura ou transformado em resíduos. Por outro lado, a proteína que se encontra nos alimentos vegetais protege você de muitas doenças crônicas. Então você não precisa se preocupar com o excesso. Vai precisar, é claro, consultar um nutricionista para descobrir a quantidade mínima que você precisa para não deixar o seu organismo debilitado. (Boa Forma)

Nota: Ellen White também fala sobre esse assunto no livro A Ciência do Bom Viver, p. 316-317:
"Quando se deixa o uso da carne, há muitas vezes uma sensação de fraqueza, uma falta de vigor. Muitos alegam isso como prova de que a carne é essencial; mas é devido a ser o alimento desta espécie estimulante, a deixar o sangue febril e os nervos estimulados, que assim se lhes sente a falta. Alguns acham tão difícil deixar de comer carne como é ao bêbado o abandonar a bebida; mas se sentirão muito melhor com a mudança.

Quando se abandona a carne, deve-se substituí-la com uma variedade de cereais, nozes, verduras e frutas, os quais serão a um tempo nutritivos e apetitosos. 

O lugar da carne deve ser preenchido com alimento são e pouco dispendioso. A esse respeito, muito depende da cozinheira. Com cuidado e habilidade se podem preparar pratos que sejam ao mesmo tempo nutritivos e saborosos, substituindo, em grande parte, o alimento cárneo. Em todos os casos, educai a consciência, aliciai a vontade, supri alimento bom, saudável, e a mudança se efetuará rapidamente, desaparecendo em breve a necessidade de carne. 

Não é o tempo de todos dispensarem a carne da alimentação? Como podem aqueles que estão buscando tornar-se puros, refinados e santos a fim de poderem fruir a companhia dos anjos celestes continuar a usar como alimento qualquer coisa que exerça tão nocivo efeito na alma e no corpo? Como podem tirar a vida às criaturas de Deus a fim de consumirem a carne como uma iguaria? Volvam antes à saudável e deliciosa alimentação dada ao homem no princípio, e a praticarem e ensinarem a seus filhos a misericórdia para com as mudas criaturas que Deus fez e colocou sob nosso domínio."

19 comentários:

  1. Aqui em casa eu sou o único A.S.D e quando falo sobre a alimentação, meu pai, que é de uma denominação evangélica protestante, me diz: "Mas Jesus disse para não tornar impuro, aquilo que Ele purificou."

    Eu, estou completamente ciente dos danos causados ao templo do Espírito Santo, que é o nosso corpo, e não podemos colocar para dentro de nós, alimentos como a carne.

    Nunca vi ninguém morrer por "excesso de proteínas" mas vejo o tempo todo, pessoas morrendo por câncer, que é uma das causas da ingestão da carne em grande quantidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em GN 9.3, Deus diz que os animais nos servirão de alimento.. Por toda a biblia, vemos os povos se alimentarem de carne, e inclusive, ha varios relatos de Jesus se alimentando com peixe... Na passagem do filho prodigo, vemos que o Pai, que tipificave Deus, mandava matar um bezerro para comemorarem a volta do filho... Além disso, sabemos que doenças como cancer, diabetes, e mortes do coraçao, tiveram seus primeiros registros no começo do século passado, ou seja, a carne animal nao é o causador dessas doenças... Sem contar que vários estudos apontam para a importancia da alimentaçao com a proteina animal... E para completar, essa colocaçao da escritora de que matar animais para a alimentaçao seria um ato sem misericordia, ao meu ver, é totalmente incoerente... pois se fosse assim, Jesus, nosso maior exemplo, teria sido vegano...

      Excluir
    2. Os Testemunhos (Espírito de Profecia) é claro sobre a verdade presente para nosso tempo.

      Excluir
    3. Jose Ramos, muitos estudos apontam a carne como redutor de vida e prejudicial a saúde também!
      E a carne de hoje não chega perto da qualidade que tinha beem antigamente, principalmente hoje!

      Excluir
    4. Vc não sabe ler não? Volta pra escola e aprenda a aplicar vírgulas e pontos onde pede.

      Excluir
    5. Amigos,
      Precisamos entender o contexto das épocas passadas para a nossa hoje.

      A ciência já comprovou que a carne é prejudicial a saúde e causa câncer.

      https://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/carne-vermelha-pode-aumentar-o-risco-de-cancer-diz-estudo,bfaf8c49e9119310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

      O que EGW escreveu inspirada por Deus é que em nosso tempo, tempo dos fim... existe muitos malefícios em relação a carne, mal trato dos animais, animais criados com anabolizantes e hormônios, veja também que hoje temos uma grande variedade de alimentos que substituem a carne, nos tempos antigos a variedade de alimentos era muito pequena.

