quarta-feira, 16 de outubro de 2024

JESUS É O GRANDE EU SOU

Ao analisarmos a fundo a expressão "EU SOU" no contexto do Evangelho de João, percebemos que o discípulo estava especialmente atento à representação divina de Deus revelada a Moisés na sarça ardente: "Deus disse a Moisés: - EU SOU o que sou" (Êxodo 3:14). Por três vezes, Jesus declarou ser o “EU SOU” (João 8:24, 28, 58).
"Eu disse que vocês morrerão nos seus pecados, porque, se não crerem que EU SOU, de fato morrerão nos seus pecados" (João 8:24).
O grego ego eimi na Septuaginta vem do hebraico ani hu, usado em Deuteronômio 32:39: "Vede, agora, que EU SOU, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim". Se cremos que a Bíblia é um todo inspirado, creremos também que Jesus é o EU SOU, o Alfa e o Ômega, o Deus eterno apresentado em todas as Escrituras. Não crer nisso significa (1) negar as palavras de Jesus em João 8:24, (2) negar a inspiração do autor do Evangelho (João), (3) negar que Antigo e Novo Testamento estão em harmonia, e/ou pior: (4) negar que Jesus é o Deus eterno, o grande EU SOU, o Pai da eternidade (Isaías 9:6). Se João 8:24 e Deuteronômio 32:39 estão em harmonia e são inspirados pela pessoa do Espírito Santo (e eu creio nisso), a verdade é que Jesus é o EU SOU e não existe outro Deus além do Pai, do Filho e do Espírito Santo, os três chamados Yahweh na Bíblia.
"Jesus, então, lhes disse: Quando levantardes ao Filho do homem, então entendereis que EU SOU, e que nada faço de mim mesmo; mas isto digo, como meu Pai me ensinou" (João 8:28).
Vemos aqui Jesus referindo-se a si mesmo, que devia ser levantado na cruz, como a serpente de bronze no deserto; e que significava a maneira que Ele deveria morrer, a morte na cruz. Jesus procurava de muitas maneiras iluminar os corações e conduzi-los para Si. Eram, contudo, incapazes de ouvir as Suas palavras pelo simples fato de não O conhecerem, nem tampouco Aquele que O enviou.
"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU" (João 8:58).
Ellen G. White diz: "EU SOU quer dizer uma presença eterna; o passado, o presente e o futuro são a mesma coisa para Deus. Ele vê os mais remotos acontecimentos da História passada, e o longínquo futuro com tão clara visão como vemos nós as coisas que ocorrem diariamente. Não sabemos o que se acha adiante de nós, e se o soubéssemos, isso não contribuiria para nosso bem eterno. Deus nos dá uma oportunidade de exercer fé e confiança no grande EU SOU" (Para Conhecê-Lo, p. 7).

Ao dizer EU SOU, Jesus também está expressando o seu poder infinito. Jesus também afirmou seu poder quando disse:

-EU SOU o Pão da Vida (João 6:35);
-EU SOU a Luz do Mundo (João 8:12);
-EU SOU a Porta da Vida (João 10:9);
-EU SOU o Bom Pastor (João 10:11, 14);
-EU SOU a Ressurreição e a Vida (João 11:25);
-EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6);
-EU SOU a Videira Verdadeira (João 15:5).

Jesus também mostra que Ele é o EU SOU e pode ser tudo o que precisamos. À frente da expressão "EU SOU" podemos pela fé colocar qualquer necessidade que tivermos, que Jesus será suficiente, porque Jesus “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós” (Efésios 3:20).

Os holofotes são roubados do passado, ou mesmo do futuro. Jesus apresenta a força do seu poder agora. "EU SOU" é presente, é aqui e agora. Jesus tem milagres para agora. Jesus tem poder para mudar gostos e hábitos agora. Tem força para consertar relacionamentos quebrados agora. Tem poder para suprir e consolar agora. Tem respostas sábias agora. Tem perdão agora. Tem novos planos agora. Tem poder para dar sentido à vida agora, pois Ele mesmo é a vida.

Jesus precisa ser crido e servido como o grande “EU SOU”, e nós precisamos confiar nEle implicitamente. Jesus é tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário