quinta-feira, 16 de março de 2023

AVENIDAS DA ALMA: SÉRIES DE TV

Pode surpreender muitos que algo aparentemente tão inofensivo quanto as séries tenha a capacidade de danificar um órgão tão complexo quanto o cérebro. No entanto, é assim. A afirmação é de Erwin Höllinger, professor e neurologista da Universidade de Salzburg (Áustria). O estudo científico (leia aqui) apontou que o consumo de séries pode causar apatia generalizada, irritabilidade, transtornos de personalidade e até demência.

Olha que explicação incrível: Quando está assistindo uma série, você se envolve muito com os personagens (inclusive mais do que vendo um filme). Eles passam a fazer parte da sua rotina por longos dias, talvez semanas, quem sabe até anos. E é comum que quando uma série acaba você sinta até um vazio como se tivessem tirado uma parte de você.

A gente cria um vínculo real com essas pessoas irreais. Acontece que você já lida com os seus próprios dramas e, de repente, é bombardeado por emoções que não são suas. Você sente um pouco da emoção de TODOS os personagens porque o seu cérebro não consegue distinguir e racionalizar dessa forma o que é real e o que é fictício, então você acaba absorvendo um pouco das emoções e dos dramas de todos eles.

Aí você fica com várias problemáticas não resolvidas dentro de você porque seu cérebro entende que aquilo é SEU. Assim, você fica com pendências, pendências e mais pendências de emoções e dramas não-resolvidos, e isso te gera, sem você perceber, um nível de ansiedade absurda e muitas vezes até depressão. (dica de Emanuelle Sales via instagram).

Vejamos o que Ellen G. White no livro O Lar Adventista (pp. 401-404) nos diz sobre o cuidado que devemos ter com as chamadas "avenidas da alma":

Todos devem vigiar os sentidos, do contrário Satanás alcançará vitória sobre eles; pois essas são as avenidas da alma. Deves tornar-te fiel sentinela de teus olhos, ouvidos e todos os sentidos, se quiseres dominar a mente e impedir que vãos e corruptos pensamentos te manchem a alma. Só o poder da graça pode realizar esta tão desejável obra.

Satanás e seus anjos estão ativos, criando uma espécie de paralisia dos sentidos, de modo a não serem ouvidas as admoestações, advertências e repreensões, ou, se ouvidas, não terem efeito sobre o coração, transformando a vida.

Meus irmãos, Deus vos convida, como seguidores Seus, a que andeis na luz. Importa que vos alarmeis. Há pecado entre vós, e não é considerado excessivamente pecaminoso. Os sentidos de muitos acham-se inativos pela familiaridade com o pecado. Precisamos avançar para mais perto do Céu.

Quem pode prever, no momento da tentação, as terríveis consequências que resultarão de um passo errado e apressado! Nossa única segurança é abrigarmo-nos na graça de Deus cada momento, não confiando em nossa própria visão espiritual, para que não chamemos ao mal bem, e ao bem chamemos mal. Sem hesitação ou discussão precisamos cerrar e guardar as entradas da alma contra o mal.

Todo cristão deve manter-se em guarda continuamente, vigiando cada entrada da alma por onde Satanás possa ganhar acesso. Ele precisa orar pedindo auxílio divino e ao mesmo tempo resistir resolutamente a cada inclinação ao pecado. Mediante coragem, fé, perseverante esforço, pode tornar-se um vitorioso. Mas lembre-se de que para alcançar a vitória Cristo precisa habitar nele e ele em Cristo.

O apóstolo Pedro procurou ensinar aos crentes quão importante é guardar a mente de vagar por temas proibidos, ou de gastar sua energia em assuntos triviais. Os que não querem cair presa dos enganos de Satanás, devem guardar bem as vias de acesso à alma; devem-se esquivar de ler, ver ou ouvir tudo quanto sugira pensamentos impuros. Não devem permitir que a mente se demore ao acaso em cada assunto que o inimigo das almas possa sugerir. O coração deve ser fielmente guardado, pois de outra maneira os males externos despertarão os internos, e a alma vagará em trevas.

Os que desejam ter a sabedoria que vem de Deus devem tornar-se néscios no pecaminoso conhecimento deste século, para serem sábios. Devem fechar os olhos, para não verem nem aprenderem o mal. Devem fechar os ouvidos, para que não ouçam o que é mau e não obtenham o conhecimento que lhes mancharia a pureza de pensamentos e de ação. E devem guardar a língua, para que não profira palavras corruptas e o engano se encontre em sua boca.

Não procureis saber quão perto podeis andar à beira do precipício e todavia estar seguros. Evitai a primeira aproximação ao perigo. Não se pode brincar com os interesses da alma. Vosso capital é vosso caráter. Acariciai-o, como faríeis a um áureo tesouro. A pureza moral, o respeito próprio, o forte poder de resistência, têm de ser acariciados firme e constantemente. Não deve haver um único afastamento da discrição; um ato de familiaridade, um deslize, podem pôr em perigo a alma, abrindo a porta da tentação, e tornar-se enfraquecido o poder de resistência.

Diz Paulo: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8). Isto exigirá oração fervorosa e incessante vigiar. Devemos ser auxiliados pela influência permanente do Espírito Santo, que atrairá a mente para cima, e habituá-la-á a ocupar-se com coisas puras e santas. E devemos fazer estudo diligente da Palavra de Deus. “Como purificará o mancebo seu caminho? observando-o conforme a Tua Palavra.” “Escondi a Tua Palavra no meu coração”, diz o salmista, “para eu não pecar contra Ti” (Salmos 119:9-11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário