terça-feira, 9 de janeiro de 2024

OS ESCOLHIDOS

"E, quando amanheceu, chamou a Si os Seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos" (Lucas 6:13).

Ao estabelecer as bases da igreja, Jesus chamou doze homens para serem Seus discípulos mais chegados. Com esse número, confirmou que Seus planos não haviam mudado, apenas Seus representantes. Originalmente, Deus estabeleceu 12 patriarcas, que depois se organizaram em 12 tribos. Ao escolher os 12 apóstolos, Ele deixou claro que seguia buscando salvar o mundo por meio de Seus representantes.

Antes dessa escolha, porém, passou a noite orando para nos dar o exemplo de que, antes de uma grande decisão, é preciso gastar um grande tempo em oração. Mesmo que Seus escolhidos parecessem não ser os melhores, Ele chamou, aceitou e amou cada um.

Veja a lista dos doze apóstolos conforme Lucas: “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor” (Lucas 6:12-16).

Pedro - Também chamado de Simão, era sincero em sua busca, mas muito impulsivo. Falava e agia sem pensar e criou muitas situações difíceis por isso. Negou a Jesus três vezes, mas reconciliou-se. Foi autor de dois livros bíblicos. Segundo a tradição, foi crucificado de cabeça para baixo em Roma.

João - Conhecido como o "discípulo amado", e também como “filho do trovão” por ter um temperamento forte. Além disso, ele e o irmão, Tiago, eram ambiciosos. Foi lançado vivo num tacho de óleo fervente, mas nada sofreu. Depois foi exilado para a ilha de Patmos onde recebeu as Revelações do Apocalipse. Autor do evangelho de João, também escreveu 3 epístolas. Era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural.

Tiago - Irmão mais velho do apóstolo João, ambos eram filhos de Zebedeu e Salomé; era pescador. Também chamado de "Tiago, o maior". Ele foi executado à espada por ordem de Herodes Agripa I, em aproximadamente 44 d.C. (Atos 12:1,2).

André - Irmão de Simão Pedro, ambos eram pescadores, era discípulo de João Batista antes de Jesus. Segundo a tradição, foi martirizado e morto na Grécia.

Filipe - Era galileu de Betsaida, a mesma cidade de Pedro e André; apresentou Jesus para Natanael. Ouviu a pregação de João Batista, mas tinha dúvidas sobre a divindade de Cristo. Conseguia ver o Filho de Deus apenas como “Jesus, o Nazareno, filho de José” (Jo 1:45). De acordo com “Genealogias dos Apóstolos”, morreu de morte natural.

Bartolomeu - É Natanael. Este, seria o seu nome próprio e Bartolomeu significa "filho de Tolmai". Sua cidade natal era Caná da Galileia (João 1:45,51). Segundo a tradição, foi posto vivo num saco e lançado no mar.

Tomé - Em algumas passagens bíblicas ele é chamado de Dídimo, que significa “gêmeo” (João 11:16; 20:24; 21:2). Foi o discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus, mas converteu-se a seguir e creu. Segundo a tradição, trabalhou na Índia e aí foi martirizado e morto.

Mateus - Autor do Evangelho de Mateus, provavelmente era uma das pessoas mais cultas entre o grupo dos discípulos de Jesus. Também chamado de Levi, era "publicano", cobrador de impostos, antes de ser chamado. Essa classe de trabalhadores era desprezada pelos demais judeus que os reputavam praticamente como traidores de seu próprio povo. Segundo a tradição, morreu de morte natural na Etiópia ou na Macedônia.

Tiago, filho de Alfeu - Sem dúvida ele é a pessoa identificada pelo evangelista Marcos como “Tiago, o menor” (Marcos 15:40). Essa descrição pode ser em referência a sua estatura ou um indicativo de que ele era mais jovem que o outro apóstolo Tiago. Um livro do seu tempo relata que ele foi apedrejado pelos judeus, em Jerusalém, por pregar Cristo.

