quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Conselhos de Ellen White à liderança da igreja

A liderança cristã é uma ciência e uma arte. É uma ciência porque existem princípios fundamentais a serem aplicados. É uma arte porque o êxito dependerá em grande medida da capacidade do líder em aplicar tais princípios e do grau de submissão à influência do Espírito Santo. 

Ellen G. White (1827-1915) foi uma das destacadas líderes religiosas de todos os tempos, e em seus escritos encontramos valiosos conselhos a todos os que exercem alguma forma de liderança. 

Um dos pontos destacados é a fé no poder de Deus, que no seu entendimento, é um requisito que todo líder cristão deve preencher. A dependência divina não apenas os capacitará na tarefa, mas influenciará em seu relacionamento com seus liderados. 
"Procuram-se homens que sintam sua necessidade de sabedoria do alto, homens que sejam convertidos de coração, que compreendam que são apenas pecadores mortais e devem aprender lições na escola de Cristo antes de estarem preparados para moldar outras mentes. Quando os homens tiverem aprendido a depender de Deus, quando tiverem fé que atue por amor e lhes purifique a alma, então não colocarão sobre os ombros de outros homens fardos penosos de ser suportados." (Carta 83, 1896)
Em sua visão, a mera "posição” não traz santidade ou infalibilidade a nenhum homem, mas no honrar a Deus e obedecê-Lo, é que o homem se torna verdadeiramente grande.
"Os que ocupam hoje posições de responsabilidade devem procurar aprender a lição ensinada pela oração de Salomão. Quanto mais alta a posição que um homem ocupa, quanto maior a responsabilidade que tem de levar, mais ampla será a influência que exerce e maior sua necessidade de dependência de Deus. Deve lembrar-se sempre de que, com o chamado para o trabalho, vem o chamado para andar circunspectamente perante seus companheiros. Deve ele permanecer ante Deus na atitude de um discípulo. A posição não dá santidade de caráter. É por honrar a Deus e obedecer a Seus mandamentos que o homem se torna verdadeiramente grande." (Profetas e Reis, pp. 30, 31)
Sua preocupação com a excelência do caráter cristão é percebida diversas vezes.
"Mas a posição não faz o homem. É a integridade de caráter, o Espírito de Cristo, que o torna grato, nada interesseiro, sem parcialidade e sem hipocrisia; e, para Deus, isto é que tem valor." (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 356)

"Que os cargos de responsabilidade sejam dados a homens experientes, provados e tementes a Deus, homens que suportarão a mensagem de reprovação enviada por Deus." (Carta 35, 1900, p. 1)
Há diversas orientações dirigidas àqueles que ocupam função executiva na organização. À eles, Ellen White recomenda o espírito humilde e o exercício da amabilidade; o dever de exercer paciência; de evitar o excesso de controle sobre seus liderados e de saber lidar adequadamente com os que erram. Condena ostensivamente a centralização de poder e a autossuficiência. 
"Homens que ocupam posições de responsabilidade têm muito que aprender. Quando os homens julgam que suas ideias não possuem falhas, então é tempo de mudarem sua posição de líder para a de aprendiz. Quando pensam que suas idéias e seu julgamento devem ser aceitos sem questionamento, mostram-se incapazes para a posição que ocupam." (Manuscrito 55, 1897)

"Nenhum homem foi feito um senhor, para governar a mente e consciência de um seu semelhante. Sejamos bem cuidadosos quanto à maneira com que lidamos com a herança de Deus comprada por sangue." (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 495)

"Aqueles que controlam outros devem aprender primeiro a controlar-se. A menos que aprendam essa lição, não poderão em seu trabalho ser semelhantes a Cristo. Devem eles submeter-se a Cristo, falando como Ele falaria, agindo como Ele agiria, com ternura e compaixão infalíveis." (The Review and Herald, 28 de Abril 1903)
Ellen White avalia também o perfil inadequado de quem se dispõe a conduzir a igreja de Deus.
"Um cristão imaturo, atrofiado em seu crescimento religioso, destituído de sabedoria do alto, está despreparado para enfrentar os ferozes conflitos pelos quais a igreja é chamada a passar." (Testemunhos Para a Igreja 5, p. 262)

"Os insinceros e profanos, os que são dados à tagarelice, que vivem a comentar as faltas alheias, ao passo que se descuidam das próprias, devem ser afastados da obra." (Testemunhos Seletos 3, p. 186)
Vale destacar que ao tratar de liderança, Ellen White tinha em mente que:
"Não são os grandes resultados que obtemos, mas os motivos que nos levam à ação, o que pesa à vista de Deus. Ele preza a bondade e a fidelidade mais do que a grandeza da obra realizada." (Testemunhos Para a Igreja 2, p. 510)
Embora afirme que quanto maior a responsabilidade ocupada por um homem, maiores serão os ataques do inimigo contra ele, Ellen White termina reforçando que:
"Esperar pacientemente, confiar quando tudo parece escuro, eis a lição que os líderes na obra de Deus necessitam aprender. O Céu não lhes faltará no dia da adversidade. Nada está aparentemente mais ao desamparo, mas na realidade mais invencível, do que a alma que sente a sua nulidade e confia inteiramente em Deus." (Profetas e Reis, pp. 174, 175)
Que os conselhos aqui citados possam fortalecer e abençoar homens e mulheres a quem Deus tem colocado em posições de responsabilidade em Sua igreja. Deixo também aqui recomendado o livro Liderança Cristã de Ellen G. White, a todo líder de igreja que se veja chamado para a missão de conduzir pessoas ou a assumir cargos de grande responsabilidade na obra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário