segunda-feira, 20 de novembro de 2017

7 maneiras de expulsar os visitantes das igrejas

Aqui estão algumas dicas práticas do pastor Emilio Abdala, evangelista e coordenador de Missão Global da União Central Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a serem consideradas por uma igreja que considera melhorar a qualidade na recepção e assimilação dos visitantes.

1. Elas não são amigáveis ​​com os novos visitantes
A maioria dos visitantes forma uma impressão sobre a igreja dentro dos primeiros 10 minutos de sua visita. É muito importante que eles sejam calorosamente recebidos quando chegarem e sejam guiados para um lugar apropriado. E a atenção dada pelos recepcionistas não substitui a atenção individual dos membros. Há dois momentos de tensão em sua experiência de contato com a igreja: quando eles entram no edifício e quando saem. Esse segundo momento é o mais negligenciado. É aqui que os membros se juntam em seus grupos e os visitantes acabam saindo sem atenção.

2. Elas são excessivamente amigáveis ​​para os novos visitantes
Os visitantes gostam da atenção pessoal dos membros, mas não valorizam atenção pública. Os extrovertidos podem até não se importar com adesivos colados em sua roupa, em se levantar para dizer seu nome, mas os introvertidos (eu me identifico aqui) preferem a anônima privacidade. Tenha em mente que a maioria dos visitantes de sua igreja está inicialmente explorando sua comunidade. Alguns gostam de participar de um pequeno grupo e de atenções e outros simplesmente preferem observar antes de participar. Evite constranger as pessoas que visitam a sua igreja pela primeira vez colocando-as no foco das atenções.

3. Não existe fontes de informação
Torne o quanto possível fácil para um visitante obter mais informações sobre a igreja ou sobre como se conectar com uma atividade ou ministério da igreja que atenda sua necessidade. Certifique-se de que exista um lugar ou uma mesa onde um visitante possa obter informações ou folhetos. Você também pode considerar colocar informações em alguns dos assentos ou nos compartimentos atrás de cada banco. Pelo menos, mostre o website da sua igreja na tela durante o tempo do anúncio.

4. O serviço de culto é mal executado
Aproveite o tempo para treinar adequadamente seus voluntários com os equipamentos de iluminação e som. Os músicos estão preparados para os serviços do sábado ou domingo à noite? Se não, considere implementar uma prática de ensaios durante a semana ou na manhã antes do programa. Certifique-se de que todos conhecem suas dicas de transição ao entrar e sair da plataforma para evitar momentos mortos. Não custa investir qualquer dinheiro extra para fazer as coisas bem.

5. Há muito foco nos “assuntos da igreja”
De vez em quando, é necessário que uma igreja reserve algum momento para leitura de atas da comissão ou anúncios de suas atividades em um culto de adoração. Este pode ser um anúncio sobre um próximo evento ou sobre o funcionamento de determinado departamento ou ministério. Mas certifique-se que isto não ocupe uma grande parte do serviço ou seja uma ocorrência semanal. Os visitantes não são emocionalmente preparados para entender os conflitos e problemas da igreja e podem sentir que esses anúncios estão fora de lugar.

6. Eles se sentem pressionados durante a oferta
Dar é uma parte importante e necessária da igreja. Não é apenas bíblica, mas também é uma prática espiritual maravilhosa para os membros da igreja. Quando bem feito, esse momento constrói a comunidade e encoraja a generosidade fora dos muros da igreja. Mas certifique-se de que a maneira pela qual sua igreja pede as ofertas não é uma prática estranha ou igual a determinados pastores da mídia. Um visitante não deve sentir a obrigação de dar.

7. Eles não são assimilados na igreja
Igrejas que assimilam os visitantes, geralmente fazem uma visita ou uma ligação telefônica dentro de 48 horas (recomenda-se que esse primeiro contato seja feito por telefone ao invés de pessoalmente). Deve ser um breve contato para fazer o visitante saber que a igreja apreciou sua presença e perguntar-lhe se existe algo que a igreja possa fazer para ajudá-lo. O propósito desse contato é familiarizar e encorajar o visitante a retornar uma segunda vez. Não se deve tentar evangelizar nesse primeiro contato.

Se o visitante retornar, um segundo contato deve ser feito, agora através de uma visita feita preferencialmente por membros leigos da mesma idade. Um casal idoso visitando um casal jovem não ajuda a construir relacionamentos nesse estágio inicial de seu envolvimento com a igreja. Deve-se encorajar o visitante a se envolver em alguma atividade da igreja. Se eles cantam, convide-os a se unirem a um grupo musical. Se eles têm crianças, matricule-as no Clube de Desbravadores. Caso tenham interesse em estudar temas especializados do interesse do casal, sugira um pequeno grupo para ajudá-los a ter companheirismo com outros casais da igreja. Se eles não são adventistas, ofereça-lhes um estudo bíblico nesse ponto. Lembre-se que as pessoas precisam integrar-se a outras pessoas antes que se sintam parte da igreja. Temos de entender que conhecer doutrinas não é a única coisa importante para alguém que se une à igreja.

