A salvação do pecado é apresentada em três "tempos": passado, presente e futuro. É uma obra progressiva. O filho de Deus pode, com propriedade, dizer: "Fui salvo da penalidade do pecado". Também: "Estou sendo salvo do poder do pecado." E também pode dizer, com verdade: "Serei salvo até da presença e possibilidade do pecado."
Com relação à primeira expressão, "fui salvo", Paulo escreveu a Tito: "Segundo Sua misericórdia, Ele nos salvou" (Tt 3:5); semelhantemente: "Na esperança, "fomos salvos" ou "temos sido salvos" (Revised Standard e Weymouth). E isso realça o aspecto da salvação que é um fato consumado.
Contudo, é também verdade que, como sinceros crentes em Cristo, estamos sendo salvos. Há algo em andamento a ser completado dia a dia. Lemos: Para nós, que somos salvos" (1Co 1:18). E aqui a mais exata tradução do grego é "para nós que estamos sendo salvos" (RSV). Esse mesmo pensamento ocorre em Atos 2:47, onde a tradução correta é "aqueles que estavam sendo salvos" (RSV).
Por último, a expressão "serei salvo". Lemos também: "cremos que seremos salvos" (At 15:11), "seremos por Ele salvos da ira" (Rm 5:9).
Essa é a tríplice maneira pela qual a obra da salvação toca o coração humano. Assim fomos salvos (justificação), estamos sendo salvos (santificação) e seremos salvos (glorificação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário