terça-feira, 27 de setembro de 2022

O MILÊNIO E O FIM DO PECADO

À medida que vemos tragédias, desgostos, guerras, desastres e muito mais acontecendo em todo o mundo, você já se perguntou se algum dia haverá um fim para o pecado, o sofrimento e a tristeza?

A resposta é um glorioso sim! Um dia, tudo isso chegará ao fim para sempre! Mas, você pode se perguntar, como isso vai acontecer?

Como sabemos pelas Escrituras, Cristo virá novamente a esta terra para levar Seus filhos ao céu. Após a Segunda Vinda, haverá um período de mil anos chamado O Milênio, no qual todos os crentes viverão no céu, até que Satanás e o pecado sejam destruídos para sempre, e a Terra seja renovada novamente.

Nossa Crença Fundamental Adventista do Sétimo Dia #27 explica assim:

"O milênio é o reinado de mil anos, de Cristo com Seus santos, no Céu, entre a primeira e a segunda ressurreições. Durante esse tempo serão julgados os ímpios mortos; a Terra estará completamente desolada, sem habitantes humanos com vida, mas ocupada por Satanás e seus anjos. No fim desse período, Cristo com Seus santos e a Cidade Santa descerão do Céu à Terra. Os ímpios mortos serão então ressuscitados e, com Satanás e seus anjos, cercarão a cidade; mas fogo de Deus os consumirá e purificará a Terra. O Universo ficará assim eternamente livre do pecado e dos pecadores".

O livro do Apocalipse nos dá uma descrição clara de como esse período de mil anos se desenrolará:

“Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo” (Apocalipse 20:1-3).

Mil anos entre a primeira e a segunda ressurreição
Este período de mil anos ocorre entre a primeira e a segunda ressurreição: a ressurreição dos justos e a ressurreição dos ímpios. Começa com Satanás sendo trancado em um abismo, junto com todos os anjos que escolheram segui-lo.

Então, onde está esse abismo onde Satanás deve ser trancado para que ele ‘não engane mais as nações’? Embora a Bíblia não o declare especificamente, podemos inferir que esse abismo se refere à terra após a ressurreição dos santos.

Todos os justos já foram levados ao céu para viver com Cristo, e os ímpios ainda estão dormindo em seus túmulos. Não há ninguém na terra para Satanás enganar. O planeta inteiro está vazio, em ruínas, sem um único ser humano.

Vejamos a descrição de Ellen G. White no livro O Grande Conflito sobre o assunto: "O escritor do Apocalipse prediz não apenas o banimento de Satanás, mas a condição de caos e desolação a que a Terra deve ser reduzida. Ele também declara que tal condição existirá durante mil anos. Aqui deverá ser a morada de Satanás com seus anjos maus durante mil anos. Restrito à Terra, não terá acesso a outros mundos para tentar e molestar os que jamais caíram. É nesse sentido que ele está amarrado: não restou ninguém sobre quem ele possa exercer seu poder. Está inteiramente separado da obra de engano e ruína que, durante tantos séculos, foi seu único prazer. Durante seis mil anos, a obra de rebelião de Satanás tem feito 'estremecer a Terra' (Isaías 14:16). Ele tornou 'o mundo como um deserto' e destruiu 'suas cidades'. 'A seus cativos não deixava ir soltos' (v. 17). Durante seis mil anos, seu cárcere (o sepulcro) recebeu o povo de Deus, e ele queria conservá-los cativos para sempre. Entretanto, Cristo quebrou os seus laços, pondo em liberdade os prisioneiros. […] Durante mil anos, Satanás vagueará de um lugar para outro na Terra desolada, para contemplar os resultados de sua rebelião contra a lei de Deus. Durante esse tempo, seus sofrimentos serão intensos. Desde sua queda, a vida de incessante atividade baniu a reflexão. Agora, porém, ele está despojado de seu poder e entregue a si mesmo não apenas para contemplar a parte que desempenhou desde que se rebelou contra o governo do Céu, mas para aguardar, com temor e tremor, o futuro terrível […] O cativeiro de Satanás trará alegria e júbilo ao povo de Deus. O profeta diz: 'No dia em que Deus vier a dar-te descanso do teu trabalho, das tuas angústias e da dura servidão com que te fizeram servir […], dirás: Como cessou o opressor!' (Isaías 14:3, 4)."

Os crentes “reinarão com Cristo por mil anos”, passando o milênio nas alegrias e maravilhas do céu.

O que reinar com Cristo implica? I Coríntios 6:2, 3 oferece esta visão: "Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!"

Registros examinados por mil anos
Durante o Milênio, teremos permissão para examinar os registros que Deus tem mantido desde o início da Terra. Você pode ler mais sobre isso em Apocalipse 20:12. Deus vai ler os registros e julgar o caso de cada pessoa que já viveu, e poderemos revisar esses registros. Saberemos, sem sombra de dúvidas, que Deus realmente é um juiz bom e justo. Ellen G. White afirma: "Em união com Cristo, os santos julgam os ímpios, decidindo cada caso de acordo com as ações praticadas no corpo. É determinada a parte que os ímpios devem sofrer, segundo as suas obras, e o registro é feito junto aos seus nomes, no livro da morte" (O Grande Conflito, p. 286).

O que Satanás fará durante e depois dos mil anos?
E o que Satanás e seus anjos farão durante os mil anos? A Bíblia nos diz que eles ficarão presos na terra sem ninguém para enganar.

Mas a questão ainda permanece, como o pecado terminará? A palavra de Deus nos assegura que o pecado um dia será destruído e a terra será restaurada novamente, assim como foi no Jardim do Éden. O livro do Apocalipse nos diz exatamente como isso acontecerá. Lemos no capítulo 20, versículos 7-10:

"Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”.

Quando Deus retorna à terra para purificá-la, Ele começa com a segunda ressurreição – a ressurreição dos ímpios. É quando todos aqueles que se rebelaram contra Deus, que recusaram Jesus e ficaram do lado de Satanás, serão trazidos de volta à vida para serem julgados.

Quando Satanás vê todas essas pessoas, ele tenta um engano final. Ele exorta todos os ímpios a se virarem e atacarem a Cidade Santa, alegando que podem conquistá-la e tomá-la como sua.

Satanás e seu exército marcham para a Cidade Santa e se preparam para atacar, mas sua rebelião dura pouco. O fogo cai do céu e os consome, deixando nada além de cinzas. Satanás e seus seguidores são totalmente destruídos.

Satanás, seus anjos e os ímpios não sofrerão para sempre, pois não são imortais
Aqueles que escolheram o lado do pecado e da rebelião serão consumidos em um instante. Satanás, porém, o responsável por todo este engano, será lançado no lago de fogo e enxofre. Apocalipse diz que Satanás queimará para todo o sempre. Isso, no entanto, não significa que Satanás passará toda a eternidade queimando em tormento.

Satanás não é imortal, nem Deus o deixaria em estado de tortura constante por toda a eternidade. As Escrituras dizem que somente os justos terão a vida eterna.

Punição de consequências eternas
No entanto, a punição de Satanás será para sempre, no sentido de que será permanente. Uma vez que Satanás é destruído, nada em toda a criação pode trazê-lo de volta. E com a morte final de Satanás, o mal também acaba, liberando o domínio que uma vez teve em nosso mundo.

É isso que as Escrituras querem dizer quando falam da “segunda morte”: uma destruição permanente da qual não pode haver ressurreição. Aqueles que experimentarem a segunda morte, nunca mais existirão, incluindo Satanás. Se você quiser saber mais sobre o milênio e o fim do pecado, convido você a visitar o site adv.st/crencas.

Após destruição do mal e da morte, nunca mais as lágrimas
João, o Revelador, descreve o que acontece depois que Satanás é destruído:

"Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras” (Apocalipse 21:1-5).

Esta pode ser a passagem mais bonita de toda a Escritura. Ela contém a promessa final de Jesus, de que um dia Ele voltará e fará com que tudo seja perfeito novamente. Todas as feridas serão curadas, todas as perdas serão restauradas. Seremos Seu povo, como sempre fomos destinados a ser, vivendo em alegria e paz com Ele, por toda a eternidade. Que dia glorioso será esse!

Ellen G. White declara: "O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor" (O Grande Conflito, p. 678).

Ao considerarmos as coisas maravilhosas que Deus tem reservado para nós, convido você a orar comigo agora mesmo. Pai nosso que estás nos céus, obrigado por revelares para nós, no Livro do Apocalipse e em outras partes, o plano maravilhoso que criaste para restaurar esta Terra, onde haverá completa harmonia e paz, graças ao sangue de Jesus Cristo e ao poder de Deus! Obrigado pelo privilégio que teremos de viver Contigo por toda a eternidade, sem nunca mais temer as tentações e as crueldades de Satanás. Obrigado pela promessa de destruir o pecado para sempre! Agora confiamos nossas vidas em Tuas mãos, pelo poderoso nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.

Ted Wilson (via Notícias Adventistas)

Com inserções de textos de Ellen G. White feitas pelo blog.

Um comentário: