sexta-feira, 9 de abril de 2021

DEUS CUSTOMIZADO

De que me serve um Deus vulnerável, senão para desbancar minhas presunções?

Do que me serve um Deus despido, ensanguentado, rendido, vencido pela dor, escarnecido, ridicularizado, senão para expor meus preconceitos mais arraigados e a obscenidade instalada nos recônditos mais obscuros da minha alma?

De que me serve um Deus embriagado de amor? Prefiro um Deus sóbrio que jamais erre a pontaria quando tiver que alvejar e destruir meus desafetos.

Não quero um Deus que desmascare minhas certezas, que desfaça minhas ilusões. Quero um Deus que me garanta, que seja o fiador de meus desvarios.

Quero um Deus customizado, que jamais me desaponte. Que nem pense em me dizer um não. Um Deus que seja bom em fazer o mal. Um Deus ao meu inteiro dispor, que atenda aos meus caprichos e justifique minha ganância e ambição. Um Deus que não se atreva a vasculhar os porões da minha alma, nem altere a posição dos móveis nos cômodos do meu ser. Que deixe meu mundo particular intacto. Quando muito, que espane a poeira acumulada ao longo dos anos.

Um Deus austero com os que pensam diferentemente de mim, mas condescendente com minhas sandices. Que subscreva minha ideologia, ainda que resulte na miséria e na morte de outros.

Enfim, um Deus segundo as minhas suposições.

Em que esse Deus se parece com Jesus? Por isso o crucificamos. Ele não atendia aos requisitos. Ele era bom demais com quem não prestava e duro com quem se achava o suprassumo da moral e dos bons costumes, vulgo cidadão do bem.

O Deus segundo Jesus não cabe em meu andor político, nem pode ser dissecado pela minha teologia, tampouco bajulado em minha liturgia.

Prefiro um Deus que faz das igrejas seu sepulcro, e de seus ministros, mensageiros da morte, e de seus cultos, procissões em direção do abismo.

Um Deus segundo o meu coração e a minha perversidade.

* Sei do risco de não compreenderem minha ironia, mas tenho esperança de que este texto desperte a consciência de alguns.

Via blog de Hermes C. Fernandes - Ilustração de Patrice Murciano

Um comentário: