terça-feira, 14 de junho de 2022

VIA LÁCTEA

Astrônomos da ESA (Agência Espacial Europeia) divulgaram nesta segunda-feira (13) um mapa tridimensional atualizado da Via Láctea com dados de localização, trajetórias e características de 1,8 bilhões de estrelas. Trata-se do material mais detalhado sobre a nossa galáxia já feito até hoje. 

Para isso, eles contaram com ajuda de informações coletadas pelo satélite Gaia, enviado ao espaço em 2013 para mapear a Via Láctea. Esse novo mapeamento é o terceiro divulgado pela ESA a partir do trabalho da sonda espacial. As observações da sonda Gaia cobrem quase 2 bilhões de estrelas —cerca de 1% do número total de estrelas na galáxia. "Nossa galáxia é um belo caldeirão de estrelas", compara Alejandra Recio-Blanco, do Observatoire de la Côte d'Azur, na França. Para a especialista, que colaborou com equipe de Gaia, essa diversidade é extremamente importante, porque nos conta a história da Via Láctea. (UOL / Galileu)

As estrelas estão em desfile, diz o salmista. “Os céus declaram a glória de Deus” (Salmos 19:1). E Deus menciona por nome algumas poucas estrelas e constelações: Ursa, Órion e Plêiades (Jó 9:9; 38:31, 32; Amós 5:8). Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Os astrônomos dizem que, ao segurar uma moeda de cinco centavos contra o céu, na extensão do seu braço, você encobrirá mil galáxias e mais estrelas do que os grãos de areia de todas as praias do mundo. Toda essa grandeza e majestade nos deixam abismados. Pense agora no conhecimento e no poder criativo de Deus. “Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome” (Salmos 147:4). Em Isaías 40:26 (NTLH) lemos: “Olhem para o céu e vejam as estrelas. Quem foi que as criou? Foi aquele que as faz sair em ordem como um exército; ele sabe quantas são e chama cada uma pelo seu nome. A sua força e o seu poder são tão grandes, que nenhuma delas deixa de responder."

E o que me deixa mais emocionado é saber que esse Deus que espalhou as estrelas pelo espaço e mantém o Universo é o mesmo que cuida de mim e me ajuda em meus problemas. Concluo com este lindo pensamento de Ellen G. White:

"Basta que estejamos atentos, e as obras criadas por Deus nos ensinarão lições preciosas de obediência e confiança. Desde as estrelas que, em seus inexplicáveis trajetos através do espaço, percorrem, século após século, os caminhos a elas designados, até o minúsculo átomo, as coisas da natureza obedecem à vontade do Criador. E Deus cuida de tudo e sustenta tudo o que criou. Aquele que mantém os incontáveis mundos através da imensidão do Universo também Se preocupa com as necessidades do pequeno pardal que, sem qualquer temor, eleva seus humildes gorjeios. Quando as pessoas saem para trabalhar, quando se entregam à oração, quando se deitam à noite para dormir e quando se levantam pela manhã; quando o rico dá uma festa em sua mansão ou quando o pobre reúne seus filhos em volta de uma mesa escassa, em qualquer situação, o Pai celestial observa com ternura cada um dos Seus filhos. Nenhuma lágrima é derramada sem que Deus saiba. Não há sorriso que Ele não perceba" (Caminho a Cristo, p. 53).

Nenhum comentário:

Postar um comentário