quinta-feira, 1 de agosto de 2024

DORMINDO NA TEMPESTADE

"Naquele dia, ao cair da tarde, Ele decidiu: 'Vamos para o outro lado do mar'. Eles entraram no barco em que Ele estava. Outros barcos foram atrás deles. De repente, uma tempestade violenta os envolveu. As ondas invadiam a embarcação, ameaçando afundá-la, enquanto Jesus, com a cabeça sobre um travesseiro, dormia na popa do barco! Os discípulos o acordaram, implorando: 'Mestre, não vais fazer nada? Nós vamos morrer!' Jesus acordou e ordenou ao vento que se acalmasse. Ele disse ao mar: 'Quieto! Sossegue!' O vento virou brisa, e o mar ficou em plena calmaria. Jesus repreendeu os discípulos: 'Por que tanto medo? Vocês não têm fé?' Eles estavam apavorados e confusos. 'Afinal, quem é este homem?' se perguntavam. 'Até o vento e o mar se acalmam quando ele ordena!'” (Marcos 4:35-41 - Bíblia A Mensagem).
Era finalzinho da tarde, e Jesus estava cansado. Durante todo o dia havia curado, ensinado e ajudado uma multidão de pessoas aglomeradas ao Seu redor. Mal tivera tempo para comer. Fora isso, a crítica perversa e a calúnia dos fariseus tornavam-Lhe o trabalho mais pesado.

Então Ele decidiu descansar do outro lado do lago, onde havia poucas habitações. A multidão foi despedida. Jesus e Seus discípulos entraram no barco. Vencido pela fome e pelo cansaço, Ele Se deitou na popa e adormeceu.

Havia anoitecido. Nuvens escuras e o vento forte anunciavam uma grande tempestade. Ondas fortes começaram a bater contra o barco, enchendo-o de água, quase o afundando. Acostumados à vida de pescadores, tempestades não eram novidade para os discípulos. Mas, daquela vez, tudo o que sabiam parecia nada valer. Visivelmente desesperados, lembraram-se da presença de Jesus no barco. Chamaram o Mestre, mas Ele nem Se mexeu. Sentindo-se abandonados, eles perceberam, incrédulos, que Jesus dormia.

Como Ele conseguia isso? Inconformados, os discípulos O acordaram. Serenamente, sem uma nota de desespero, Jesus ergueu as mãos e, sob Sua ordem, o mar se acalmou.

Vejamos esta linda lição espiritual que Ellen G. White extraiu deste episódio: "Quantas vezes se repete em nós a experiência dos discípulos Quando as tempestades das tentações se levantam, e fuzilam os terríveis relâmpagos, e as ondas se avolumam por sobre nossa cabeça, sozinhos combatemos contra a tormenta, esquecendo-nos de que existe Alguém que nos pode valer. Confiamos em nossa própria força até que nos foge a esperança, e vemo-nos prestes a perecer. Lembramo-nos então de Jesus, e se O invocarmos para nos salvar, não o faremos em vão. Embora nos reprove magoado a incredulidade e a confiança em nós mesmos, nunca deixa de nos conceder o auxílio de que necessitamos. Seja em terra ou no mar, se, temos no coração o Salvador, nada há a temer. A fé viva no Redentor serena o mar da vida, e Ele nos guardará do perigo pela maneira que sabe ser a melhor" (O Desejado de Todas as Nações, p. 336).

De vez em quando estamos envoltas em preocupações imaginárias e reais, não é mesmo? Elas não são necessariamente um mal. Podem significar força, interesse e valorização pela vida. Entretanto, acabamos nos tornando reféns da preocupação excessiva, esgotamos a energia física e emocional. E terminamos infelizes e doentes.

Dormir durante uma tempestade, como o Mestre, é ter a tranquilidade de que sua parte foi feita, somada à confiança de que Alguém maior cuidará do restante, ainda que de modo diferente do que você gostaria. Dormir na tempestade é reconhecer que você não está sozinho. Há um Deus repleto de amor velando por você, interessado em todas as suas questões.

Ellen G. White diz que "o pecado destruiu-nos a paz. E enquanto o eu não é subjugado, não podemos encontrar repouso. As paixões dominantes do coração, poder algum humano pode sujeitar. Somos aí tão impotentes, quanto os discípulos para acalmar a esbravejante tempestade. Mas Aquele que mandou aquietarem-se as ondas da Galiléia, proferiu para cada alma a palavra de paz. Por mais furiosa que seja a tormenta, os que para Jesus se volverem com o grito: 'Senhor, salva-nos', encontrarão livramento. Sua graça, que reconcilia a alma com Deus, acaba com a luta da paixão humana, e em Seu amor encontra paz o coração" (O Desejado de Todas as Nações, p. 337).

Por isso, siga Seu exemplo. Coloque suas preocupações nas mãos do generoso Pai e descanse. Durma embalado pela confiança de que Ele está acima de quaisquer problemas. Ele pode controlar a situação e seu ansioso coração, se você Lhe permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário