terça-feira, 6 de março de 2012

Adolescente saudável é adolescente feliz


Se beber, fumar e comer porcaria for só uma fase passageira para o adolescente revoltado, melhor. Um novo estudo diz que adolescentes que tem esse comportamento são significativamente mais infelizes do que os mais saudáveis.

A pesquisa mostra também que a idade de 12 a 13 anos é crucial, quando os jovens se afastam dos hábitos saudáveis e começam a se envolver em comportamentos de risco.

A pesquisa, que utilizou informações de um estudo de longo prazo em 40.000 lares britânicos, analisou as respostas de 5.000 jovens entre as idades de 10 a 15 anos quanto aos seus comportamentos relacionados à saúde e níveis de felicidade.

12% dos adolescentes com 13 a 15 anos declararam que fumavam em comparação com 2% dos de 10 a 12 anos de idade. Os números de consumo de álcool foram ainda mais impressionantes, com 8% dos adolescentes de 10 a 12 anos relatando ter bebido algo alcoólico no último mês, subindo para 41% entre os de 13 a 15 anos de idade.

A pesquisa mostrou também que entre as idades de 13 e 15, quando os jovens têm mais autonomia sobre suas escolhas de estilo de vida, o consumo de alimentos torna-se menos saudável e sua participação em exercícios físicos reduz.

Apenas 11% dos que tinham 13 a 15 anos relataram o consumo de 5 ou mais porções de frutas e legumes por dia, e mesmo entre os de 10 a 12 anos, menos de um quinto relatou comer frutas e legumes 5 ou mais vezes por dia.

Os resultados mostram que: 

- Os jovens que nunca beberam qualquer bebida alcoólica tinham entre quatro e seis vezes mais chances de ter níveis mais elevados de felicidade do que aqueles que relataram algum consumo de álcool. 

- Jovens que fumavam eram cerca de cinco vezes menos propensos a ter pontuações altas de felicidade em comparação com aqueles que nunca fumaram. 

- Maior consumo de frutas e vegetais e menor consumo de batatas fritas, doces e refrigerantes foram ambos associados com alta felicidade. 

- Quanto mais horas de esporte os adolescentes participavam por semana, mais felizes eram. 

Os pesquisadores acreditam que comportamentos pouco saudáveis como fumar, beber álcool e não fazer exercício estão intimamente ligados com a felicidade (substancialmente mais baixa) entre os adolescentes, mesmo quando fatores sócio-demográficos, tais como sexo, idade, renda familiar e escolaridade dos pais são levados em conta.

“O que esta pesquisa nos mostra é que os jovens de todo o espectro social não estão comendo alimentos saudáveis e estão começando a consumir álcool em tenra idade. Isso leva a problemas mais tarde, consequências de longo prazo para a saúde e bem-estar na idade adulta. Ajudar os jovens a reduzir escolhas prejudiciais à saúde pode reduzir o número de adultos em risco de doença crônica por causa de seu baixo bem-estar”, disse Cara Booker, uma das coautoras da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário