Em março de 2020, foi declarada a pandemia e conhecemos tudo o que se seguiu – doença, morte, bloqueios, colapso econômico, perda de empregos e fechamento de escolas. Durante esse período, testemunhamos um aumento no consumo de álcool, fumo e outras drogas, bem como o agravamento da violência doméstica, pornografia e outros vícios. Além das mortes causadas pelo SARS-CoV-2 (Covid-19), as mortes evitáveis aumentaram significativamente porque muitos pacientes com doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e doenças infecciosas estavam muito assustados para procurar ajuda nos hospitais.
Apesar dos problemas dos últimos meses, temos boas notícias. Recomendamos a caminhada, que não envolve mensalidades de academia. Uma pesquisa em andamento está produzindo provas robustas de que muitos fatores da saúde são melhorados quando caminhamos entre 8 e 10 mil passos por dia. Há uma clara e importante diminuição da mortalidade por câncer e doenças cardíacas, curiosamente as duas doenças que o leitor menciona.
Os benefícios aumentam quando atingimos de 10 a 12 mil passos por dia, mas a melhora já é acentuada quando ultrapassamos 8 mil passos diários. Esta forma de exercício parece funcionar para todos os grupos sociais e melhora muitos problemas de saúde, incluindo a prevenção e o controle do diabetes tipo 2, mantendo a perda de peso e retardando/prevenindo o início da demência.
Há muitos anos, nosso querido Pai celestial transmitiu uma mensagem de saúde cheia de bondade, sem complicações, por meio dos escritos de Ellen White. Ela escreveu: “Em todos os casos possíveis, a caminhada é o melhor remédio para os enfermos, pois nesse exercício todos os órgãos do corpo são postos em uso. […] Não há exercício que possa substituir a caminhada. Por meio dela a circulação do sangue é grandemente aumentada” (Conselhos Sobre Saúde, p. 200). A ciência continua a confirmar esse bom conselho.
Ao iniciarmos o novo ano, desconhecendo o que teremos pela frente, recomendamos que você tome a decisão de caminhar diariamente para o bem da sua saúde e leve seus familiares com você. Todos desfrutarão de melhor saúde. Caminhar juntos motiva cumprir melhor essa responsabilidade, com menos desculpas para faltar ao exercício. Também pode ser muito mais divertido, e um pouco de competição saudável pode promover nossos melhores esforços. Aproveite para ficar ao ar livre sempre que possível, mas onde quer que você se exercite (em um shopping, subindo e descendo escadas, ou em uma esteira) lembre-se de que você nunca está sozinho. Deus prometeu jamais nos deixar.
PETER LANDLESS é cardiologista e diretor do Ministério da Saúde da sede mundial da Igreja Adventista em Silver Spring (EUA); ZENO L. CHARLES-MARCEL é clínico-geral e diretor associado desse ministério
(Artigo publicado na edição de janeiro de 2021 da Revista Adventista / Adventist World)
Nenhum comentário:
Postar um comentário