quinta-feira, 19 de abril de 2018

O Evangelho do Riso

"Rir é o melhor remédio.” Embora essa máxima pareça ser apenas mais um ditado cativante, estudos mostraram que há muita verdade neste antigo adágio.1 De fato, estudos revelaram que nossa capacidade de rir, às vezes, pode servir como um antídoto poderoso para as condições de estresse, depressão e até mesmo conflitos. Nada se provou agir mais rápido e mais seguro para restaurar o equilíbrio de forma saudável entre a mente e o corpo que uma boa e forte gargalhada.

Você já parou para se perguntar de onde vem o riso? A capacidade de rir é um comportamento aprendido ou é algo que trazemos quando nascemos? Você sabia que as crianças começam a rir quase desde o momento em que nascem? E se o riso está conosco desde o nascimento, isso não significa que é um dom inato de Deus? Em outras palavras, que a capacidade de rir vem conectada ao nosso próprio DNA, como resultado de termos sido criados à imagem do nosso Criador? Se esse for o caso, isso quer dizer que Deus também ri?

Salomão, o sábio, reconheceu que o riso não é algo fora do comum, mas que ele o via como algo normal da experiência humana. Observe o que ele escreveu: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e um tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar” (Eclesiastes 3:1-4).

Quando você leva em consideração o que Salomão disse, o riso não é um ato que precisa ser fabricado ou estimulado de forma artificial; simplesmente acontece. Nas Escrituras, o riso, na maioria das vezes, é mencionado no contexto da alegria ou do regozijo. Apesar de tudo o que Jó teve de suportar em sua vida com a perda da família, das propriedades e do prestígio, um de seus amigos assegurou-lhe: “[Deus] encherá de riso a sua boca e de brados de alegria os seus lábios” (Jó 8:21). Se assim é, e sabemos que a alegria é um fruto do Espírito (Gálatas 5:22), então significa que o riso é verdadeiramente um dom precioso de Deus. Os dons que Deus concede, nunca são dados para beneficiar unicamente a vida dos destinatários, mas como um meio para que possam impactar positivamente a vida de outros.

No entanto, você já notou quão contagioso pode ser o riso? Diz a história que três garotas estudantes na Tanzânia começaram a rir em 30 de Janeiro de 1962. O riso se tornou incontrolável e contínuo. Em poucos meses, quase três quintos dos estudantes haviam contraído esses mesmos sintomas, e a escola teve que ser fechada. Esse riso contagiante veio a ser conhecido como omuneepo, uma palavra na língua swahili que significa “doença do riso”, que finalmente se espalhou, chegando a afetar cerca de mil pessoas na Tanzânia e na vizinha Uganda.

Quando você e eu rimos, não se trata apenas de ser esse um meio de expressão pessoal, pois também podemos desencadear sentimentos positivos nos outros. Ted Loder, pastor e autor, observou certa vez: “O riso é como uma oração, como uma ponte sobre a qual as criaturas andam na ponta dos pés para se encontrar.”2

Você pode imaginar um mundo sem risos? Essa expressão audível não é apenas uma poderosa demonstração de alegria, mas, às vezes, é uma maneira de produzir alegria também. Abraham Lincoln, o 16º presidente dos Estados Unidos, afirmou certa vez: “Com toda essa terrível tensão sobre mim, noite e dia, se eu não risse, morreria.”3 Quantos de nós já tivemos esse mesmo sentimento antes! Lincoln compreendeu, de maneira muito real, que no próprio riso há o poder para trazer tanto vida, como cura para a nossa alma.

Deus inculcou dentro de nós a capacidade de rir como uma forma de expressar, e também de produzir alegria. Mas você já pensou no que acontece quando Deus ri? Veja um exemplo do riso de Deus no Salmo 37:12, 13: “Os ímpios tramam contra os justos e rosnam contra eles; o Senhor, porém, ri dos ímpios, pois sabe que o dia deles está chegando.” Quando Deus olha para os planos fúteis dos homens contra Ele e Seu povo, Ele ri de tal loucura. Em outras palavras, Deus “ri” quando os ímpios acreditam que seus planos são capazes de anular; de algum modo, os planos do Poderoso Governante do Universo. E Deus ainda hoje ri quando vê as pessoas de poder e posição vivendo sob a ilusão de que acham que são responsáveis pelos assuntos deste mundo. Deus ri quando tentamos orquestrar nossos planos sem primeiro reconhecer Sua soberania sobre a nossa vida. Isso me faz lembrar do que o comediante Woody Allen disse certa vez: “Se você quer fazer Deus rir, conte-Lhe sobre seus planos.”4

Agora, não me interpretem mal, o que Deus tem é senso de humor. Tenho certeza de que alguns podem achar isso difícil de acreditar, mas, quando você lê as histórias, tanto no Velho como no Novo Testamentos, vê transparecer o lado espirituoso de Deus. Por exemplo, quando Deus apareceu a Abraão e Sara, ela que já havia passado bastante da idade fértil, e lhes assegurou que ela daria à luz um filho, Sara riu (Gênesis 18:12). Eu acho que você poderia dizer que ela deu uma gargalhada. Sara achou que as palavras ditas por Deus eram motivo de graça.

Estou certo de que muitos de nós já tivemos algum momento em que nos sentimos como Abraão e Sara, quando a única resposta que pudemos dar, ao tentar compreender a grandiosidade de Deus, foi de espanto ou achar graça. Se alguém me tivesse dito, quando eu era jovem, e com o problema de gagueira que eu tinha, que um dia eu iria trabalhar na área de rádio e televisão como locutor e narrador de talento, tenho certeza de que teria achado graça também. Não “engraçado”, mas um senso de humor, como se eu estivesse sob a ilusão de que o plano de Deus para mim dependia da minha capacidade de contribuir para o sucesso desse plano.

Basta pensar em sua própria jornada com Deus. Se Deus lhe tivesse dito os planos que Ele tinha para sua vida, tenho certeza de que muitos de vocês teriam achado difícil de acreditar. Mas isso é porque vivemos na suposição de que o sucesso do plano de Deus para a nossa vida é baseado em nossas habilidades e em nossa posição atual na vida. Nada poderia estar mais longe da verdade. Tudo o que é necessário é a disposição para ser usado por Deus. Então, qual é o evangelho ou a “boa notícia” do riso? Como já foi dito inúmeras vezes antes, o riso pode ser o melhor remédio, mas apenas se for usado como forma de expressar alegria, assim como é a nossa esperança, ao colocarmos nossa confiança em Deus – esse Deus que não só nos criou com a capacidade de responder com uma tão surpreendente expressão audível de alegria, mas também de compartilhá-la com todos os que podem estar necessitando desse dom incrível.

Charles A. Tapp (via Diálogo Universitário)

NOTAS E REFERÊNCIAS
1. Hara Estroff Marano, Psychology Today: The Benefits of Laughter (29 de Abril de 2003).
2. Ted Loder, Tracks in the Straw: Tales Spun From the Manger. Citado em “Spirituality and Practice,” Living Spiritual Teachers Project, n.d.: http://www.spiritualityandpractice.com/explorations/teachers/ted-loder/quotes.
3. Wayne Wipple, The Story-Life of Lincoln: A Biography Composed of Five Hundred True Stories(Philadelphia: The J. C. Winston Co., 1908), p. 482
"Quando os cristãos se mostram sombrios e deprimidos, como se sentissem sem amigos, dão uma impressão errônea da religião. Em alguns casos tem sido nutrida a ideia de que a alegria não é condizente com a dignidade do caráter cristão, mas isto é um erro. O Céu é todo alegria; e se carregamos para nossa alma a alegria do Céu e, tanto quanto possível o expressamos em palavras e no comportamento, seremos mais agradáveis a nosso Pai celestial do que nos mostrando deprimidos e tristes." (Ellen G. White - O Lar Adventista, p. 430)

Nenhum comentário:

Postar um comentário