terça-feira, 5 de março de 2024

VOCÊ É UM CRISTÃO CARNAL OU ESPIRITUAL?

"Mas nós temos a mente de Cristo" (1 Coríntios 2:16).

O NOSSO ELO COM O CÉU
Antes de definirmos o que são cristãos espirituais e carnais, necessitamos de nos lembrar de que não estamos falando acerca de “pecadores” e de “não pecadores”. Todas as pessoas, espirituais ou carnais, são pecadoras que necessitam de um Salvador. A nossa única justiça procede dEle. Em vez disso, o critério para incluir alguém num grupo ou no outro é a sua relação pessoal com o Espírito Santo. Deus estipulou que não podemos cortar a nossa relação com o Espírito Santo sem danificar a nossa ligação com o Céu (Mateus 12:32). Ellen G. White explica: “Aquele que rejeita a obra do Espírito Santo assume uma posição que impede o acesso ao arrependimento e à fé. É pelo Espírito que Deus opera no coração” (O Desejado de Todas as Nações, p. 265).

E vale a pena repetir: a única pessoa que eu devo avaliar como sendo espiritual ou carnal é a minha própria pessoa. Deus pode operar no nosso coração e não necessita de que eu coloque etiquetas nos meus irmãos e nas minhas irmãs da igreja. A boa notícia é que, se eu ficar desapontado com o que Ele revela estar no meu coração, Ele pode transformar-me a partir de hoje!

MEMBRO DE IGREJA ESPIRITUAL
A pessoa espiritual é um cristão verdadeiramente convertido. Embora tenha nascido pecador, ele é chamado “espiritual” porque tem uma relação viva e em desenvolvimento com o Espírito Santo. O apóstolo Paulo escreve: “Mas o que é espiritual discerne tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente [Espírito] de Cristo” (1 Coríntios 2:15 e 16).

Jesus é o centro da vida da pessoa espiritual, reina no seu coração e determina as suas prioridades. A pessoa espiritual entregou-se completamente a Jesus e pede continuamente o Espírito Santo (Lucas 11:13). No contexto de Laodiceia, a pessoa espiritual pode ser considerada “quente” (Apocalipse 3:15). Na parábola das dez virgens, ela pode ser chamada “prudente” (Mateus 25:2-4). A pessoa espiritual vive uma vida “com abundância” (João 10:10) e está cheia com “toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:19). Ela regozija-se porque é “salva por meio da fé” (Efésios 2:8). Embora a pessoa espiritual enfrente contratempos e tentações, ela fixa os seus olhos em Jesus.

MEMBRO DE IGREJA CARNAL
Uma pessoa carnal pode ter uma relação fingida ou dividida com Deus. Ela pode ser sossegadamente indiferente ao Espírito Santo, ou pode ser, mesmo, abertamente rebelde. Eis o que o apóstolo Paulo tem a dizer: “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem, tão-pouco, ainda agora podeis. Porque ainda sois carnais; pois havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolos; porventura não sois carnais?” (1 Coríntios 3:1-4.)

Aqui, concluímos que o fator de definição deve ser a nossa relação com o Espírito Santo. “Carnal” descreve uma pessoa que vive pela carne; isto é, pela força humana normal, não pelo Espírito Santo. E a maior tragédia é que ela não escolheu receber a vida eterna (Romanos 8:9).

Paulo dirige-se às pessoas carnais usando o termo “irmãos”, o que mostra que elas eram membros de Igreja. Ele não lhes podia chamar “espirituais” porque não estavam suficientemente cheias do Espírito Santo. Elas não tinham crescido na fé, como deviam. É possível ser um membro de Igreja durante muitos anos e ser, ainda assim, um cristão carnal. É possível ter conhecimento bíblico e, não obstante, não ser espiritualmente maduro. Muitos cristãos carnais sentem insatisfação, desapontamento ou falta de propósito na sua vida espiritual. Alguns são apáticos e dizem: “Somos simplesmente pecadores. Não podemos fazer nada quanto a isso.”

Outros cristãos carnais são entusiastas e ativos, tendo talvez orgulho por ocuparem postos importantes na igreja. Infelizmente, Jesus diz: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizámos nós em teu nome? E em teu nome não expulsámos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi, abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:22 e 23). Qual foi o problema? Eles não tinham uma relação pessoal com Jesus e não tinham uma ligação viva com o Espírito Santo.

Se acha que é, presentemente, um cristão carnal, não perca a coragem! Tem a possibilidade de começar agora uma nova vida. Muitos cristãos carnais estão nessa condição sem o saber, e você pode já estar a orar para obter uma experiência de fé mais profunda. Jesus deseja que o seu “gozo seja completo” (João 15:11), e Ele convida-o a descansar na esperança firme da vida eterna.

Ellen G. White conclui: "As coisas espirituais se discernem espiritualmente. A mente carnal não é capaz de compreender esses mistérios. Continuem os questionadores e duvidosos a seguir o grande enganador, e as impressões e convicções do Espírito de Deus hão de tornar-se mais e mais fracas, mais frequentes as sugestões do inimigo, até que a mente se submeterá de todo ao seu domínio. Então o que a essas mentes confundidas se afigura como sendo loucura, será o poder de Deus, e o que Ele considera como loucura ser-lhes-á sabedoria e força" (Testemunhos para a Igreja 4, p. 585).

Nenhum comentário:

Postar um comentário