Após o devastador Incêndio Palisades, as igrejas adventistas do sétimo dia em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, estão se unindo para fornecer ajuda e apoio àqueles que foram desalojados e afetados. “Estou vendo a cidade se unir de uma maneira linda”, disse Manuel Arteaga, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia White Memorial.
Localizada no centro da cidade de Los Angeles, a proximidade da White Memorial dos incêndios levou as igrejas de áreas suburbanas canalizarem recursos através dela.
“Estamos vendo membros e igrejas dos subúrbios trazerem recursos para nós, a igreja do centro da cidade”, disse Arteaga.
Uma dessas igrejas é a Igreja Adventista do Sétimo Dia Adonai, localizada em Norwalk, uma cidade no condado de Los Angeles. Em 11 de janeiro de 2025, a igreja cancelou o culto noturno para levar as doações coletadas para os voluntários e vítimas dos incêndios em Palisades e outras regiões da cidade.
“Tivemos uma grande participação de voluntários e abundantes itens para distribuir, incluindo cobertores e remédios”, disse Daniel Castanaza, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia Adonai. “Conseguimos deixar alguns voluntários na pista de corrida de Santa Anita, enquanto outro grupo de voluntários foi deixar o resto dos itens na Igreja White Memorial”.
Os Incêndios Palisades, considerado o mais mortal da história de Los Angeles, começou em 7 de janeiro no meio da manhã, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Los Angeles.
De acordo com os últimos relatórios, o incêndio permanece incontido, queimando mais de 39.000 acres em várias áreas atingidas. Mais de 12.000 estruturas foram destruídas, incluindo casas e empresas, e pelo menos 13 pessoas perderam a vida tragicamente. Mais de 180.000 moradores foram forçados a evacuar e muitas pessoas estão desaparecidas. São esperados mais avisos de evacuação, e o número de mortos pode continuar a aumentar à medida que a avaliação dos danos acontece.
Outra igreja que oferece ajuda e abrigo é a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Valley Crossroads. “Estamos mudando nossa experiência de adoração ao sentar na igreja, para realmente ajudar as pessoas em nossa comunidade”, disse Roscoe Shields, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Valley Crossroad.
IASD de Valley Crossroad reúne suprimentos e mobiliza membros para oferecer ajuda às famílias desalojadas na região sul da Califórnia (Foto: Divulgação)
Em vez de realizar o culto de adoração no sábado, Valley Crossroads distribuiu panfletos pedindo aos membros da igreja e da comunidade para se mobilizarem juntos.
Embora centenas de membros de igreja tenham se unido para apoiar aqueles que precisam, não foram somente os adventistas que responderam ao chamado de Valley Crossroads.
“Temos pessoas que nem mesmo estão associadas à igreja adventista se juntando a nós porque eles desejam ajudar os outros”, disse Shields. Todas essas igrejas estão distribuindo itens essenciais, incluindo fraldas, remédios, água, cobertores, alimentos não perecíveis, e itens de higiene pessoal. Em 11 de janeiro, Valley Crossroads ofereceu mais de 500 refeições para as pessoas necessitadas.
Em 11 de janeiro de 2025, a IASD de Valley Crossroad ofereceu refeições às pessoas necessitadas (Foto: Divulgação)
Arteaga e Shields falaram sobre como os incêndios estão impactando a comunidade adventista, destacando a unidade que eles promoveram, e ao mesmo tempo reconhecem que eles também são vítimas do desastre.
“Sabíamos que teríamos membros da igreja que provavelmente estariam desalojados”, disse Shields. “Temos pastores e professores que perderam suas casas e propriedades”, disse Arteaga.
John Cress, presidente da Associação do Sul da Califórnia, é um dos evacuados entre a população adventista. “Este é um momento desafiador para todos nós no sul da Califórnia”, disse Cress em um reel do Instagram, postado na quinta-feira, 9 de janeiro de 2025. “Eu também precisei evacuar, então entendo profundamente a incerteza que muitos de vocês estão enfrentando. Meu coração está com aqueles que perderam suas casas. Eu sei que é extremamente difícil para todos nós neste momento. Por favor, sabia que vocês estão em minhas orações”.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Normandie Avenue, outra igreja que está oferecendo abrigo e aceitando doações, está experimentando uma grande onda de apoio da comunidade.
“Recebemos uma resposta grandiosa!”, disse Deon Chatman, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Normandie Avenue. “O telefone tem tocado sem parar com pessoas da comunidade dispostas a ajudar”.
Ted Wilson, presidente da Igreja Adventista para o mundo, falou sobre os incêndios em um recente post no Facebook. “Estamos tão chocados quanto todos em relação à devastação quase surreal que ocorreu na área de Los Angeles e no sul da Califórnia”, escreveu Wilson. “Nossos corações estão com aqueles que perderam familiares e propriedades durante os horrendos incêndios. Somos gratos pelo apoio e cuidado prestado pelas Igrejas da Associação do Sul da Califórnia e pelos Serviços Comunitários Adventistas”.
Wilson continuou fazendo um apelo à ação entre os membros adventistas do sétimo dia: “Este e outros acontecimentos recentes são sinais da urgência que todos nós devemos sentir ao vermos esses o que está ocorrendo ao nosso redor, como foi predito pela Bíblia e o Espírito de Profecia, que acontecerão antes da segunda vinda de Cristo, quando o Senhor colocará fim no resultado do pecado e suas forças destrutivas. Por favor, junte se a nossa família mundial da igreja em oração por aqueles que estão passando por essa tragédia terrível”, escreveu.
Igreja está recebendo e distribuindo itens de primeira necessidade em Los Angeles (Foto: IASD de Valley Crossroad)
Arteaga está positivo, apesar da dor que isso tem causado. “A dor unifica as pessoas”, disse Arteaga. “Estamos vendo um belo influxo de liderança, e acredito que este é o ponto da virada para nossa congregação, em particular, porque estamos unidos em propósito e missão”.
Em resposta aos incêndios, a Associação do Sul da Califórnia criou o Fundo de Incêndios da Califórnia no site AdventistGiving para os adventistas realizarem doações financeiras para apoiar a causa. Os fundos serão usados para abrigo, suprimentos de emergência e cartões presente.
Adventist Community Services (ACS), o ministério oficial de abrangência comunitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Norte (Divisão Norte-Americana - DNA), continua monitorando a situação enquanto trabalham para oferecer apoio em parceria com a DNA. ADRA, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, também está oferecendo um subsídio de emergência para a ACS da União do Pacífico para apoiar o alívio imediato e a recuperação a longo prazo.
A versão original desta matéria foi publicada pela Adventist News Network. (via Notícias Adventistas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário