quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Saiba como lidar melhor com suas preocupações

A preocupação parece ser o único pecado que a maioria das pessoas não teme cometer. Costumávamos temer a Deus; agora tememos todas as outras coisas. Nicholas Berdyaev afirma: "O primeiro dever espiritual do homem é vencer os seus medos." Ellen G. White fala que o medo revela incredulidade:
"Quando as tempestades das tentações se levantam, fuzilam os terríveis relâmpagos e as ondas se avolumam por sobre nossa cabeça, sozinhos combatemos contra a tormenta, esquecendo-nos de que existe Alguém que nos pode socorrer. Confiamos em nossa própria força até que nos foge a esperança, e vemo-nos quase a perecer. Lembramo-nos então de Jesus, O invocamos para nos salvar e não ficamos decepcionados. Embora reprove, magoado, a incredulidade e a confiança em nós, nunca deixa de nos conceder o auxílio de que necessitamos. Seja em terra ou no mar, se temos no coração o Salvador, nada há a temer. A fé viva no Redentor acalma o mar da vida, e Ele nos protege do perigo da forma que sabe ser a melhor." (O Desejado de Todas as Nações, p. 336)
Os medos, assim como os bebês, crescem quando são nutridos. Se permitirmos, o medo cresce mais rapidamente do que um adolescente. Disraeli constata: "Nada e mais marcante na vida do que a desnecessária ansiedade que aturamos — em geral criada por nós mesmos." Precisamos agir apesar dos nossos temores — e não em função deles. Se você temer subir ao pódio para ser homenageado jamais vencerá um torneio. 

"O medo é a crença de que não irá dar certo", ponderou a irmã Mary Tricky. A Bíblia registra no Salmo 46: "Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, o auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos." Não tema, pois o Senhor é contigo. Jamais deixará que você enfrente os seus problemas sozinhos. 
"Milhões de criaturas humanas acham-se presas a falsas religiões, na escravidão de um temor servil, de estulta indiferença, trabalhando como animais de carga, destituídos de esperança, alegria ou inspiração, e tendo apenas um tolo temor do além. É unicamente o evangelho da graça de Deus que pode dar sentido à vida." (O Desejado de Todas as Nações, p. 478)
Lucy Montgomery concluiu: "Só nos sentimos fazendo alguma coisa quando estamos preocupados." A preocupação não ajuda a resolver os problemas futuros, no entanto, com certeza, destrói a felicidade presente. "Um dia de preocupações é mais desgastante do que um dia de trabalho" (John Lubbock).  
"Não é o trabalho que mata; é a preocupação. A única maneira de evitara preocupação é levar a Cristo toda e qualquer dificuldade. Não olhemos ao lado escuro. Cultivemos a disposição animosa do espírito." (Carta 208, 1903)
Se você se preocupar com o futuro, logo não terá mais um futuro com que se preocupar. Uma pessoa sempre espera poder viver o seu futuro, não importa o quanto tenha receio dele. Infelizmente existem mais pessoas que se preocupam com o futuro do que pessoas que se preparam para ele.
"Posto que sejam supridas suas necessidades presentes, muitos não estão dispostos a confiar em Deus para o futuro, e se acham em constante ansiedade, receosos de que a pobreza lhes sobrevenha, e seus filhos venham a sofrer. Alguns estão sempre a ver antecipadamente o mal, ou a aumentar as dificuldades que realmente existem, de modo que seus olhos ficam cegos às muitas bênçãos que lhes reclamam gratidão." (Patriarcas e Profetas, pp. 293 e 294)
Nunca se aborreça com os transtornos, até que os transtornos o aborreçam. Arthur Roche afirmou: "A preocupação é um fino córrego de medo a escoar pela mente. Se a alimentarmos, ela acabará se rompendo em um canal através do qual todos os outros pensamentos serão drenados." Em vez disso, siga o conselho do Dr. Rob Gilbert: "Não há problema algum em se sentir nervoso. Apenas cuide para não perder o controle." 

O medo sempre é gerado em sua mente. Jesus declarou: "Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um único côvado à sua altura?" Escolhemos aquilo que nos causa alegria e medo, muito antes de experimentá-lo. Por isso concordo com Helen Keller: "Considero um grande consolo o fato de as coisas visíveis serem temporais e as invisíveis serem eternas." Como nos alertou George Porter: "Fique sempre atento contra a sua imaginação. Quantos leões ela não cria em seu caminho, e de um modo tão fácil! E como sofremos, caso não nos façamos de surdo às suas tolices e sugestões!" 
"A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas Jesus vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um meio preparado para trazer alívio." (O Desejado de Todas as Nações, p. 330)
A preocupação não pode consertar nada. Shakespeare escreveu: "Nossa incerteza é uma traidora e nos faz perder o que muitas vezes estamos para ganhar porque receamos até mesmo tentar." Emanuel Celler disse: "Não arregace a bainha de sua calça antes de chegar ao riacho." 
"Não atravesseis uma ponte antes de chegar a ela. Não forjeis um tempo de angústia antes que venha. Chegareis a ele bastante cedo, irmãos. Devemos pensar no dia de hoje, e se cumprirmos bem os deveres de hoje, estaremos prontos para os deveres de amanhã." (Manuscrito 7, 1888)
"Se ficar angustiado por qualquer coisa externa, a aflição não se deve à coisa em si, mas à avaliação que você fez dela; e isso é algo que pode ser revogado a qualquer instante" (Marco Aurélio). O medo nos engana e pode nos impedir de chegar onde poderíamos ser vitoriosos. Sempre há duas vozes ressoando em nossos ouvidos — a voz do medo e a voz da fé. Uma é o clamor dos nossos sentidos e a outra é o sussurro de Deus. Não permita que os seus temores roubem os seus sonhos e o impeçam de segui-los.
"Não te preocupes. Olhando às aparências e queixando-te quando sobrevêm dificuldades e opressão, revelas uma fé doentia, enfraquecida. Por tuas palavras e tuas obras mostras que tua fé é invencível. O Senhor é rico em recursos. Ele é dono do mundo. Olha para Ele, que tem luz, e poder e eficiência. Ele abençoará a todos os que procurem comunicar luz e amor." (Testimonies, vol. 7, p. 212)

Nenhum comentário:

Postar um comentário