E agora, como você vai se preparar para receber seus visitantes neste final de semana? [UCB]

15 comentários:

  1. Meus amados irmaos concordo com os pontos postos em destaque, principalmente o desinterresse dos membros da igreja. Eu fui convidado a visitar uma igreja adventista e observei uma igreja com muitas divisoes, grupo de jovens, grupos de senhoras,grupos dos se acham lideres,grupos de cantotes, musicos e etc. Existe um ego muito grande de demonstrar que cada um e mais importante que o outro, nao existem na igreja o que prega na tv,da a entender que o se prega na tv nao chega nas igrejas. Realmente gosto muito do que assisto mas nao vi o amor,o calor humano que entendi nas mensagens dos irmaos que pregam na tv.fui alguns cultos e depois nao fui mais. Prefiro assistir atraves da tv novo tempo. Embora observei que o vemos na tv,e muito diferente do que vemos pessoalmente na igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Q pena!!! Mas isso ñ ocorre em todas a IASD, mas com certeza deve ter outras igrejas perto d vc. Tente fazer isso. Abraços em Cristo!

      Excluir
    2. Boa noite meu querido!
      Em nome da igreja peço desculpas, isso me deixa muito triste..
      Não deve ser assim,não pode ser assim, infelizmente nem todos têm o compromisso de repassar o amor que recebe do nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
    3. Concordo com vc na maioria se acham o máximo e diminui os outros mas se vc falar algo contra dai se levanta tds pra defesa

      Excluir
  2. É uma pena mas é bem assim mesmo. Mas se lembre que por mais falha que seja a igreja é membro de Cristo. As pessoas são falhas e lá é o hospital certo para cada um. Esteja lá pra aumentar seu conhecimento de Deus, se envolver com pessoas com a mesma crença. Vá por seu amor à Deus e por Deus amar você ele te quer ali. O joio e o trigo precisam crescer juntos, seja trigo :)

    ResponderExcluir
  3. por vezes crianças perturbam a pregaçao os pais pouco ou nada se preocupam com isso

    ResponderExcluir
  4. Sim concordo plenamente com todos os tópicos. Mas querido professor por que de pessoas saírem da minha igreja já sendo MEMBROS? Gostaria muito de que mim respondesse. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Já sou membro batizado da igreja ,mas no momento afastado por alguns problemas particulares, mas procurando uma igreja perto de minha casa para congregar no meu caso, não foi boa , um seja bem vindo seria de bom tamanho, primeiro recepção, falta de calor humano,(a impressão que tive que nem fui notado pelos membros). Se este exemplo que foi citado acima teria voltado mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, sou Adventista há 40 anos e posso lhe assegurar que esta é a exceção e não a regra. Seja sempre bem-vindo em nosso meio. Somos todos pecadores e necessitados da graça de Deus. Você pode vir a fazer a diferença e assim ajudar a outros, e isso seria maravilhoso.Fique bem.

      Excluir
  6. Quem entra em um hospital e para ser curado. Portanto é preciso buscar a cura dos pecados em Cristo, um cristão não pode se tornar um doente crônico dentro do centro de tratamento de Deus. Essa desculpa de que igreja é um hospital e somos todos doentes deixa os medíocres cada dia mais doentes. As vezes fica bem claro a falta de amor entre os membros da própria igreja, um querendo ser mais que o outro, divisões em grupos de preferências, muitos membros ignorados,idolatria de pessoa por estátua social, pastor, cantores e etc... É preciso coerência para com o evangelho pregado por Jesus! Não são só os visitantes que vão embora com essa impressão, muitos membros que entraram na igreja adventista pela porta da frente dispostos a viver diferente acabam abandonando por perceber que não há amor. Que o pregado não é o vivido.

    ResponderExcluir
  7. Esqueceram de mencionar o julgamento! Somos todos pecadores, vamos à igreja buscando por Jesus e isto significa sermos recebidos em amor. A transformação acontece à medida que nos enchemos do Espírito de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Eu a alguns anos fiquei viúva, com uma filha pequena, ao meu socorro me levaram num centro espírita e, não gostei, levaram-me numa igreja, onde senti a presença de Deus me confortando. Pelos membros da igreja não tive nenhum tipo de receptividade. Os irmãos iam chegando cumprimentavam-se, com abraços, beijos, conversavam e, eu ali, ninguém me cumprimentava, era como se eu não estivesse ali.
    Entendi, a batalha espiritual.
    Prossegui com meus olhos fitos na Cruz, sigo em Paz. Dia desses, fiz amizade com uma jovem com deficiência mental, muito especial, ela não queria mais voltar na igreja, pois esbarrou nessa dificuldade, a indiferença dos irmãos em Cristo, mas agora ela me mudou de ideia. Que possamos desfrutar da Paz que Cristo nos deixou.

    ResponderExcluir
  9. É triste mesmo. Sou adventista. Uma vez fui à frente acompanhar uma mulher tímida que ia dar um testemunho de cura. Após isso, fiquei sabendo que os irmãos estavam rindo de mim dizendo que eu estava ali pra me aparecer. Fui pra que ela ficasse à vontade. Mas, além da falta de recepção ainda criticam quem age cordialmente. ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste mesmo essa atitude, mas siga em frente com Cristo! !

      Excluir