sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Millie Bobby Brown e a adultização de meninas

Quem é fã de séries e programas de TV se surpreendeu ano passado com o lançamento da primeira temporada de Stranger Things, mais uma produção original da Netflix. A série fala de acontecimentos estranhos em uma pacata cidade interiorana, tudo muito bem ambientado nos anos 80 e com uma trilha sonora sensacional. Claro, deixou saudades. Este ano, a segunda temporada estreou recentemente e também tem sido muito elogiada.

Dentre tantos personagens, tivemos o prazer de conhecer Eleven, vivida pela atriz-mirim Millie Bobby Brown, uma garota com poderes psíquicos e um passado misterioso. O que tem chamado a atenção, entretanto, é que a maneira como Millie tem sido apresentada em eventos para divulgação da série. Em um lapso temporal de apenas um ano, a menina fofa parece ter dado lugar a uma pré-adulta quase fatal, insinuante e até um tanto erotizada. Detalhe, ela tem apenas 13 anos.

Tudo isso acabou reacendendo uma questão: a adultização de crianças, especialmente meninas.

Mas o que é isso? Bem, adultizar nada mais é que antecipar o fim da infância. Em outras palavras, é tratar as crianças como adultos. Percebemos este movimento quando observamos que os valores e comportamentos do mundo adulto estão se misturando ao mundo infantil. Exemplos claros desta adultização são as crianças usando salto alto, roupas de adultos, maquiagens e a conexão 24h do celular. É cada vez mais comum nos depararmos com crianças na faixa de 4 ou 5 anos de idade mexendo em celulares. O que transparece é que há uma falta de limites e de controle pela parte dos pais no sentido de que é mais fácil dar o “brinquedo” para a criança se entreter do que propriamente entrar em contato com suas reais demandas. Por exemplo, veja o que escreveu a página Feminismo sem demagogia:

”A adultização é extremamente recorrente na indústria do entretenimento, além das altas cargas de cobrança e responsabilidade que crianças são submetidas, a imagem delas são modificadas e quando se trata de meninas vem a sexualização muito precoce e com consequências gravíssimas para formação destes indivíduos. Este tipo de atitude aumenta a vulnerabilidade da criança e principalmente das meninas, são apoiados em mitos como o do amadurecimento precoce das mulheres, criados a partir de sociedades machistas que utilizavam este tipo de discurso para legitimar abuso de menores.

Meninas não amadurecem mais rápido, meninas são erotizadas mais cedo, se tornam indivíduos sexualizados ao olho da sociedade e são culpabilizadas pelos abusos sofridos. Millie é fruto de um fenômeno social, Millie tem sua infância encurtada, seu corpo erotizado, condicionada a uma imagem e a um consumo desnecessário e tudo isto é banalizado pela indústria e pela sociedade."

E aí, o que você pensa a respeito deste fenômeno? (Blink102)

Nota: Os adultos estão acabando com as crianças. Eles estão acabando com elas porque estão matando a infância, não estão permitindo que as crianças sejam crianças. Estão tentando “pular” essa etapa e fazer com que os pequenos já adquiram, cedo demais, hábitos e procedimentos de adultos. Para uma criança ser saudável e feliz ela precisa apenas brincar, correr, pular, rir muito, ter amigos e a segurança do amor e da liderança dos pais. Só isso. Antecipar a fase adulta, transformar a criança em um adulto em miniatura, nunca fez e nunca fará com que uma criança seja completa e feliz. O livro Orientação da Criança, de Ellen G. White, na página 434, diz:
“Frequentemente os pais vestem os filhos com roupas extravagantes, com muita ostentação de ornamento e então admiram abertamente o efeito de seus trajes e os cumprimentam por sua aparência. Esses pais insensatos se encheriam de consternação se pudessem ver como Satanás lhes apoia os esforços e os impele para maiores loucuras."

Um comentário:

  1. Realmente, a industria de filmes e entretenimento têm feito isso com as crianças, se comparar as fotos de crianças no passado como dos próprios pais por exemplo, pode ver como eles se vestiam, é totalmente diferente de hoje... sem contar que crianças querem namorar tão cedo talvez porque os pais acham que ele ou ela tem q ser homem ou mulher (infelizmente o machismo faz isso, principalmente por parte de homens levar seus filhos a boate pra assim mostrar que ele é homem)... Satanás começou com isso pouco a pouco e hj podemos notar seus planos tendo êxito.

    ResponderExcluir