1. Nunca olhe para nada que o impeça de obedecer a Deus. “E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno” (Mateus 18:9). "Um só mau traço de caráter, um só desejo pecaminoso acariciado neutralizarão finalmente todo o poder do evangelho. As dores do dever e os prazeres do pecado são as cordas com que Satanás prende os homens em seus ardis. Os que preferem morrer a praticar um mau ato, são os únicos que serão achados fiéis (Maranata, p. 79).
2. Nunca olhe para coisas inúteis. “Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste” (Salmo 119:37). "Deus deu aos homens olhos, para que vejam as maravilhas da Sua lei" (O Lar Adventista, p. 401).
3. Nunca olhe para as atrações do mundo. “Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo” (1 João 2:16). "A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida estão controlando homens e mulheres. Satanás está em atuação, mesmo entre os filhos de Deus, a fim de causar desunião. O egoísmo, a corrupção e o mal de toda sorte, estão se apoderando firmemente dos corações. Muitos negligenciam a preciosa palavra de Deus. Aquilo que excita a imaginação é devorado rapidamente, ao passo que é posta de lado a Palavra de Deus" (Nos Lugares Celestiais, p. 318).
4. Nunca olhe para o lado escuro da vida. “Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas” (Lucas 11:34). "Não olhemos ao lado escuro. Cultivemos a disposição animosa do espírito" (Carta 208, 1903).
5. Nunca olhe para os outros. Este é um dos segredos da vitória cristã. Nunca olhe para o irmão ao lado. Se ele é hipócrita ou não cumprimentou você, ou falou mal de você, ou não vive o que prega, “que te importa a ti? Segue-Me tu”, é a ordem de Jesus. "O próprio ato de olhar para o mal nos outros, desenvolve o mal em quem olha" (A Ciência do Bom Viver, p. 492)
6. Nunca olhe para seus próprios sentimentos. "Muitos cometem em sua vida religiosa um erro sério, por manterem a atenção fixa nos sentimentos próprios, julgando assim seu progresso ou declínio. Os sentimentos não são critério seguro. Não devemos olhar para nosso interior em busca de prova de nossa aceitação para com Deus. Aí nada encontraremos senão para nos desanimar. Os que olham para dentro de si mesmos em busca de conforto, fatigar-se-ão e ficarão decepcionados. Nossa única esperança está em olhar a 'Jesus, Autor e Consumador da fé' (Hb 12:2). NEle há tudo quanto possa inspirar esperança, fé e ânimo. Ele é nossa justiça, nossa consolação e regozijo." (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 59).
7. Nunca olhe para trás. “Olhe sempre para frente, mantenha o olhar fixo no que está diante de você” (Provérbios 4:25). Nada resolve olhar para trás, rememorando um passado de erros e fracassos. Todos nós erramos, mas Deus, como Pai, em Sua infinita misericórdia já nos perdoou. Agradeça a Deus pelas oportunidades que estão diante de você, e encare a vida com fé, coragem e muito otimismo! "Somos muito inclinados a olhar aos obstáculos como impossibilidades. Ter fé nas promessas de Deus, ir à frente pela fé, prosseguir sem ser governado pelas circunstâncias, é uma lição de difícil aprendizado. Entretanto é positiva necessidade que todo filho de Deus aprenda esta lição" (Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 533)
Nenhum comentário:
Postar um comentário