sexta-feira, 31 de maio de 2019

Há muitos solitários em nossas igrejas

O rosto é sorridente. O aperto de mão, amigável. Quando lhe perguntam como está, a resposta é sempre “tudo bem”. Da hora em que chega à igreja até o momento em que se despede, todos acreditam que sua vida é repleta de felicidade. Mas, por trás de toda essa aparência, esconde-se uma pessoa extremamente solitária. Não deveria ser assim, mas a dura realidade é que nossas igrejas estão cheias de irmãos e irmãs que se encaixam nessa descrição, e que, embora escondam e não demonstrem, são muitos solitários. São cristãos, vivem em comunidade, vão aos cultos e cantam louvores, mas, na verdade, sentem-se sozinhos. Os laços com os demais são superficiais e frágeis e eles percebem que, na hora em que precisam de um ombro sincero, não o encontram. 

Por vezes, chegam a derramar lágrimas escondido. Poucas pessoas lhes telefonam, por isso se sentem como se ninguém estivesse nem aí para si. Olham a vida dos demais e acabam com a sensação de que todos são felizes e têm muitos amigos, menos eles próprios – o que os deprime. Apesar disso, por mais que se esforcem por ser amáveis e gentis na igreja, poucos demonstram interesse real por sua vida. Qual deve ser nosso papel junto a quem se vê nessa situação? Será que há algo que você possa fazer pelos milhares de solitários que transitam entre nós mas não demonstram, tocando a vida em meio à multidão mas tendo a solidão como companheira mais fiel? 

Qual é o remédio para a solidão?
Como cristãos, é importante prestarmos atenção a quem sofre, pois, sendo nós membros do Corpo de Cristo, temos o dever fraterno de zelar uns pelos outros, de acolher, amar, cuidar. Quando o pé sofre um corte, não é ele próprio que se aplica remédios, é a mão. Quando a panturrilha sente cãibras, é o pé que se alonga para aliviá-la, com a ajuda da mão, sendo que as costas se vergam para que a mão alcance o pé. O corte no dedo é levado à boca. E quando os músculos e tendões doem é dos olhos que descem as lágrimas. Como integrantes de um todo, devemos cuidar dos irmãos. Mas que remédio podemos dar a eles?

Para conseguir auxiliar pessoas adoentadas pela solidão, quem não sofre desse mal precisa, antes de tudo, compreender que solidão não tem a ver com a quantidade de pessoas que te cercam, mas, sim, com a quantidade de pessoas que se preocupam com você. Muitas vezes descobrimos que alguém se sente solitário e nos perguntamos como pode, afinal, ele se relaciona com tanta gente! Chegamos a pensar que é frescura ou necessidade de atenção, pois não compreendemos que não basta ter pessoas em volta. O solitário não é um ermitão, é alguém que, embora viva em comunidade, não tem laços fortes de ligação com ninguém. Ele não sente falta de mais eventos na igreja, mas de alguém lhe diga: “Que saudade, liguei só para saber como você está”.

O solitário geralmente tem a percepção de que, se partisse desta vida, não faria muita falta. Pode até ser uma percepção equivocada, mas não é por ser uma visão distorcida que deixa de ser algo que o machuque. Muitos que olham de fora acham que o problema é culpa do próprio solitário, afinal, por que ele não se enturma? Por que ele não corre atrás? Basta se aproximar das pessoas! Bem, na verdade, correr atrás dos outros não satisfaz a solidão, pois não demonstra um real interesse do próximo. O solitário se sente desimportante na vida dos irmãos e vive uma real necessidade de ser amado e querido. Algo que ele não quer impor, pois precisa que ocorra espontaneamente. Correr atrás das pessoas não é o remédio para a solidão.

Como Igreja, precisamos estar constantemente atentos para os solitários que nos cercam. Devemos identificá-los e amá-los sem hipocrisia. A única forma de fazermos isso é saindo de nossa zona de conforto e indo até eles para buscar conhecê-los em profundidade, descobrir quem eles são e, a partir daí, criar vínculos verdadeiros. Não devemos amar os solitários como um gesto de caridade, “com pena” ou por “obrigação cristã”: precisamos buscar conhecê-los para criar laços verdadeiros de afeto mútuo e passar a amá-los de verdade. Temos de criar as circunstâncias para que eles de fato nos façam falta. Amizades não são apenas aquelas que a vida nos joga no colo, são também as que nos mexemos para construir. Mas, para o solitário, esse movimento partir dele não é um remédio muito eficaz, ele deseja ver interesse que parta das outras pessoas.

É bastante difícil para alguém que tem muitos amigos sinceros e vive numa atmosfera de amizade perene compreender a solidão. Quem vive imerso em amor não capta com facilidade a intensidade da dor que o solitário sente. O que fazer? Buscar em Deus a resposta. Em sua glória celestial, o Deus que é amor jamais sentiu solidão. Acompanhado, de eternidade a eternidade, pela Trindade santa, o Criador se basta a si mesmo e se complementa, vivendo numa unidade plural e singular que faz de si um ser pleno e absolutamente destituído de carência. No entanto, dos altos céus Ele olhou para a humanidade solitária, despida da plenitude de Deus, e desceu à terra, fazendo-se solitário como os solitários, para nos devolver a capacidade de comungar para sempre com Aquele que nunca nos deixará sós. E, ao fazer-se como um se nós, o Filho experimentou o gosto da solidão: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt 27:46), gemeu o Senhor agonizante. Por que Jesus decidiu vivenciar a dor dos solitários? Amor. Puro amor.

