quarta-feira, 8 de outubro de 2025

NÃO OLHE

Confira dez coisas, segundo a Bíblia e os escritos de Ellen White, para as quais você nunca deve olhar:

1. Não olhe para nada que o impeça de obedecer a Deus. “E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno” (Mateus 18:9). "Todos os nossos pecados precisam ser renunciados. Toda condescendência acariciada que impeça o progresso espiritual deve ser excluída. Deve ser sacrificado o olho direito se nos fizer tropeçar" (Mensagens aos Jovens, p. 56).

2. Não olhe para coisas inúteis. “Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste” (Salmo 119:37). "Os poderes de Satanás estão a trabalhar para conservar o espírito dos homens alheio às realidades eternas. O inimigo dispôs as coisas de maneira que servissem aos seus propósitos. Atividades mundanas, esportes, as modas da época — são coisas que ocupam o espírito dos homens e mulheres. Diversões e leituras inúteis corrompem o juízo" (Testemunhos Seletos 3, p. 217).

3. Não olhe para as atrações do mundo. “Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo” (1 João 2:16). "O amor ao mundo e às coisas que há no mundo está causando separação do Pai. A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida estão controlando até mesmo professos cristãos. Esses estão buscando as coisas do mundo com gananciosa cobiça, e muitos trocarão a vida eterna por lucro não santificado" (Testemunhos para a Igreja 1, p. 531).

4. Não olhe para o lado escuro da vida. “Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas” (Lucas 11:34). "Não se queixe. Não lamente nem chore. Não olhe para o lado escuro. Olhe para o lado brilhante de todas as coisas. Louve Aquele que é a luz de seu semblante e seu Deus. Faça isto, e verá quão suavemente tudo decorrerá" (Conselho aos Idosos, p. 159).

5. Não desvie o olhar do caminho de Deus para você. “Olhe sempre para frente, mantenha o olhar fixo no que está diante de você” (Provérbios 4:25). "Depois que houve um afastamento do caminho reto, é difícil voltar. As barreiras foram removidas e derribadas as salvaguardas. Um passo em direção errada prepara o caminho para outro. O menor desvio do direito e dos princípios levará à separação de Deus, e poderá terminar em apostasia" (Conselhos sobre Saúde, p. 240).

6. Não olhe para trás. “Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lucas 17:32). “Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças” (Gênesis 19:17). "A esposa de Ló olhou para trás na direção de Sodoma, e, murmurando contra as atitudes de Deus, foi transformada em uma estátua de sal, a fim de que permanecesse como advertência a todos quantos desconsideram as especiais misericórdias e providências do Céu" (Testemunhos para a Igreja 4, p. 111).

7. Não olhe para os outros com desejo. “Vocês ouviram o que foi dito: 'Não cometa adultério.' Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração” (Mateus 5:27-29). "Importa guardar os pensamentos; cercar a alma com os preceitos da Palavra de Deus; e ser muito cuidadoso quanto a cada pensamento, palavra e ação a fim de não ser surpreendido pelo pecado. É necessário guardar-se contra o cultivo da condescendência com as baixas paixões. Ela não é fruto de pensamentos ou corações santificados" (Testemunhos sobre Conduta Sexual, Adultério e Divórcio, p. 86).

8. Não olhe para você mesmo. "Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dEle que a nossa fé começa, e é Ele quem a aperfeiçoa" (Hebreus 12:2). "Não devemos olhar para nosso interior em busca de prova de nossa aceitação para com Deus. Aí nada encontraremos senão para nos desanimar. Os que olham para dentro de si mesmos em busca de conforto, fatigar-se-ão e ficarão decepcionados. Nossa única esperança está em olhar a Jesus, Autor e Consumador da fé" (Testemunhos Seletos 2, p. 59).

9. Não olhe para o mal nos outros. "O perverso semeia discórdia; o difamador separa até os melhores amigos. Com olhos semicerrados as pessoas tramam o mal; com sorriso malicioso o põem em prática (Provérbios 16:28, 30). "Quem espalha as sementes da dissensão e discórdia, colhe em sua própria alma os frutos mortíferos. O próprio ato de olhar para o mal nos outros, desenvolve o mal em quem olha" (A Ciência do Bom Viver, p. 492).

10. Não olhe para os defeitos dos outros. "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, mas não se dá conta da viga que está no seu próprio olho?... Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão" (Mateus 7:3-5). "Não continuemos a olhar para qualquer defeito que vejamos. Se nos quisermos apegar devidamente a Deus, precisamos continuar olhando às grandes e preciosas coisas - a pureza, a glória, o poder, a bondade, a afeição, o amor que Deus nos concede. E assim contemplando, nossa mente se fixará nestas coisas de interesse eterno de tal modo que não teremos nenhum desejo de achar defeitos nos outros" (Mente, Caráter e Personalidade 2, p. 789).

Nenhum comentário:

Postar um comentário