segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

MACETANDO O APOCALIPSE

A cantora Baby do Brasil protagonizou um momento de pregação no carnaval de Salvador, na madrugada deste domingo (11), ao encontrar a também cantora Ivete Sangalo. Ao iniciar sua fala, Baby disse que “entramos em Apocalipse” e afirmou que o “arrebatamento tem tudo para acontecer entre cinco e 10 anos”. A artista ainda fez referência ao texto bíblico de Isaías 55:6: "Todos atentos porque nós entramos em Apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre cinco e dez anos. Procure o Senhor enquanto é possível achá-Lo. Obrigada, galera", disse Baby.

Ivete respondeu na sequência, dizendo: “Eu não vou deixar acontecer, porque não tem Apocalipse certo quando a gente maceta ele”, no que parecia ser uma referência à música Macetando, gravada por ela com participação da cantora Ludmilla.

Em uma postagem e vídeo publicados hoje (12), Baby reforçou a chegada do apocalipse e disse que ele é necessário para que as pessoas do bem sejam arrebatadas. "O mundo está louco, o apocalipse tem que acontecer, não tem jeito. É a única maneira de Deus interferir na Terra porque os anjos caídos já estão todos aqui embaixo, já está virando zona. O arrebatamento é maravilhoso, é para as pessoas do bem. Seremos arrebatados. Dê ouvido aos apóstolos, dê ouvido ao que está escrito. Procure o Senhor enquanto é possível achá-lo. No tempo de Noé foi muito pior". E continuou: "Porque no arrebatamento o Espírito Santo sairá da terra junto com todos os arrebatados! A tribulação que vai ficar aqui, está escrito, que nunca houve outra igual. Se por ventura isso acontecer nessa geração, enquanto estivermos vivos, precisamos ser arrebatados, pois somos do bem, somos de Deus e é só declarar Jesus Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador e reconhecer que ele é o Filho de Deus!"

Arrebatamento
Não é nenhum segredo que multidões de professores de profecia da atualidade acreditam firmemente que antes da “grande tribulação” (Apocalipse 7:14), os verdadeiros crentes serão repentinamente levados da terra ao céu em um misterioso evento chamado “arrebatamento”.

A doutrina consiste na ideia de que a segunda vinda de Jesus terá duas fases. A primeira, em que ocorreria um suposto arrebatamento secreto em que muitas pessoas (salvas) desapareceriam subitamente. E, ainda de acordo com essa ideia de origem dispensacionalista (leia mais aqui e aqui sobre dispensacionalismo e suas implicações), depois disso Jesus voltaria com os arrebatados para reinar sobre a Terra durante mil anos.

Teólogos adventistas são unânimes em explicar que, apesar de popular, a crença no arrebatamento não possui base bíblica. O teólogo e arqueólogo Rodrigo Silva, apresentador do programa Evidências, da TV Novo Tempo, e colunista do Portal Adventista, fala do assunto: “Essa não é uma doutrina claramente encontrada na Bíblia. Desde que o apóstolo João escreveu o Apocalipse, até o ano de 1830, ninguém jamais falou dela. Tivemos 1.800 anos de cristianismo sem ninguém sequer ouvisse falar do tal arrebatamento secreto”, afirma Silva.

Outro teólogo, Samuel Bachiochi, em artigo intitulado Arrebatamento secreto: fato ou ficção?, comenta que “a crença de que a Igreja será arrebatada súbita e secretamente antes da grande e final tribulação é conhecida como pré-tribulacionismo. Sua origem é em geral identificada por volta dos anos da década iniciada em 1830 por John N. Darby, pregador anglicano que se tornou fundador dos Irmãos de Plymouth”.

O teólogo e professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Vanderlei Dorneles esclarece que, em Apocalipse 1:7, é dito que, quando Jesus se manifestar em Sua segunda vinda, “todo olho o verá”. Ele argumenta que não haverá qualquer separação entre as pessoas antes da vinda de Cristo. “Apocalipse 6:16 diz que, no momento de sua manifestação em glória, os ímpios todos vão sucumbir, ficarão tão aterrorizados que desejarão eles mesmos a morte. Mas há uma pergunta que se levanta: No “dia da ira” de Deus, “quem poderá subsistir?” (Apocalipse 6:17). Então a resposta vem no capítulo 7 e versículo 14: O grupo dos salvos vivos por ocasião da volta de Cristo são apresentados como aqueles que “vieram da grande tribulação”. Ou seja, os salvos são arrebatados ao Céu ao final da grande tribulação e não antes dela”, explica.

Dorneles explica, ainda, que o próprio Jesus dá suficiente informação a respeito do arrebatamento. Citando o texto dos evangelhos, como Mateus 24:29-31 e 25:31-33, o teólogo afirma que “a separação entre os bons e os maus ocorrerá só no momento da Sua vinda, não havendo qualquer margem para um grupo arrebatado antes do outro.”

Buscai o Senhor
A declaração “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” significa que o tempo da salvação é hoje. A graça de Deus está disponível e o chamado do Evangelho se estende a todos, mas isso não será sempre assim. Daí vem o convite: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6).

Esse convite faz parte de uma seção do livro de Isaías que fala do plano de Deus para restauração e salvação do seu povo. Além disso, é nessa seção que está registrada a referência mais clara do livro ao ministério do Messias. O capítulo 53, por exemplo, traz uma exposição profunda acerca da obra de Cristo como o Servo sofredor.

Por causa da misericórdia e graça de Deus, através da obra redentora do Messias, todos são convidados a vir buscar a Deus. Esse convite é feito a todos que tem sede e fome das coisas espirituais (cf. Isaías 55:1).

Todas essas pessoas são convidadas a virem às águas e a comprarem alimento sem dinheiro. A frase “vinde e comprai sem dinheiro” é um paradoxo claro (Isaías 55:1). Isso significa que a possibilidade dessa busca não está na capacidade humana em buscar e encontrar a Deus, mas na graça divina onde Deus se permite ser encontrado por aqueles que o buscam. A salvação é um dom gratuito que não se fundamenta nos méritos humanos (Mateus 11:28; Romanos 10:13; Tito 3:5). 

O convite “buscai ao Senhor” está aberto, mas definitivamente demorar a buscá-lo não é uma opção prudente. Por isso há o consequente alerta: “enquanto se pode achar”. Isso significa que estamos diante de uma verdade que é ao mesmo tempo reconfortante, “buscai ao Senhor”, e também aterrorizante, “enquanto se pode achar”.

Sim, chegará o momento em que esse convite será retirado; que a porta será fechada; que o Senhor não mais poderá ser encontrado. Durante seu ministério Jesus falou claramente sobre isso. Na parábola das dez virgens, a porta foi fechada para as virgens que não estavam prontas para a chegada do noivo (Mateus 25:1-13). Na parábola das bodas o rei destruiu aqueles que rejeitaram o convite para sua festa (Mateus 22:1-14).

Realmente não haverá uma segunda chance quando terminar o tempo do convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”. Daí o conselho do apóstolo Paulo é tão apropriado: “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2).

Uma das maiores tragédias da natureza humana, é que todos nós nos sentimos propensos a adiar o tempo para a tomada de decisões. A criança diz: “Quando eu crescer...” O rapazinho diz: “Quando eu casar...” Depois a frase muda: “Quando eu me aposentar...” E, assim, não decide nunca. Mas quando chega a aposentadoria, o indivíduo olha para trás, para o caminho percorrido, e sente um vento gelado na alma. Depois de passar a vida inteira preocupado com o futuro, ele agora pensa no passado. E só então descobre que desperdiçou a vida. Porque vida real é aquela vivida no presente – cada momento, cada hora, cada dia.

O mesmo se dá com a vida espiritual. Deixar para amanhã o preparo espiritual é arriscado, porque ninguém sabe se estará vivo amanhã. O dia da salvação é hoje. Ellen G. White diz: “Cada dia o tempo de graça de alguém se encerra. Cada hora alguns passam para além do alcance da misericórdia” (Patriarcas e Profetas, p. 140). "Cuidado com os adiamentos! Não deixe para depois a decisão de abandonar seus pecados e buscar a pureza de coração por intermédio de Jesus. É nesse ponto que milhares têm errado e se perderão para sempre" (A Caminho do Lar, p. 101). O primeiro passo para vencer a procrastinação é eliminar todos os motivos e desculpas para não agir imediatamente.

Notem o tom de urgência do apóstolo Paulo: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 3:7, 8). E dentro do dia de hoje, há um momento ainda mais específico: “Eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2Co 6:2). A salvação e a vida eterna começam, portanto, aqui, agora, e não depois, em outro tempo ou lugar. Ellen White diz: "Há um perigo terrível — e não suficientemente compreendido — em adiar o atender ao chamado do Espírito Santo, preferindo permanecer no pecado, pois é isso que acontece quando esse adiamento ocorre. O pecado, por menor que possa parecer, implica risco de perda da vida eterna. Aquilo que não vencermos acabará por nos vencer, e causará a nossa destruição" (Caminho à Cristo, p. 22).

E continua: “Devemos vigiar e trabalhar e orar como se este fosse o último dia que nos fosse concedido” (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 60). A cada manhã, diz ela, devemos consagrar nossa vida a Deus. “Não façais cálculos para meses ou anos; eles vos não pertencem. Um curto dia é o que vos é dado. Como se fosse esse vosso último dia na Terra, trabalhai para o Mestre durante as suas horas” (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 93).

Conclusão
Quero desafiá-lo a viver cada dia como se fosse o último, estando sempre preparado para o descanso ou para o encontro com Jesus em sua vinda. Meu desafio não é apenas para que você ponha Deus em primeiro lugar, mas que O coloque no centro de sua vida. Ele deve influenciar cada detalhe de sua existência. Isso é viver cada dia na presença do Senhor. Assim, qualquer dia poder ser o último, pois você estará nas mãos daquele que é o dono do futuro.

Por outro lado, aproveite cada oportunidade para testemunhar de Jesus às pessoas com quem você tiver contato. Lembre-se disto: “Cada dia o tempo de graça de alguém se encerra. Cada hora alguns passam para além do alcance da misericórdia. E onde estão as vozes de aviso e rogo, mandando o pecador fugir desta condenação terrível? Onde estão as mãos estendidas para o fazer retroceder do caminho da morte? Onde estão os que com humildade e fé perseverante intercedem junto a Deus por ele?” (Patriarcas e Profetas, p. 140).

Finalizo com este maravilhoso pensamento: "Tudo com que temos que nos haver, é este dia de hoje. Hoje devemos ser fiéis ao nosso legado. Hoje devemos amar a Deus de todo o coração, e ao nosso próximo como a nós mesmos. Hoje é que nos cumpre resistir às tentações do inimigo, e pela graça de Cristo alcançar a vitória. Isto é vigiar e aguardar a vinda de Cristo. Devemos viver cada dia como se soubéssemos ser ele nosso último dia na Terra. Se soubéssemos que Cristo viria amanhã, não haveríamos então de comprimir no dia de hoje todas as palavras bondosas, todos os atos desinteressados que nos fosse possível? Devemos ser pacientes e amáveis, e possuídos de fervor intenso, fazendo tudo que está em nosso poder para ganhar pessoas para Cristo" (Cuidado de Deus, pp. 368-369).

Nenhum comentário:

Postar um comentário