sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Donald Trump toma posse hoje nos EUA... mas há um Deus no Céu



"É Ele quem faz mudar os tempos e as estações; é Ele quem põe os reis no poder e os derruba; é Ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes." (Daniel 2:21) 

Às 12h de Washington (15h em Brasília) desta sexta-feira (20), Donald John Trump fará o tradicional juramento de posse perante o presidente da Suprema Corte americana, em frente ao Congresso americano, tornando-se o 45º presidente dos Estados Unidos.

Em mais do que uma ocasião, vi crentes duvidarem se Deus está verdadeiramente no controle deste mundo. Apesar da posse de Donald Trump, esse texto de Ellen White me traz consolo e conforto. 
"Nos anais da história humana o crescimento das nações, o levantamento e queda de impérios, aparecem como dependendo da vontade e façanhas do homem. O desenvolver dos acontecimentos em grande parte parece determinar-se por seu poder, ambição ou capricho. Na Palavra de Deus, porém, afasta-se a cortina, e contemplamos ao fundo, em cima, e em toda a marcha e contramarcha dos interesses, poderio e paixões humanas, a força de um Ser todo misericordioso, a executar, silenciosamente, pacientemente, os conselhos de Sua própria vontade. A Bíblia revela a verdadeira filosofia da História. [...] O poder exercido por todo governante sobre a Terra, é-lhe comunicado pelo Céu; e depende seu êxito do uso que fizer do poder que assim lhe é concedido. [...] Reconhecer a operação destes princípios na manifestação do Seu poder que 'remove os reis e estabelece os reis' corresponde a entender a filosofia da História." (Educação, 173-175) 
Assim, o Deus da Bíblia está tão estreitamente associado à Sua obra que não se pode passar os olhos sobre a história do mundo sem relembrar ao mesmo tempo a história da própria providência divina. Não existe nada tão bem estabelecido como a finalidade providencial para a qual a Humanidade se encaminha. A filosofia providencialista da História ensina-nos que a existência humana tem uma razão de ser, que Deus governa a História e que o Seu objetivo será realizado. 

Os planos divinos são-nos revelados na Bíblia, a qual não é outra coisa senão o relato dos atos sucessivos de Deus na Terra, atos esses que conduzem ao ato redentor da encarnação e culminam no estabelecimento do Seu reino. Este sentido escondido da História permite-nos descobrir com esperança que, apesar do mau uso que os homens fazem frequentemente da liberdade e das oportunidades que Deus nos dá, o leme desta nave está nas mãos do Pai celestial, que faz de cada ser humano, criado à Sua imagem, o objeto da Sua solicitude, do Seu amor e providência. 

Hoje te convido a reconhecer que há um Deus no controle deste planeta. As Suas promessas são seguras. Decide ser-Lhe fiel. Com Trump ou com qualquer outro, Deus é a nossa proteção. Confie, Ele sabe o que faz. E se permite que as coisas sejam como são, há um propósito para isso. Nas palavras de 2 Crônicas 20:20, isso se confirma: "Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário