Cirilo I, Patriarca de Moscou e de Toda a Rússia (em russo Кирилл, Патриарх Московский и всея Руси) é o primaz da igreja ortodoxa russa, a maior denominação dentro da ortodoxia oriental e a segunda maior dentre as igrejas cristãs, perdendo em número de seguidores apenas para os católicos romanos.
Desde 2009, Cirilo I comanda cerca de 120 milhões de fiéis ao redor do mundo, sendo aproximadamente 100 milhões deles apenas na Rússia, e tem se tornado mais conhecido por suas, digamos, “extravagâncias”, do que propriamente pelo testemunho que se espera de um líder cristão dessa magnitude.
Parece que o patriarca russo tem uma queda especial por confusões. Já havia rumores de que ele colaborava com a polícia secreta soviética - a famigerada KGB - durante os tempos do comunismo, e o seu apoio a Vladimir Putin, ex-agente da KGB, nas controvertidas e recentes eleições presidenciais do país foram bastante criticadas, especialmente pelas muitas suspeitas de fraudes nas urnas. Esse fato veio se somar às denúncias de enriquecimento ilícito que pairam contra o patriarca de Moscou, especialmente pela intermediação da importação de cigarros para a Rússia no período que se seguiu à derrocada do comunismo na década de 1990, que – pasme! – era franqueada pela própria Igreja Ortodoxa local.
Os inimigos de Cirilo I foram, então, fuçar nas páginas da igreja na internet e lá encontraram uma foto dele, tirada em 2009, em que um luxuoso relógio Breguet de 30.000 dólares foi “apagado” do seu punho com uso de photoshop, mas se esqueceram de apagar o reflexo na mesa polida que estava logo abaixo:
Diante da repercussão do caso, a Igreja Ortodoxa tratou de reconhecer o erro e pedir desculpas pelo “tratamento” dado à foto, republicando a original no seu portal:
Pelo jeito, o patriarca russo gosta de levar uma vida nababesca e de ostentação, bem ao estilo de certos pregadores evangélicos da teologia da prosperidade que circulam por aqui, aqueles mesmos que você está pensando e que já deram uma "photoshopada" na teologia deles...
Nenhum comentário:
Postar um comentário