Simão (Zelote) - Seu apelido sugere que ele pertencia a um grupo judeu de zelosos pela religião e nação. Também era conhecido como Simão, o cananeu. Segundo uma tradição, trabalhou no norte da África e sofreu martírio na Palestina durante o reinado de Domiciano, perseguidor dos cristãos.

Judas Tadeu - A única informação sobre sua vida é fornecida por Lucas ao dizer que ele era filho de Tiago (Lucas 6:16). No original grego a expressão indica “Judas de Tiago”, e embora seu significado mais provável seja denotar uma relação de pai e filho, isto é, “Judas, filho de Tiago”, alguns estudiosos sugerem que talvez tal expressão indique uma relação entre irmãos, ficando “Judas, irmão de Tiago”. Sabe-se apenas que foi sepultado em Beirute, ou no Egito.

Judas Iscariotes - Ofereceu-se para ser discípulo, e Jesus o aceitou. Apesar de conhecer a ganância dele, Jesus lhe deu as mesmas oportunidades. Foi o discípulo que traiu Jesus por 30 moedas de prata. Com remorsos, suicidou-se. Foi substituído entre os doze apóstolos por Matias (ver Atos 1:20-26).

Veja a missão que Jesus deu aos discípulos: “E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas. E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis. E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles. E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte” (Lucas 9:1-6).

Os doze discípulos ou apóstolos eram homens comuns a quem Deus usou de maneira extraordinária. Os Evangelhos registram as constantes falhas, dificuldades e dúvidas destes doze homens que seguiam a Jesus Cristo. Após testemunharem a ressurreição e a ascensão de Jesus ao Céu, o Espírito Santo transformou os doze apóstolos em homens poderosos de Deus que viraram o mundo de cabeça para baixo (ver Atos 17:6). O motivo de tamanha revolução é o fato de que os discípulos estiveram com Jesus (ver Atos 4:13). Que o mesmo possa ser dito de nós. Devemos ser verdadeiros discípulos e estar capacitados pelo Espírito Santo.

Veja este texto inspirado: “Deus toma os homens tais quais são, e educa-os para Seu serviço, uma vez que se entreguem a Ele. O Espírito de Deus, recebido na mente, vivificar-lhes-á todas as faculdades. Sob a direção do Espírito Santo, o intelecto que se consagra sem reservas a Deus desenvolve-se harmonicamente, e é fortalecido para compreender e cumprir o que Deus requer. O caráter fraco e vacilante muda-se em outro forte e firme. A devoção contínua estabelece uma relação tão íntima entre Jesus e Seu discípulo, que o cristão se torna como Ele em espírito e caráter. Mediante ligação com Cristo terá visão mais clara e ampla. O discernimento se tornará mais penetrante, mais equilibrado o juízo. Aquele que anela ser de utilidade a Cristo é tão vivificado pelo vitalizante poder do Sol da Justiça, que é habilitado a produzir muito fruto para glória de Deus. Homens da mais elevada educação em ciências e artes, têm aprendido preciosas lições de cristãos de condição humilde, classificados pelo mundo como ignorantes. Mas esses obscuros discípulos haviam recebido educação na mais alta das escolas. Tinham-se sentado aos pés dAquele que falava 'como nunca homem algum falou'" (O Desejado de Todas Nações, p. 168).

A vida de discipulado pode ser mantida somente quando é inteiramente entregue a Cristo, sem nada que se interponha. Nem ouro nem prata, nem pai nem mãe, nem esposa nem filho, nem vida nem morte, nem as circunstâncias de hoje nem as emergências do amanhã podem se interpor entre o discípulo e Cristo. O que realmente importa é Cristo, Seu reino e o testemunho que deve ser dado a um mundo perdido.

Ilustração: Ao longo da história da TV e do cinema, diversas produções audiovisuais tentaram retratar a vida e os ensinos de Cristo. Mas poucas conseguiram humanizar tanto o relato bíblico quanto a série The Chosen, uma produção imperdível para cristãos e também para quem deseja conhecer mais sobre a figura histórica de Jesus Cristo, além de seus apóstolos – os tais Escolhidos que dão nome à série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário