quarta-feira, 4 de julho de 2012

Incrível e surreal curta de animação - I, pet goat II


I, pet goat II (2012) é a nova pérola das curtas de animação 3d, criada pelo novo estúdio de Montreal, o Heliofant, e dirigida por Louis Lefebvre.

A história do filme, apesar de algo bizarra e muito experimentalista, joga na base de um grande minimalismo que nos vai dando pequenas pistas visuais e construções de relações que nos permitem extrair sentidos. O ponto nevrálgico da história assenta numa mescla de elementos do imaginário contemporâneo popular criado pelo fluxo de informação que circula na televisão e internet.

Desde a política americana, à guerra contra terrorismo, ao fundamentalismo religioso, passando pelo afogamento do socialismo, pela destruição das novas gerações em África, e pelo encantamento da China e India pelo capitalismo, assim como à produção de pensamento único por via da televisão. O mundo desmorona-se, mas temos Cristo que atravessa tudo de olhos fechados como que evitando a agressão, atingindo um momento em que a mudança se dá com as primaveras árabes, em que o mundo se abre em direção à luz, e nos desprendemos por completo de todos os fundamentalismos. Como dizem os autores do filme, é "uma história sobre o fogo no coração do sofrimento".

Um detalhe, The Pet Goat (O Bode de Estimação) é o nome do livro infantil que George Bush estava lendo para a turma de uma escola da Florida, quando foi avisado que aviões haviam se chocado com as torres do World Trade Center.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário