sexta-feira, 14 de novembro de 2025

EVANGELHO DO MEU JEITO

Tenho percebido que um dos grandes problemas de nossos dias entre nós, cristãos, é o que chamo de "evangelho parcial". O que é isso? É a postura de acatar apenas parte daquilo que a Bíblia nos aponta como sendo certo, justo e bom, deixando de lado grande montante dos mandamentos de Deus.

O evangelho de Jesus Cristo é um pacote completo. Não existe no cristianismo a ideia de abraçar apenas parte daquilo que agrada o coração de Deus e ignorar o resto. Como Tiago escreveu, com extrema gravidade, "Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente" (Tg 2:10). Porém, é o que muitos fazemos, sem nenhum drama de consciência.

Não existe evangelho de Cristo sem amor ao próximo. Sem cuidado com as palavras que dizemos. Sem ter como primeira atitude diante de uma ofensa ir ao ofensor e dialogar com ele. Sem cuidado com órfaos e viúvas. Sem devolver mal com bem. Sem grande comissão. Sem perdão como postura padrão. Sem honra a pai e mãe. Sem negação de si mesmo. Sem preferir os outros em honra. Sem humildade. Nós é que complicamos, parcelando e fragmentando a boa nova de Cristo. 

Não é pecado você dar mais atenção a certas temáticas bíblicas que a outras. O pecado está em menosprezar as demais e, pior, desqualificar os irmãos que atentam para as demais, como se evangelho fosse só o que te interessa. Ellen White afirma: "Devemos procurar viver o evangelho em todos os seus ângulos, a fim de que suas bênçãos temporais e espirituais sejam sentidas ao redor de nós" (Beneficência Social, p. 199).

Infelizmente, para muitos o evangelho é como um grande buffet em que se escolhe apenas seis ingredientes diante de um balcão com seiscentos. Isso, porém, não é evangelho de Cristo. O suposto evangelho que se aplica, por exemplo, apenas a causas ideológicas humanas não é o da Cruz de Cristo.

Sempre que os homens preferem seus próprios caminhos, põem-se em conflito com Deus. Eles não terão lugar no reino do Céu, pois se encontram em guerra com os próprios princípios do mesmo. Desconsiderando a vontade de Deus, estão-se colocando ao lado de Satanás, o inimigo do homem. Ellen White diz: "Não por uma palavra, nem muitas palavras, mas por toda palavra que sai da boca de Deus viverá o homem. Não podemos desatender uma palavra, por mais insignificante que nos pareça, e estar seguros" (O Maior Discurso de Cristo, p. 52).

Meu irmão, minha irmã, precisamos mergulhar nas Escrituras para ler as partes que não costumamos ler. Abrir-nos a ser desafiados naquilo que mais nos tira da zona de conforto. Porque, se acharmos que a mensagem de Cristo se resume a algumas pautas morais ou sociais e deixarmos de lado todo o resto, estaremos servindo a outro evangelho. E, naquele grande e terrível dia, seremos cobrados por isso.

Que Deus nos ajude a enxergar as áreas do evangelho de Jesus que hoje estão cobertas por sombras aos nossos olhos. Que elas sejam descortinadas, para que nos consertemos e passemos a agir com integralidade, e nao mais com parcialidade, de acordo com a agradável, perfeita e boa vontade do Todo-poderoso. Ellen White conclui: "Diz-se que os tesouros do evangelho estão ocultos. A beleza, o poder, o mistério do plano da redenção não são perseguidos por aqueles que são sábios em seu próprio conceito, e ensoberbecidos pelos ensinos de uma filosofia vã. Muitos têm olhos, mas não veem; ouvidos, mas não ouvem; inteligência, mas não discernem o tesouro oculto" (Parábolas de Jesus, p. 47).

Nenhum comentário:

Postar um comentário