Meu irmão, minha irmã, qual é o remédio para a solidão do seu irmão? Peço a Deus que encha o seu coração do amor que é fruto do Espírito, para que você sinta em si a dor dos solitários e faça algo para cuidar de quem precisa urgentemente de calor humano. É aproximando-se de Deus que você terá discernimento para identificar as vítimas da solidão, frutificará em amor pelos tais e partirá em seu socorro com interesse genuíno. Ao fazê-lo, você estará permitindo que Deus o use para transformar a vida de tantos que precisam desse amor.

Afinal, já entendeu qual é o remédio para a solidão do seu irmão? Se você disse “Deus”… lamento, errou. Deus é o médico que aplica o remédio. O remédio… é você.

Paz a todos vocês que estão em Cristo,

Maurício Zágari (via Apenas

Nota: A igreja precisa exercer plenamente a sua capacidade de compaixão. Aqui vale citar alguns conselhos de Ellen G. White, a respeito de como podemos ajudar pessoas que vivem nesse tipo de solidão capaz de afetar a saúde e o convívio social: 

“Palavras bondosas, olhares de simpatia, expressões de apreciação, seriam para muitas almas lutadoras e solitárias como um copo de água fria a uma alma sedenta. Uma palavra compassiva, um ato de bondade, ergueriam fardos que pesam duramente sobre fatigados ombros. E toda palavra ou ato de abnegada bondade é uma expressão do amor de Cristo pela humanidade perdida” (O Maior Discurso de Cristo, p. 23).

"Devemos ter a tal ponto no coração o amor de Cristo, que nosso interesse nos outros seja imparcial e sincero. Nossas afeições devem ter amplitude e não se centralizar apenas em alguns que nos lisonjeiam por confidências especiais. A tendência de tais amizades é levar-nos a negligenciar os que se acham em maior necessidade de amor do que aqueles a quem concedemos nossas atenções. Não devemos estreitar nosso círculo de amigos a uns poucos prediletos porque nos agradam e lisonjeiam com a afeição que nos declaram" (Nossa Alta Vocação, [MM 1962], p. 257).

9 comentários:

  1. Jamais vi, ouvi, li e deparei-me com um texto tao verdadeiro de como no's cristaos temos falhado neste quesito.Que DEUS nos capacite, dando-nos este dom de pelo Espirito Santo de amar-nos verdadeiramente como cristaos, deixado pelo exemplo de nosso mestre JESUS.Maranata!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu passo por isso. Estou divorciada e sigo firme na igreja. Tenho meus cargos, gosto do que faço mas me sinto solitária. As pessoas me vêem como forte e nem se apercebem da minha situacao e eu tbm não falo. A lição desse trimestre está ajudando a falar por nós, solitários, aquilo que vivemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto que às pessoas não se importam conosco. Ficamos meu esposo e eu isolados na igreja. Muito triste.

      Excluir
  3. Interessante, também já notei isso.

    ResponderExcluir
  4. A aproximação só ocorre quando existe amor ao próximo.O amor está cada dia mais escasso na sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Sinto-me assim em minha igreja, tenho cargo, mas parece que sirvo somente para exercer bem o cargo. Quase sempre não sou convidada para festividades realizadas pelos meus irmãos de igreja. Só sirvo para isso, por mais que tento me aproximar, não tem lugar para mim, nos grupinhos.Muito triste. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou Adventista e desde que conheci a igreja Adventista sempre foi assim a doutrina é muito boa mas a igreja não vive o que prega trata a pessoa de um geito antes do batismo dos que eles batiza trata de outro com indiferença

    ResponderExcluir
  7. Triste, porém a falta de percepção acontece em nosso proprio corpo batemos a perna em algo e so vamos perceber quando esta roxo e nem lembramos onde batemos e quando batemos. Estamos desviando nosso foco q e Jesus q e amor ao proximo Tento vigiar e ter essa percepção em mim e so peco a Deus forca e sabedoria...E vejo q nao estou so ...

    ResponderExcluir
  8. Paz seja convosco amadas, observei e li cada comentário, as queixas são pertinentes e verdadeiras,a assim como vocês passo por isso também, e aconselho a cada uma de vocês a agir como eu passei a agir, sou evangelista, e as vezes parece que só sirvo pra multiplicar o número de membros na igreja, parece até que sou invisível, então passei a entender que Deus permite isso pra que saiba o quanto eu preciso me amar, e a fazer a diferença então sempre que posso convido pra minha casa aqueles que eu gostaria que me convidasse pra deles, se sei que meus irmãos estão errado em algo, eu passo a fazer aquilo que eles fizessem por mim ou por outros. Que Deus nos dê mais sabedoria e fé, e siga nos abençoando. Paz!!!

    ResponderExcluir