quinta-feira, 23 de junho de 2022

O PERIGO DA BAJULAÇÃO

Você sabe o que significa bajular alguém? Essa é a ação de elogiar, ajudar ou falar com alguém apenas por interesse. Barack Obama pronunciou uma frase célebre sobre esse assunto: “Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que o avisem quando você erra.” François La Rochefoucauld afirmou: A bajulação é a moeda falsa que só circula por causa da vaidade humana." E Francis Bacon disse: "A baixeza mais vergonhosa é a adulação."

Alguns bajulam o chefe no trabalho, outros bajulam o professor na escola, outros bajulam os pastores, e outros, os ricos e poderosos. No entanto, homens de Deus nunca bajulam ninguém. Elias nos dá o exemplo.

O profeta havia profetizado três anos de seca em Israel como resultado dos pecados do rei Acabe e de sua família. O rei ímpio não admitia ser culpado por nada e buscava encontrar o profeta a qualquer custo. Um dia, esse encontro aconteceu, e cada um deles revelou o seu caráter.

“Quando viu o profeta, Acabe disse: – Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel!” (1 Reis 18:17, NTLH). Nessa hora, Elias poderia fazer duas coisas, pelo menos. Ele poderia bajular o rei e aliviar sua mensagem ou poderia agradar a Deus e ser fiel ao que acreditava. Elias decidiu ser fiel e disse: “Eu não sou criador de problemas para o povo de Israel! […] Você e o seu pai é que são criadores de problemas, pois abandonaram os mandamentos do Senhor Deus e adoraram as imagens de Baal” (1 Reis 18:18, NTLH).

O profeta do Carmelo poderia ter bajulado o rei, mas ele era um homem de Deus e agiu como tal. Ellen G. White faz o seguinte comentário sobre esse episódio: “Consciente de sua inocência perante Acabe, Elias não tentou se justificar ou bajular o rei. Também não procurou desviar a ira do rei anunciando as boas-novas de que a seca estava chegando ao fim. Ele não tinha desculpas a pedir. Indignado e preocupado em preservar a honra de Deus, Elias devolveu a acusação de Acabe, declarando ousadamente que eram os pecados do rei e de seus pais que haviam trazido sobre Israel essa terrível calamidade” (Profetas e Reis, p. 140, linguagem adaptada).

Tiago também criticou duramente qualquer tipo de distinção social ou bajulação na comunidade cristã:

"Meus irmãos, vocês que creem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas. Por exemplo, entra na reunião de vocês um homem com anéis de ouro e bem-vestido, e entra também outro, pobre e vestindo roupas velhas. Digamos que vocês tratam melhor o que está bem-vestido e dizem: 'Este é o melhor lugar; sente-se aqui', mas dizem ao pobre: 'Fique de pé' ou 'Sente-se aí no chão, perto dos meus pés.' Nesse caso vocês estão fazendo diferença entre vocês mesmos e estão se baseando em maus motivos para julgar o valor dos outros. ... Se vocês obedecerem à lei do Reino, estarão fazendo o que devem, pois nas Escrituras Sagradas está escrito: 'Ame os outros como você ama a você mesmo.' Mas, se vocês tratam as pessoas pela aparência, estão pecando, e a lei os condena como culpados" (Tiago 2:1-9, NTLH)

Ellen White adverte: "O mundo hoje está cheio de bajuladores e dissimuladores, mas Deus proíbe que os que pretendem ser guardiães de sagrados depósitos traiam os interesses da causa de Deus, insinuando sugestões e expedientes do inimigo de toda a justiça" (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 471).

Bajulação não é uma característica daqueles que servem a Deus. Nem Deus deve ser bajulado, Ele deve ser adorado, o que é muito diferente. O Céu nos desafia a falarmos sempre o que precisa ser dito, com educação e amor, sem importar quem precisa ouvir. Deus faz assim conosco. Siga Seu exemplo!

Ellen White conclui: "Precisamos evitar tudo quanto estimule o orgulho e a presunção; portanto, devemos acautelar-nos de fazer ou receber lisonjas ou louvores. Lisonjear é obra de Satanás. Procede ele tanto com bajulações, quanto acusando e condenando. Deste modo procura causar a ruína da alma. Aqueles que louvam os homens, são usados por Satanás como agentes seus. Esquivem-se os obreiros de Cristo de toda palavra de elogio. Elimine-se de vista o próprio eu. Cristo, somente, deve ser exaltado. Dirija-se todo olhar e ascenda o louvor de cada coração 'Àquele que nos ama, e em Seu sangue no lavou dos nossos pecados' (Apocalipse 1:5)" (Parábolas de Jesus, p. 81).

Confira esta seleção de passagens bíblicas sobre o assunto.

1. "Eu não aceito glória dos homens, mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus. (...) Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?" (João 5:41, 42, 44).

2. "Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas 1:10).

3. "Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções. Que o Senhor corte todos os lábios bajuladores e toda língua arrogante" (Salmos 12:2, 3).

4. "Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha" (1 Tessalonicenses 2:5).

5. "Essas pessoas vivem se queixando e são descontentes com a sua sorte, seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse" (Judas 1:16).

6. "Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam. Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis na sua aliança" (Salmos 78:36, 37).

7. "Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples" (Romanos 16:18).

8. "O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua" (Provérbios 28:23).

9. "Quem adula seu próximo está armando uma rede para os pés dele" (Provérbios 29:5).

10. "A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína" (Provérbios 26:28).

11. "Não serei parcial com ninguém, e a ninguém bajularei, porque não sou bom em bajular; se fosse, o meu Criador em breve me levaria" (Jó 32:21, 22).

12. "Muitos adulam o governante, e todos são amigos de quem dá presentes" (Provérbios 19:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário