quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Existem vidas passadas e reencarnação?

Novelas que tratam de reencarnação, vidas passadas e "déjà vu" formam quase um gênero na televisão. Foram dezenas nos últimos 45 anos. Algumas tramas foram criadas sob inspiração direta da doutrina espírita, outras são livremente baseadas em variadas crenças espirituais, para não falar de histórias que combinam, também, parapsicologia e outros esoterismos. 

Mas nenhum autor hoje parece tão focado neste filão quanto Elizabeth Jhin. "Espelho da Vida", atualmente no ar na Rede Globo, é a quinta novela da autora com traços desta temática – ela escreveu também "Eterna Magia" (2007), "Escrito nas Estrelas" (2010), "Amor Eterno Amor" (2012) e "Além do Tempo" (2015-16). Se alguém pudesse ter alguma dúvida sobre a ligação de Jhin com este assunto, a recente entrevista que deu ao crítico e pesquisador Nilson Xavier foi bastante esclarecedora: "Acredito profundamente em reencarnação e escrevo sobre o assunto com muita entrega e respeito", disse ela, acrescentando que pratica "uma espiritualidade sem rótulo".

Afinal... existem vidas passadas e reencarnação? A pergunta é simples e merece uma resposta simples e direta: não, não existem vidas passadas. Por que não?

A Bíblia é bem clara quando diz que ‘cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus’ (Hebreus 9:27). É verdade que muitos dos que creem na reencarnação se dizem cristãos (e há muitos sinceros entre eles). Mas o verdadeiro cristão é aquele que aceita a Cristo como Salvador. Alguns dizem que, através de reencarnações sucessivas, cada pessoa pode ‘pagar’ pelas culpas da vida anterior. É uma espécie de auto-redenção. Para essas pessoas, o que fez Cristo na cruz? Para que teria Ele morrido pelos pecados de quem é capaz de salvar a si mesmo? Cristianismo e reencarnação, por mais que se deseje, são inconciliáveis.

O caminho para a vida eterna é único: examine as Escrituras, pois elas testificam de Cristo, que é a vida eterna (João 5:39). E Ele diz: ‘Pois a vontade do Meu Pai é que todos os que vêem o Filho e creem nEle tenham a vida eterna; e no último dia Eu os ressuscitarei’ (João 6:39). No último dia deste mundo, Cristo ressuscitará aqueles que aceitaram Seu convite para uma relação de amizade e companheirismo, e desenvolveram uma fé genuína. Por isso, para aqueles que ‘morrem no Senhor’ (Apocalipse 14:13), o fim é apenas o começo; o começo de uma nova vida que terá início na segunda vinda de Cristo. Portanto, na Bíblia não há menção alguma à reencarnação, muito pelo contrário, a Palavra afirma que se morre apenas uma vez, vindo depois disso o juízo, e que Deus é o único que possui imortalidade inerente.

Para entender melhor os acontecimentos relacionados com a disseminação do espiritismo, leia os capítulos “É o Homem Imortal?” e “Oferece o Espiritismo Alguma Esperança?”, no livro O Grande Conflito, de Ellen G. White. Vejamos o que ela escreveu há mais de 100 anos:

“O espiritismo está prestes a cativar o mundo. Muitos há que julgam ser o espiritismo mantido por truques e imposturas, mas isto está longe da verdade. Um poder sobre-humano está operando de várias maneiras, e poucos têm a ideia do que será a manifestação do espiritismo no futuro.” (Evangelismo, pp. 603, 604)

Perceba que, de acordo com Ellen White, não é por acaso que o espiritismo é muito divulgado na mídia, especialmente nas novelas de uma grande emissora de TV de nosso país!

2 comentários:

  1. Verdade. Só morreremos uma vez, e finalmente julgados pela volta de Jesus.Ele irá julgar é separar os q mereceram a vida eterna.

    ResponderExcluir
  2. A verdade está na bíblia. Só morreremos uma vez, e na vinda de Jesus então seremos todos julgados para q finalmente sabermos quem terá a vida eterna junto a ele e o pai.

    ResponderExcluir