sexta-feira, 11 de maio de 2012

Convide Jesus para pregar em sua igreja!


Em João 6:60 o evangelista nos conta o que as pessoas diziam quando saiam de uma igreja a qual o pregador da noite tinha sido Jesus.

Uns diziam que não pretendiam voltar nunca mais, pois a pregação não agradou em nada.

Outros diziam que tinha sido terrível, foi um discurso duro, seco, inflexível e alguns falavam se tratar de um sermão violento e que nem João Batista pregaria assim!

A pregação de Jesus nesse dia realmente tinha sido severa ou até mesmo violenta como o original (Σκληρός) também nos sugere.

Mas afinal o que aconteceu que Jesus fez doer tanto assim os ouvidos da multidão?

Alguns diziam que em outras ocasiões em que ouviram Jesus pregar, seu sermão não tinha sido tão pesado, pelo contrário agradava até mesmo as crianças que se aproximavam até ele e com mãos levantadas pediam o colo do amado mestre.

Mas então porque desta vez a igreja ficou vazia antes mesmo da benção apostólica?

Olhando o contexto (desde o versículo 24) nós percebemos que o discurso foi duro por dois motivos.

Primeiro porque Jesus dizia ser Deus (v.42).

Segundo por causa do tipo de público (v.34).

Nesse dia Jesus encontrou a igreja lotada por uma multidão que o buscava motivada pela forma errada, a igreja estava cheia de gente que o buscava por causa de bênçãos materiais (v.34), eles queriam receber do pão que alimenta o corpo e não o Pão do Céu que sacia a alma para sempre.

A multidão foi duramente confrontada por Jesus, pois Ele não pregou o que eles queriam ouvir nem realizou os sinais que eles queriam ver (v.30) apenas mostrou o verdadeiro valor do reino que era possuir não o pão que perece (benção materiais) mas o Pão que desceu do Céu (Ele próprio).

Jesus não atende as expectativas da multidão, e entre multidão (quantidade) e discípulos, Ele escolhe discípulos (qualidade) mesmo sendo um numero pequeno.

Agora que entendemos a forma como Jesus prega quando encontra uma multidão de hedonistas, fica uma pergunta: Como seria a pregação dEle em sua igreja?

Fonte: Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário