segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Publicitário mora em carro abandonado em SP


“Se você visse como o lixo do brasileiro é rico…”, diz Ronaldo Dimas Lipparelli, 50, ao contar onde achou um exemplar do livro “O Médico e o Monstro”, clássico escrito no século 19 pelo escocês Robert Louis Stevenson.

A obra ajudou a mantê-lo acordado na madrugada da última sexta-feira, na van abandonada onde mora, no centro de São Paulo. Como teme a remoção do veículo pela prefeitura, ele pediu para que a rua onde a van está estacionada não fosse revelada.

As noites são perigosas, diz, mal consegue dormir. Usuários de crack vivem tentando invadir a carcaça da van, encontrada cerca de dois meses atrás durante uma chuva. Ele limpou, fez uma pintura e se instalou com objetos que encontrou pela rua. Entre eles, um relógio com a cara de Homer Simpson.

Drogas, fala que consumiu, mas há tempos. Álcool, bem pouco. E como foi parar na rua? “Fiz besteiras. Gastei dinheiro demais”, conta.

Ele diz que se formou publicitário pela ESPM. A escola não confirma. Lipparelli arrisca algumas palavras em inglês e italiano.

“Cheguei a ter dois carros e duas motos novos”, lembra. Em seguida, conta que ganhava por mês algo que corresponde a atuais R$ 18 mil.

Há oito meses, calcula, está desempregado. Antes disso, vivia com os pais, situação que ficou insustentável após a morte da mãe. “Ele [seu pai] comprava comida, comia na minha frente e me deixava com fome.”

Hoje, vive de pão doado por uma padaria. Água, consome de uma torneira encontrada na frente de uma escola.

Conta que tem três filhos. O mais novo, continua, é uma menina, que ele não vê desde que nasceu, há cerca de quatro meses.

“Preciso de um lugar para ficar e de um trabalho. Só uma coisa não adianta.”

Meio dormindo, meio acordado, ele termina de conversar com a reportagem e pega no sono novamente. 

Pelo jeito, vai ser outra noite tensa.
Fonte: Folha.com

Nota: Some-se à crise social e financeira as catástrofes “naturais” e poderemos ter uma noção do caos global que nos aguarda. São prenúncios de que este mundo agonizante se aproxima do fim e de que a solução para esses males só se dará com a gloriosa volta de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário