terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Seja simples

Tenho aprendido sobre simplicidade.

Quero compartilhar com vocês algumas coisas que observei vendo gente que se move pela vida sem complicar.

Seja simples.

Seja simples a ponto de gostar do que não precisa ser elaborado; a ponto de entender que nem sempre o caro é o mais valioso, e que entre o luxo e o lixo tem muita coisa bela.

Seja simples o suficiente para não ficar complicando todas as conversas; o suficiente pra entender que nem tudo precisa ser debate; mas não seja simplório a ponto de não querer nada com profundidade e se perder na complexidade da vida fútil.

Seja simples com excelência.

Seja simples dando espaço para que as pessoas se desenvolvam ao seu tempo; permitindo que as crianças aprendam sobre a vida mais do que sobre números e letras. Permitindo que seus amigos saibam te achar, mas que você se sinta simplesmente livre pra sumir do radar de vez em quando.

Seja simples e deite-se no chão, tome água da torneira, saia com a roupa amassada, às vezes com o cabelo bagunçado.
 
Seja simples.

Na sua simplicidade, escolha amar de forma simples. E ao amar assim, não se cobre demais, mas também, não se prive do direito de falar dos seu incômodos. Ame simples, e deixe ir quem escolher ir.

Na sua simplicidade, respeite os espaços alheios, mas coloque limites para quem vai ou quer entrar na sua vida. Descomplique dizendo sim e não sem precisar se justificar demais. Simplifique finalizando conversas e evitando começar algumas.

Opte pela simplicidade que se expressa de forma clara o que quer e o que não deseja; mas seja simples a ponto de dizer quando não souber o que quer.

Seja simples e não faça joguinhos; não use as entrelinhas.

Seja simples e não jogue verde; porque pessoas simples são maduras e espalharam maturidade por onde passam.

Seja simples e sorria mais.

Seja simples e chore mais.

Seja simples e mostre mais.

Não se sinta obrigado nessa complicação de não mostrar nada pra ninguém. Menos ainda, fuja dessa coisa complexa que é dar tudo de si pra muita gente.

Sendo assim, seja simples com quem te der espaço para o ser.

E onde o simples não couber, ofereça o que dele pode ser dado sem que a complicação mutile sua simplicidade.

Seja simples e se apegue aos simples.

Ame os complicados, perto o bastante para eles saberem que podem funcionar diferente, distante o suficiente para que você não se torne complexo também.

Seja simples, não porque a vida é fácil, mas porque ela é difícil.

Na sua simplicidade, deixe o orgulho e diga que ama, que ficou chateado, que não sabe lidar, que precisa ir embora, que não poderá ir, que não aceita, que aceita, que sente falta, que sente muito.

A simplicidade é o empoderamento da individualidade.

Seja simples.

Pr. Tiago Rodrigues (via facebook)

3 comentários: