quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

O QUE É PECADO?

Para nosso propósito neste artigo, pecado pode ser definido como a decomposição ética, moral, mental e espiritual do ser humano originalmente criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26). Decomposição tem que ver com um processo de putrefação e desintegração da perfeita criação de Deus. Essa definição, que pressupõe dissolução da nossa integridade, nos ajuda a perceber que pecado é algo que já está ativo em nós, indo além da acepção de um mero pensamento ou ato. Para que isso fique mais claro, consideremos três pontos: 

1. Pecado é rebelião, escravidão e alienação. Ele é, de fato, um poder escravizador (Rm 6:17) que, como humanidade, voluntariamente abraçamos num ato incompreensível de rebelião contra Deus (Gn 3:1-7). 

"Mas pela desobediência, suas faculdades [de Adão e Eva] foram pervertidas, e o egoísmo tomou o lugar do amor. Sua natureza tornou-se tão enfraquecida pela transgressão que lhe era impossível, em sua própria força, resistir ao poder do mal. Fez-se cativo de Satanás, e assim teria permanecido para sempre se Deus não tivesse intervindo de modo especial" (Caminho a Cristo, p. 17).

Inicialmente, o pecado foi um ato de rebelião contra o Criador, mas, imediatamente, tornou-se uma atitude interior permanente, perturbadora e destrutiva, expressando-se em todo tipo de pensamentos, palavras e ações malignas. 

"O fruto nada tinha propriamente de venenoso, e o pecado não consistiu meramente em ceder ao apetite. Foi a desconfiança da bondade de Deus, descrença em Sua palavra, e a rejeição de Sua autoridade que tornaram nossos primeiros pais transgressores, e que trouxeram a este mundo o conhecimento do mal. Foi isto que abriu a porta para todas as espécies de falsidades e erros" (Educação, p. 25).

O pecado deve ser definido como um estado de conflito interior contra Deus, os outros e si mesmo (Rm 7:23; 8:7; Tg 4:4). E por ser um estado de rebelião, também é um estado de alienação Daquele que é a própria fonte da vida (Gn 3:8). Por causa disso, os pecadores estão caminhando inexoravelmente para a autodestruição e a extinção. A rebelião cria separação, distanciamento e independência (Ef 2:12). 

“A corrente poluída representa aquele que está separado de Deus. O pecado não somente separa de Deus, mas destrói no ser humano tanto o desejo como a capacidade de conhecê-Lo” (Patriarcas e Profetas, p. 118).

2. Pecado é comportamento maligno. Na maioria das vezes, e de maneira acertada, vemos o pecado como um problema comportamental. Na verdade, a Bíblia afirma que pecado é a transgressão da lei (1Jo 3:4), o que significa dizer que o comportamento maligno revela a condição do coração humano corrompido (Mc 7:20-23). 

"Que há de levar o pecador ao reconhecimento de seus pecados a não ser que ele saiba o que é o pecado? A única definição de pecado na Palavra de Deus nos é dada em 1 João 3:4: 'Pecado é o quebrantamento da Lei.' É preciso fazer o pecador sentir que é um transgressor" (Nossa Alta Vocação, p. 136).

Portanto, há algo profundamente errado nos seres humanos, uma podridão no âmago de nossa existência, algo mais profundo que um comportamento errático ou pervertido. É importante entender a gravidade da doença para confiarmos na eficácia do remédio.

“A alma precisa primeiro convencer-se do pecado antes que o pecador sinta o desejo de ir a Cristo” (Fé e Obras, p. 26).

3. A solução para o pecado. A solução definitiva não é mudança de comportamento, mesmo que isso ocorra por meio do poder do Espírito. A solução é a morte, o sacrifício vicário de Cristo, que entregou Seu espírito, sentindo-Se separado do Pai (Mt 27:46). 

"Por que morreu Cristo? Porque era o único meio de salvar o homem. ... Ele tomou sobre Si nossos pecados a fim de poder creditar Sua justiça a todos quantos nEle cressem. ... A bondade e o amor de Deus levou o pecador ao arrependimento para com Deus e fé para com nosso Senhor Jesus Cristo. O pecador despertado... é encaminhado para a lei que transgrediu. Ela o chama ao arrependimento, todavia não há propriedade salvadora na lei para perdoar a transgressão da lei, e seu caso parece desenganado. A lei, porém, atrai-o a Cristo. Embora profundos seus pecados de transgressão, o sangue de Cristo pode purificá-lo de todo pecado" (Nossa Alta Vocação, p. 136).

A natureza humana corrompida não é para ser remendada, mas para ser destruída. Ela foi executada na cruz de Cristo. Portanto, o que Deus exige e oferece é nada mais nada menos que um novo nascimento (Jo 3:5), uma nova criação (2Co 5:17), trazida à existência pelo poder de Sua ressurreição (1Co 15:44, 45), da qual seremos completamente revestidos por ocasião da volta de Jesus à Terra (1Co 15:52, 53).

Ángel Manuel Rodríguez (via Revista Adventista)

Inserção de textos de Ellen G. White foram feitas pelo blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário