quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Você já teve um crush?

Certamente, você já deve ter tido um crush, mas na sua época, ou melhor, na nossa, não se chamava assim. Não sabe o que é isso? Então preste atenção para atualizar seu vocabulário. 

Talvez você conheça como paquera, mas esse termo já era para os adolescentes de hoje. Crush é a expressão que melhor descreve uma paixão súbita, daquelas de tirar o fôlego. Da língua inglesa, a palavra pode ser traduzida como “esmagamento”, mas se entende como “ter o coração esmagado por alguém”. Então, quando alguém diz “ele ou ela é meu crush”, está se referindo não apenas a uma relação mais direta e pessoal, mas está manifestando a atração (em geral física) que tem por alguém. 

Os adolescentes gostam de usar gírias tanto nos espaços de convivência como no mundo virtual. Embora a escola e muitas famílias não incentivem esse tipo de linguagem, ela sem dúvida revela particularidades de uma determinada geração. Pão, tipão, broto, boa pinta, gato e gata representava o crush do passado. Mas a palavra não é o mais importante, e sim seu significado no momento. 

Muitos pais e educadores se sentem perdidos com tanta novidade na forma de falar dos jovens. Dar ruim, lacrar, mitar, ficar pistola, trollar, shippar, tiltar, flopar e BFF são apenas alguns exemplos. É tanta gíria que só contando com um glossário mesmo para entender a moçada. Seja como for, se esse glossário existisse, teria que ser atualizado constantemente, pois a linguagem deles é muito dinâmica. 

Entretanto, nem tudo muda. Algumas coisas nunca saem de moda e servem para todas as gerações. Tome nota de cinco atitudes importantes: 

1. Sempre dê total atenção quando seu filho conversar com você. Nada de ficar vendo TV, lendo ou mexendo no celular. Olhe nos olhos e ouça com calma ainda que não esteja concordando. 

2. Quando for dar sua opinião, evite fazer em tom de julgamento ou lição de moral. Não faça comparações com sua época, porque os tempos realmente são outros e ele não tem culpa disso. O mundo simplesmente mudou. 

3. Considere respeitosamente as ideias de seu filho. Se você não agir com respeito, ele vai deixar de contar as coisas para você e não vai demorar para lhe tratar apenas como um estranho. 

4. Não queira medir forças, mas diga com clareza o que espera e a consequência da desobediência. Então, seja coerente cumprindo a regra conforme o combinado. Lembre-se de que o objetivo maior da disciplina é desenvolver o caráter de seu filho. 

5. Seja um exemplo e evite criticar. Seu filho vai prestar mais atenção ao que você faz do que ao que você fala. A geração atual, mais do que as anteriores, não curte blá, blá, blá. 

Resumindo: da próxima vez que o crush de seu filho der ruim e ele flopar, não vai trollar pra ele não ficar pistola com você e tiltar. Não basta querer shippar; é o tempo que vai dizer se a pessoa vai ou não lacrar. Se agir desse modo, você vai mitar e se tornar BFF do seu filho. 

Talita Castelão (via Revista Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário