segunda-feira, 28 de maio de 2018

Filhos herdam problemas psicológicos dos pais?

Pais ou mães que enfrentam a depressão, transtorno bipolar e outros problemas psiquiátricos frequentemente se perguntam se seus filhos herdaram esse problema geneticamente.

“Sentimentos de falta de esperança, culpa, falta de valor e pânico são alguns sentimentos que eu sinto todos os dias. Pensar que meus filhos, atualmente com sete e doze anos, possam sentir isso um dia me enche de pavor”, relata a escritora britânica Lucy Dimbylow, ao Metro UK.

A chance de um pai ou mãe passarem geneticamente um problema psicológico para o filhos depende do tipo do problema. Pesquisas do Centro para Educação Genética mostra que se um dos pais tiver transtorno bipolar, o filho tem 15% de chance de desenvolver o mesmo problema, comparado com 2 a 3% da população geral. Se os dois pais têm transtorno bipolar, o fator de risco sobe para 50%. Essa proporção é semelhante para a esquizofrenia, com 13% de chance de desenvolver a doença se um dos pais a tem e 45% de chance se os dois têm.

Não é possível estimar qual é a chance de um filho herdar outros problemas psicológicos como depressão e transtorno obsessivo-compulsivo, mas estudos variados mostram que essa herança é possível. [...] Mesmo assim, não são apenas os genes que determinam se alguém desenvolverá um problema, mas também o ambiente em que esta criança cresce e se desenvolve.

“Se você oferecer um lar com amor e estabilidade, então as chances de uma criança crescer de forma saudável são muito maiores. Saúde mental e física estão ligadas firmemente, então encorajamos crianças a comer bem, se exercitar e evitar estresse, dormir bem e conversar com alguém sobre suas preocupações ou problemas”, diz Laura Peters, da entidade filantrópica Rethink Mental Illness.

Outro fator que está a favor da nova geração é que transtornos psicológicos são cada vez menos vistos como tabus, então falar sobre esse assunto e procurar ajuda está cada vez mais fácil. [Maiores informações em Hypescience / Metro.uk]

Nota: Segue abaixo alguns sábios conselhos de Ellen G. White:
"O que são os pais, em grande parte, hão de ser os filhos. As condições físicas dos pais, suas disposições e apetites, suas tendências morais e mentais são, em maior ou menor grau, reproduzidas em seus filhos." (Mente, Caráter e Personalidade vol. 1, p. 139)
"A condição física e mental dos pais é perpetuada nos filhos. Esta é uma questão que não tem sido devidamente considerada. Sempre que os hábitos dos pais contrariam leis físicas, o dano que fazem a si mesmos se repetirá nas gerações futuras." (O Lar Adventista, p. 172)
"As crianças e jovens não devem ser subalimentados no mínimo que seja; devem ter fartura de alimento saudável. [...] Devem ter o melhor exercício e o melhor alimento, pois estes exercem importante influência sobre a condição das faculdades mentais e morais." (Orientação da Criança, p. 390)
"O lar deve ser o centro do amor mais puro e da mais elevada afeição. Paz, harmonia, afeição e felicidade devem ser perseverantemente acariciadas cada dia, até que essas preciosas virtudes habitem no coração dos que compõem a família." (O Lar Adventista, p. 95)

Nenhum comentário:

Postar um comentário