segunda-feira, 19 de agosto de 2024

DO MUNDO NÃO SE LEVA NADA?

O Brasil parou neste fim de semana com a notícia da morte do empresário e apresentador Sílvio Santos, aos 93 anos. Quem nunca cantou com ele a música de todo domingo: "Do mundo não se leva nada. Vamos sorrir e cantar”. Lá, lá, lá, lá…“

Um provérbio espanhol diz que mortalha não tem bolsos. Esse provérbio está querendo expressar a mesma verdade que Paulo em 1 Timóteo 6:6 e 7: "De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele”. Pense, porém, por um momento. Não há realmente nada que levemos conosco ao partirmos desta vida? Não acontece nada de consequências eternas durante os anos que passamos aqui? Será que tudo a nosso respeito é apagado para que, na ressurreição, possamos começar do zero absoluto? Pare um pouco para pensar ou discutir essas perguntas antes de prosseguir com a leitura.

Eu gostaria de sugerir que existe uma coisa que levamos conosco desta vida para a próxima. Obviamente, não se trata de ouro, prata ou posses. Paulo e o provérbio espanhol são bastante corretos sobre esse ponto. Mas o que podemos e devemos levar é o tesouro do caráter – algo que não pode ser levado num bolso, mas que toda pessoa desenvolve numa ou noutra direção.

Na Terra estamos formando caracteres. Esses caracteres são o que nós somos. São nossa identidade. E possuem consequências eternas. Somente os que tiverem caráter semelhante ao de Jesus serão felizes no reino de Deus; somente esses participarão da primeira ressurreição.

Depois de aceitar Jesus, a edificação do caráter é a tarefa mais importante da vida. O caráter é a única coisa que levaremos para o Céu. O caráter tem consequências eternas. É por isso que Ellen White escreveu que “a formação do caráter é a obra mais importante que já foi confiada a seres humanos” (Educação, p. 225). E completou: "O caráter que uma pessoa forma neste mundo determina seu destino para a eternidade” (Perto do Céu, p. 61). Desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo é ajuntar “tesouros no Céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam” (Mt 6:20).

O tesouro celestial, naturalmente, tem valor terreno. Todos os dias, homens e mulheres de bom (ou de mau) caráter influenciam os filhos e outras pessoas com as quais entram em contato.

Hoje minha vida pode fazer diferença. E o que eu sou hoje é um seguro prenúncio do que serei amanhã. Ellen White finaliza dizendo que "o caráter formado segundo a semelhança divina é o único tesouro que podemos levar deste mundo para o futuro. Aqueles que nesta vida estão sob a instrução de Cristo levarão consigo, para as mansões celestes, todo aprendizado divino. E nos Céus deveremos progredir continuamente. Que importância tem, pois, o desenvolvimento do caráter!" (Parábolas de Jesus, p. 332).

Nenhum comentário:

Postar um comentário