      Meu ponto de vista é que se formos tomar a decisão de não comer mais carne que não seja uma decisão para externalizar que somos mais santos ou melhores, e sim que seja uma decisão consciente buscando substituir da maneira certa e acima de tudo uma decisão onde se busque através dela ter no íntimo o desejo de a cada dia agradar a Deus.

      Não sou vegetariano, estou lutando para tomar essa decisão, todos sabem uma decisão dessas não é simples, envolve a parte social, física porem tomei a decisão de aos poucos evitar a carne vermelha, diminuir o consumo da branca apenas em alguma situação especial. E orando a Deus para que me de forças de ir lutando para a cada dia cuidando mais da saúde. E lembre-se que não é evitar o consumo da carne que nos trará saúde física, mental e espiritual.
      Devemos praticar os 8 remédios naturais revelados por Deus para EGW.

      Desejo a você tudo de bom e que Deus lhe abençoe muito na caminhada e preparação para logo logo estarmos no céu!

      Abraço!

      Excluir
  2. Isso é só questão de saúde no âmbito geral, não quer dizer em termos bíblicos é condenável comer a carne.

    Por outro, como é que fica no caso das gestantes umas das vezes são recomendadas pelos médicos que devem comer carnes, como conciliar esses dois contrastes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou nascido de uma mãe que é a quarta geração de vegetarianos, eu sou a quinta, nunca tive problema algum de saúde relacionado a falta de carne, muito pelo contrário!

      Excluir
  3. Eder, procure algum vídeo no Leandro Quadros falando sobre esse texto. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Importante lembrar também que Ellen White questiona a saúde desses animais nos dias de hoje...
    O mais impressionante é o que sentimos ao deixar de comer carne: mente mais clara e limpa para compreender o que precisamos especialmente nos últimos dias!!!
    A quem te dúvida e questiona, experimente... Quem tem algum problema de saúde, especialmente algum dos apontados no artigo, experimente!!!

    ResponderExcluir
  5. Importante lembrar também que Ellen White questiona a saúde desses animais nos dias de hoje...
    O mais impressionante é o que sentimos ao deixar de comer carne: mente mais clara e limpa para compreender o que precisamos especialmente nos últimos dias!!!
    A quem te dúvida e questiona, experimente... Quem tem algum problema de saúde, especialmente algum dos apontados no artigo, experimente!!!

    ResponderExcluir
  6. É a carne é ácida , demora dois a treis dias a sua digestão e não é digerido 100% , para ter uma carne saudável deveria cada pessoa criar a sua carne ou seja galinha ,vaca , e depois mataria para consumo ,tente fazer isso , ou continuará comendo carne com hormônio ,toxinas doenças é muito mais ,de uma pesquisada ,abrçs.

    ResponderExcluir
  7. Minha meta para 2017 ser vegetariana, estou começando pelo açúcar refinado deixando de consumo e em tb em preparações, mas já tem dias q não como carne. E tenho me sentido incrívelmente bem e mais dispostas para tudo tanto intelectual quanto físico. A vontade de comer carne tem diminuído drasticamente. E minha comunhão com o Criador tem sido mais profunda e transformadora. Meus filhos tem despertado o interesse e já ficam sem comer carne. E tem gostado muito. Peço a Deus q eu e minha família nos transforme por completo, pois somos seres holísticos, Deus sempre faz a parte dele, mas precisamos fazer a nossa termos saúde em abundância como Sua Palavra promete. Graça e Paz a todos os irmãos!

    ResponderExcluir
  8. Gostei desse texto de EGW. Tal mostra a dificuldade que é para muitos abandonarem a carne e se nutrir corretamentr com uma variedade de alimentos. Sou vegetatiano há quaae 14anos. Mas isso me mostra que para outras a história bem der bem difetente... mais um motivo para ter paciencia e não julgar quem come carne.

    ResponderExcluir
  9. Eu não entendo o porque o ser humano questiona tanto a palavra de Deus, O senhor nos fez para sermos vegetarianos,isso é Claro em Gênesis. Então porque questionar?o senhor sempre quis o melhor para nós e para suas criaturas, basta obedecer e colher os bons resultados.

    ResponderExcluir
  10. Uma correção... Não é "microbioma" é microbiota! ( Palavra errada no início do texto)

    ResponderExcluir
  11. Adorei o texto! Me tornei vegetariana e aos poucos caminho rumo ao veganismo e meu primeiro incentivo foi o amor que tenho pelas criaturas de Deus. Nunca imaginei me tornar vegetariana, foi presente de Deus essa força e perseverança que tenho pois nunca senti falta.

    ResponderExcluir
  12. Texto mto esclarecedor; sem dúvida, a qualidade de vida de quem não costuma consumir a carne vermelha, principalmente; é inquestionável.
    Até a nossa pele agradece.Imagine as nossas artérias !!!!

    ResponderExcluir