Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a equipe brasileira de ginástica artística feminina fez história ao conquistar a medalha de bronze. Foi uma vitória que ressoou por todo o país, trazendo consigo uma emoção que transcende o esporte e se infiltra no cotidiano de cada um de nós.
A jornada até o pódio não foi fácil. Nossas atletas enfrentaram desafios árduos, treinos exaustivos e superaram lesões e adversidades. A conquista do bronze não representa apenas uma vitória no esporte, mas também simboliza a perseverança e a determinação que todos nós carregamos em nossas próprias vidas.
Ao assistirmos aos nossas ginastas se apresentarem com graça e força, vemos refletida a nossa própria luta diária. Cada salto, cada movimento perfeitamente executado nos lembra das pequenas e grandes batalhas que enfrentamos. Seja no trabalho, na escola, em casa ou na nossa vida espiritual, estamos constantemente buscando melhorar, superar desafios e alcançar nossos objetivos.
Esta vitória nos faz lembrar que, assim como nossas atletas, nunca estamos sozinhos. Trabalhamos em equipe, apoiamos uns aos outros, enfrentamos as dificuldades, mas sabemos principalmente que sem união do poder de Deus com o esforço humano o sucesso não será possível. E seja qual for o sucesso que venhamos a ter, a glória e a honra pertencem somente a Deus.
Quer você também alcançar sucesso em sua vida assim como as meninas da ginástica? Basta que você siga esses preciosos conselhos de Ellen G. White que compartilhamos aqui, para que você alcance êxito em toda a sua vida.
1. Necessidade de uma meta, um objetivo
“A necessidade de uma meta aparece como inevitável. Uma vida sem objetivo é uma vida morta” (Conselhos sobre Saúde, p. 51).
“O êxito em qualquer coisa que empreendamos exige um objetivo definido. Aquele que desejar alcançar o verdadeiro êxito na vida deve conservar firmemente em vista o alvo digno de seus esforços” (Educação, p. 262).
"Onde não há um objetivo, há uma tendência a indolência; mas onde há uma meta suficientemente importante em vista, todas as faculdades mentais se colocam em atividade. Para obter êxito na vida, os pensamentos devem fixar-se firmemente no objetivo da vida e não se deve deixá-los vagar, nem ocuparem-se de assuntos sem importância ou saciarem-se de ociosas reflexões, os quais são os frutos de evitar as responsabilidades" (Testemunhos para a Igreja, vol. 2, p. 382).
2. Aprender com as supostas derrotas
“Algumas vezes, Deus disciplina Seus obreiros levando-os a desapontamentos e aparente fracasso. É Seu propósito que aprendam a dominar as dificuldades. Ele procura inspirá-los com a determinação de fazer com que todo fracasso aparente resulte em sucesso” (E Recebereis Poder, p. 272).
“Frequentemente os homens oram e lamentam por causa das perplexidades e obstáculos que os confrontam. Mas é propósito de Deus que enfrentem perplexidades e obstáculos, e se mantiverem firme até o fim o princípio de sua confiança, determinados a levar avante a obra do Senhor, Ele lhes tornará o caminho claro. Terão êxito ao lutarem com perseverança contra dificuldades aparentemente insuperáveis e com o êxito virá a maior alegria” (Olhando para o Alto, p. 110).
3. Ter sempre uma atitude positiva
“Na luta por alcançar a norma mais elevada, o êxito ou o fracasso dependem muito do seu caráter e da forma como seus pensamentos são canalizados. Se forem bem direcionados, como Deus deseja a cada dia, se abrirão espaço para os temas que vão ajudar a aumentar nossa devoção. Se os pensamentos são corretos, então, como resultado, as palavras também serão corretas; as ações serão de tal natureza que produzirão alegria, consolo e descanso” (Cada Dia com Deus, p. 66).
4. Esforço e perseverança
“O verdadeiro sucesso em cada setor de trabalho não é o resultado do acaso, ou acidente ou destino. É a operação da providência de Deus, a recompensa da fé e a prudência, da virtude e perseverança. Superiores qualidades mentais e elevado caráter moral não se adquirem por casualidade. Deus dá oportunidades; o êxito depende do uso que delas se fizer” (Profetas e Reis, p. 486).
“Quando Deus abre o caminho para a realização de certa obra e dá garantias de sucesso, o instrumento escolhido deve fazer tudo que estiver em seu poder para alcançar os resultados prometidos. O sucesso será proporcional ao entusiasmo e perseverança com que o trabalho é levado a cabo” (Profetas e Reis, p. 263).
5. Confiança e fidelidade
“Ninguém que seja fervoroso e perseverante deixará de alcançar sucesso. Não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes a peleja. O mais fraco dos santos, bem como o mais forte, podem alcançar a coroa de glória imortal. Podem vencer todos os que, pelo poder da divina graça, conduzem a vida em conformidade com a vontade de Cristo. Cada ato acrescenta seu peso na balança que determina a vitória ou fracasso na vida. E a recompensa dada aos que triunfam será proporcional à energia e fervor com que lutaram” (Atos dos Apóstolos, pp. 313 e 314).
“Mas se nos entregarmos completamente a Deus, e seguirmos Sua direção em nosso trabalho, Ele mesmo Se responsabilizará pelo cumprimento. Não quer que nos entreguemos a conjeturas sobre o êxito de nossos esforços honestos. Nem uma vez devemos pensar em fracasso. Devemos cooperar com Aquele que não conhece fracasso. Não devemos falar de nossa fraqueza e inaptidão. Com isso manifestamos desconfiança para com Deus, e negamos Sua palavra. Ao murmurarmos por causa de nossas cargas, ou recusarmos assumir as responsabilidades de que nos encarregou, estamos dizendo virtualmente que Ele é um Senhor severo e que requer o que não nos deu força para executar” (Parábolas de Jesus, p. 363).
6. Sociedade com o Céu
“O segredo do êxito está na união do poder divino com o esforço humano. Quando o povo de Deus for inteiramente consagrado a Ele, o Senhor os usará para levar avante Sua obra na Terra. Mas devemos lembrar-nos de que, seja qual for o êxito que venhamos a ter, a glória e a honra pertencem a Deus; pois toda faculdade e todo poder são uma dádiva de Sua parte. Ele dará êxito aos mais débeis esforços, aos métodos menos promissores, quando designados por determinação divina e empreendidos com confiança e humildade” (E Recebereis Poder, p. 260).
Nenhum comentário:
Postar um comentário