terça-feira, 20 de março de 2012

Conectando-se ao seu pré-adolescente


Quando seu filho, sua criança, chega à pré-adolescência, manter-se próximo a ele parece ser das tarefas mais difíceis que há, mas aguente firme! Esse é o início de um dos períodos em que ele mais vai precisar de você, atento, discreto, aberto e receptivo. Nessa fase, as atividades da escola, novos interesses, a vida social se tornam mais importantes para seu filho que está crescendo. A tendência é que ele busque cada vez mais o apoio e aprovação do grupo de amigos, e se afaste de você. Ele pode agir como se não precisasse de nada vindo de você, e até fica com vergonha de você algumas vezes. Os pré-adolescentes querem mais espaço, mais independência e mais portas fechadas.

Por mais difícil que seja, não se desespere. Isso é sinal de que seu filho está ficando mais independente. Os pais vão ter que soltar um pouco e permitir espaço para o crescimento do filho. Agora, isso não quer dizer abandoná-lo, "largar mão dele". Os pais continuam sendo uma influência necessária e poderosa. Preste atenção: nessa fase, os pré-adolescentes estão mais atentos ao seu exemplo do que ao que você "prega" para eles.

Ser o modelo para eles das qualidades que você quer ver neles - comunicação respeitosa, ser atencioso, alimentar-se saudavelmente, cumprir suas responsabilidades diárias sem reclamação, torna essa tarefa mais provável de ser cumprida por eles. 

Pequenas coisas podem melhorar sua conexão com seu pré-adolescente. Deixe um horário livre em sua agenda para fazer algo especial com ele, participe mais de sua rotina, mostre que você se importa com ele. 

Algumas dicas: 

Refeição em família. Na vida corrida que levamos, esse momento parece ser cada vez mais raro. Procure fazer pelo menos uma das refeições do dia juntos, sem TV ligada, sem estar conectado ao computador ou atendendo celular e telefone. Se isso é difícil, planejem pelo menos uma refeição familiar, que seja gostosa, especial. Todos podem ajudar e participar. Isso promove o senso de responsabilidade e trabalho em grupo. 

Hora de dormir. Seu pré-adolescente não precisa mais ser colocado na cama, mas manter uma rotina nesse momento é importante. Parar para conversar um pouco com ele quando ele já está na cama, orarem juntos, sempre se desejarem boa noite (esse é um dos momentos mais prováveis de você conseguir dele um beijo!). 

Partilhe momentos juntos. Seu pré-adolescente pode aceitar ou não, mas convide-o para fazer as coisas do dia-a-dia com você: ir ao supermercado; correr no parque; levar o cachorro para passear; assistir a um DVD que você escolheu para ver. Encontre momentos para vocês ficarem juntos, isso facilita e fortalece a conexão entre vocês, e possibilita que seu filho fale de si e do que vive. Um ótimo momento é quando você está no carro dirigindo. É mais fácil para ele conversar, pois nessa situação não é possível muito contato visual direto, o que o deixará mais confortável para falar. 

Demonstre afeto. Não subestime o valor de falar e mostrar o quanto você ama seu filho. Isso dá ao seu pré-adolescente segurança de que é amado. E você está demonstrando formas saudáveis de expressar afeto. Cuidado com as grandes expressões. É o "maior mico" pai e mãe ficarem abraçando e pedindo beijo para o pré-adolescente em público. Haverá espaço para isso em casa, longe dos olhares públicos. Um sorriso ou uma piscadela podem dizer e fortalecer melhor a relação de vocês em público. 

Continuem envolvidos. Saiba quais são seus objetivos, desejos, planos. Fique atento aos desapontamentos que ele fatalmente vai sofrer nessa fase, não minimize seu sofrimento, as coisas doem muito nessa fase. Incentive-o a sempre continuar buscando o que ele quer. 

Continue interessado. Em suas ideias, sentimentos e experiências. Se você ouvir o que ele fala, sem pré-julgar, vai ser mais fácil de ele ouvi-lo e você poder ajudá-lo. 

Claudia Bruscagin - Outra Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário