terça-feira, 27 de março de 2012

Escola instala “chips de frequência” nos uniformes


Mais de 20 mil estudantes das escolas da rede municipal de Vitória da Conquista, na Bahia (a 510 quilômetros da capital Salvador), têm menos chance de matar aulas a partir de agora. Acoplado na camiseta de cada aluno, está um microchip que informa aos pais exatamente o momento em que o estudante entra ou se ausenta do recinto da escola.

Chamado de uniforme inteligente, este novo dispositivo custou 700 mil reais de investimento aos cofres da prefeitura e será usado por jovens com mais de 14 anos. A motivação da novidade, conforme explica o diretor do colégio, é o fato de que muitos pais deixavam os filhos em frente à escola, mas não verificavam se eles de fato entravam nela.

Com os chips, que ficam instalados sob o distintivo da escola na camiseta, essa dificuldade deve acabar. Os chips ativam um sensor que registra a entrada na escola, como um ponto eletrônico. Se passarem 20 minutos e o sensor não for ativado, os pais são notificados com uma mensagem curta e grossa: “seu filho ainda não chegou à escola”. As camisetas podem ser lavadas normalmente sem danos ao chip. 

Fonte: BBC / Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário