quarta-feira, 20 de março de 2024

DIA DO REPOUSO

É correto dizer que Jesus descansou no sábado quando estava na tumba?

Nenhum texto da Bíblia declara especificamente que Jesus foi para a tumba após Sua morte a fim de descansar no dia de sábado. Mas há evidências bíblicas suficientes que apoiam essa conclusão.

1. Jesus morreu na sexta-feira. Com poucas exceções, os cristãos acreditam que Jesus foi crucificado na sexta-feira e ressuscitou no domingo de manhã. A evidência bíblica apoia essa cronologia da crucifixão. De acordo com Mateus, a ressurreição de Jesus ocorreu logo após o sábado, “no começo do primeiro dia da semana” (Mt 28:1). Marcos indica que Jesus morreu “na véspera do sábado” e que, quando as mulheres foram à tumba “bem cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol” (Mc 15:42; 16:2), Jesus já havia sido ressuscitado. Lucas informa que, quando o corpo de Jesus foi colocado dentro da tumba, “era o dia da preparação, e o sábado estava para começar” e que as mulheres foram para casa e “descansaram segundo o mandamento” (Lc 23:56). Lucas também indica que as mulheres foram à tumba “no primeiro dia da semana, alta madrugada” (Lc 24:1). Portanto, a ressurreição de Jesus aconteceu na madrugada de domingo. Ele realmente estava na tumba durante o sábado.

2. A origem da expressão “Está consumado”. Ao tentar compreender as palavras de Jesus na cruz, os eruditos pesquisaram no Antigo Testamento em busca de uma base para a expressão tetelestai (“Está consumado”, Jo 19:30), do verbo teleo¯ (“completo”, “realizado”, “finalizado”). Foram sugeridas duas passagens e ambas são importantes para nosso intento. A primeira é Isaías 55:11, em que o verbo sunteleo¯ (“completo”, “finalizado”), da mesma raiz de teleo¯, é usado na Septuaginta, a tradução em grego do Antigo Testamento (LXX). Esse texto é a proclamação da confiabilidade, credibilidade e irrevogabilidade da palavra de Deus. Uma vez que Deus pronunciou uma palavra de salvação, ela não retornará a Ele até que tenha “realizado” o que Ele quis dizer. Se levarmos em consideração Isaías 55:4, a palavra no verso 11 tem um teor messiânico. A última Palavra que Deus enviaria era o Messias. Se João tinha essa passagem em mente, então Jesus como a Palavra de Deus trouxe a mensagem de salvação que era efetiva e proclamou na cruz que Sua obra redentora havia sido completada, terminada. Agora Ele estava pronto para retornar ao Pai.

3. A expressão “Está consumado” e o descanso. Uma segunda passagem do Antigo Testamento que serve como base para o verbo tetelestai (“Está consumado”) é Gênesis 2:2, onde mais uma vez encontramos o verbo sunteleo¯ (“completo”, “consumado”) na tradução do Antigo Testamento para o grego (LXX), mas agora no contexto da criação: “E, havendo Deus terminado no sétimo dia a Sua obra, que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito.” Aqui encontramos duas ideias importantes que também estão presentes em João, a saber, algo foi finalizado – na criação do Gênesis e na redenção do evangelho de João – e seguido pelo descanso do sétimo dia. Em João, a proclamação de Jesus (Jo 19:30) é seguida imediatamente por uma referência ao sábado: “Visto que era o dia de preparação e era grande o dia daquele sábado” (v. 31). Jesus realmente descansou durante o sábado após ter finalizado Sua obra de redenção (ou nova criação), assim como Deus descansou no sábado após Sua obra de criação. Dentro da tumba, Deus em carne humana descansou no sábado do sétimo dia, instituído por Ele para o benefício da humanidade (Mc 2:27).

Ángel Manuel Rodríguez (via Revista Adventista)

"Cristo repousou na tumba no dia de sábado... Enquanto baixavam as sombras da noite, Maria Madalena e as outras Marias demoravam-se ainda em torno do lugar em que descansava o Senhor, derramando lágrimas de dor pela sorte dAquele a quem amavam. 'E, voltando elas, [...] no sábado repousaram, conforme o mandamento' (Lucas 23:56)" (Ellen G. White - O Desejado de Todas as Nações, 773).

Nenhum comentário:

Postar um comentário