quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Vamos falar sobre... a importância do caráter

Pra começar, vejamos o que Ellen G. White falou sobre a importância do caráter: "O caráter formado segundo a semelhança divina é o único tesouro que podemos levar deste mundo para o futuro. Aqueles que nesta vida estão sob a instrução de Cristo levarão consigo, para as mansões celestes, todo aprendizado divino. E nos Céus deveremos progredir continuamente. Que importância tem, pois, o desenvolvimento do caráter!" (Parábolas de Jesus, p. 332).

Ou você tem caráter ou você é um simples personagem. Algumas pessoas procuram fazer algo para si mesmas, enquanto outras procuram fazer algo de si mesmas. Tryon Edwards declarou: "Idéias conduzem a propósitos e esses se transformam em ações; ações geram hábitos, que definem o caráter; e o caráter determina o nosso destino." 

A Bíblia afirma no livro de Provérbios: "A boa reputação vale mais do que grandes riquezas" (22:1). Ellen White diz que cada ato influencia o caráter: "Cada ato da vida, por menos importante que seja, tem sua influência na formação do caráter. Um bom caráter é mais precioso que posses mundanas, e a obra de formá-lo é a mais nobre na qual se possam empenhar os homens." (Testimonies, vol. 4, p. 657)

O caráter é a verdadeira base de todo sucesso que vale a pena. Uma boa pergunta para se fazer é: "Que tipo de mundo seria este se todos fossem exatamente como eu?" Você é simplesmente um livro aberto, contando ao mundo a respeito de seu autor. "Nenhum homem pode ir além dos limites de seu próprio caráter", exclamou John Morely. 

Jamais se envergonhe por fazer o que é certo. Marco Aurélio exortou: "Nunca aprecie como sendo uma vantagem vossa o que pode fazer-vos quebrar vossa palavra ou perder vosso respeito próprio." W. J. Dawson aconselhou: "Não é preciso escolher o mal; apenas deixe de escolher o bem e se desviará rapidamente para o mal. Não é preciso que se diga: 'Eu serei mau'; tudo o que se precisa dizer é: 'Não escolherei fazer a vontade de Deus', pois assim o mal já está estabelecido." Não existe o que se costuma chamar de um mal necessário. Phillip Brooks declarou: "O homem que vive de forma correta e é correto possui mais poder com o seu silêncio do que outro com suas palavras." 

A reputação de muitos homens não reconheceria seu caráter caso se encontrassem no escuro. Para mudar o seu caráter é preciso que se comece no centro de controle — o seu coração. A falência do caráter é inevitável quando não se consegue mais nutrir um sincero interesse às próprias obrigações morais. Ellen White declarou: "Se o coração foi renovado pelo Espírito de Deus, a vida dará testemunho desse fato. Ver-se-á mudança no caráter, nos hábitos e atividades." (Caminho a Cristo, p. 57).

Henry Ward Beecher ponderou: "Não se pode afirmar se alguém é rico ou pobre apenas pela inscrição em sua lápide. É o coração que faz uma pessoa ser rica. Ela é rica de acordo com o que é em si mesma e não pelo que possui." Viva de maneira que os seus amigos possam defendê-lo, mas nunca precisem chegar a isso. Considere o que Woodrow Wilson ensinou: "Se os seus pensamentos estão no que você deve fazer pelas pessoas, o seu caráter cuidará de si mesmo." 

Ellen White afirmou que ter um bom caráter é mais necessário do que simples  demonstrações exteriores: "Se se considerasse de tanta importância que os jovens possuíssem um caráter belo, e amável disposição, como se considera importante que imitem as modas do mundo no vestuário e no comportamento, veríamos centenas onde hoje vemos um, que vem para o cenário da vida ativa preparado para exercer enobrecedora influência sobre a sociedade" (Fundamentos da Educação Cristã, p. 69).

Um excelente caráter é demonstrado quando se faz, em segredo, tudo o que se deseja fazer quando todos estão observando. Ser um bom cristão enquanto todos estão te olhando é fácil. No trabalho, quando o chefe não está; em casa, quando os seus pais saírem e te deixarem sozinho; ou na escola, quando o professor se distrair na hora da prova. É nessas horas que somos tentados a fazer coisas que desagradam a Deus. Ellen White alertou: "Toda má palavra, todo ato egoísta, todo dever não cumprido, e todo pecado secreto, juntamente com toda artificiosa hipocrisia estão escritos nos livros do céu com terrível exatidão" (O Grande Conflito, p. 481).

Permita-me lhe perguntar: O menino que você já foi um dia teria orgulho do homem que você se tornou? Você foi chamado a florescer como uma árvore e não como um cogumelo. É difícil crescer assim quando se tem um caráter fraco. O menor sermão do mundo é o que é pregado pela placa de trânsito nos países de língua inglesa: Keep Right, que em português pode significar tanto Mantenha a Direita quanto Seja Correto.

Finalizo com este conhecido texto de Ellen White: "A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que não se compram nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o erro pelo seu nome; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo." (Educação, p. 57)

Nenhum comentário:

Postar um comentário