segunda-feira, 16 de setembro de 2019

7 maneiras de expulsar os visitantes das igrejas

Aqui estão algumas dicas práticas do pastor Emilio Abdala, evangelista e coordenador de Missão Global da União Central Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a serem consideradas por uma igreja que considera melhorar a qualidade na recepção e assimilação dos visitantes.

1. Elas não são amigáveis ​​com os novos visitantes
A maioria dos visitantes forma uma impressão sobre a igreja dentro dos primeiros 10 minutos de sua visita. É muito importante que eles sejam calorosamente recebidos quando chegarem e sejam guiados para um lugar apropriado. E a atenção dada pelos recepcionistas não substitui a atenção individual dos membros. Há dois momentos de tensão em sua experiência de contato com a igreja: quando eles entram no edifício e quando saem. Esse segundo momento é o mais negligenciado. É aqui que os membros se juntam em seus grupos e os visitantes acabam saindo sem atenção.

2. Elas são excessivamente amigáveis ​​para os novos visitantes
Os visitantes gostam da atenção pessoal dos membros, mas não valorizam atenção pública. Os extrovertidos podem até não se importar com adesivos colados em sua roupa, em se levantar para dizer seu nome, mas os introvertidos (eu me identifico aqui) preferem a anônima privacidade. Tenha em mente que a maioria dos visitantes de sua igreja está inicialmente explorando sua comunidade. Alguns gostam de participar de um pequeno grupo e de atenções e outros simplesmente preferem observar antes de participar. Evite constranger as pessoas que visitam a sua igreja pela primeira vez colocando-as no foco das atenções.

3. Não existe fontes de informação
Torne o quanto possível fácil para um visitante obter mais informações sobre a igreja ou sobre como se conectar com uma atividade ou ministério da igreja que atenda sua necessidade. Certifique-se de que exista um lugar ou uma mesa onde um visitante possa obter informações ou folhetos. Você também pode considerar colocar informações em alguns dos assentos ou nos compartimentos atrás de cada banco. Pelo menos, mostre o website da sua igreja na tela durante o tempo do anúncio.

4. O serviço de culto é mal executado
Aproveite o tempo para treinar adequadamente seus voluntários com os equipamentos de iluminação e som. Os músicos estão preparados para os serviços do sábado ou domingo à noite? Se não, considere implementar uma prática de ensaios durante a semana ou na manhã antes do programa. Certifique-se de que todos conhecem suas dicas de transição ao entrar e sair da plataforma para evitar momentos mortos. Não custa investir qualquer dinheiro extra para fazer as coisas bem.

5. Há muito foco nos “assuntos da igreja”
De vez em quando, é necessário que uma igreja reserve algum momento para leitura de atas da comissão ou anúncios de suas atividades em um culto de adoração. Este pode ser um anúncio sobre um próximo evento ou sobre o funcionamento de determinado departamento ou ministério. Mas certifique-se que isto não ocupe uma grande parte do serviço ou seja uma ocorrência semanal. Os visitantes não são emocionalmente preparados para entender os conflitos e problemas da igreja e podem sentir que esses anúncios estão fora de lugar.

6. Eles se sentem pressionados durante a oferta
Dar é uma parte importante e necessária da igreja. Não é apenas bíblica, mas também é uma prática espiritual maravilhosa para os membros da igreja. Quando bem feito, esse momento constrói a comunidade e encoraja a generosidade fora dos muros da igreja. Mas certifique-se de que a maneira pela qual sua igreja pede as ofertas não é uma prática estranha ou igual a determinados pastores da mídia. Um visitante não deve sentir a obrigação de dar.

7. Eles não são assimilados na igreja
Igrejas que assimilam os visitantes, geralmente fazem uma visita ou uma ligação telefônica dentro de 48 horas (recomenda-se que esse primeiro contato seja feito por telefone ao invés de pessoalmente). Deve ser um breve contato para fazer o visitante saber que a igreja apreciou sua presença e perguntar-lhe se existe algo que a igreja possa fazer para ajudá-lo. O propósito desse contato é familiarizar e encorajar o visitante a retornar uma segunda vez. Não se deve tentar evangelizar nesse primeiro contato.

Se o visitante retornar, um segundo contato deve ser feito, agora através de uma visita feita preferencialmente por membros leigos da mesma idade. Um casal idoso visitando um casal jovem não ajuda a construir relacionamentos nesse estágio inicial de seu envolvimento com a igreja. Deve-se encorajar o visitante a se envolver em alguma atividade da igreja. Se eles cantam, convide-os a se unirem a um grupo musical. Se eles têm crianças, matricule-as no Clube de Desbravadores. Caso tenham interesse em estudar temas especializados do interesse do casal, sugira um pequeno grupo para ajudá-los a ter companheirismo com outros casais da igreja. Se eles não são adventistas, ofereça-lhes um estudo bíblico nesse ponto. Lembre-se que as pessoas precisam integrar-se a outras pessoas antes que se sintam parte da igreja. Temos de entender que conhecer doutrinas não é a única coisa importante para alguém que se une à igreja.

E agora, como você vai se preparar para receber seus visitantes neste final de semana? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário