segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Casa Publicadora lança livro abordando homossexualidade

Um novo livro de ensaios e depoimentos abordando a homossexualidade é o primeiro de seu tipo que sai de uma casa publicadora adventista.

A obra “Homosexuality, Marriage, and the Church: Biblical, Counseling, and Religious Liberty Issues” [Casamento, Homossexualidade, e a Igreja: Questões de Aconselhamento, Bíblicas e de Liberdade Religiosa] aborda as questões complexas que envolvem a homossexualidade e a vida e fé adventistas. O livro, de quase 600 páginas, publicado pela Andrews University Press, é de autoria de especialistas em direito, saúde, e teologia. O conteúdo do livro é baseado em apresentações de uma conferência sobre homossexualidade, patrocinada pela Igreja em 2009. 

Niels-Erik Andreasen, presidente da Universidade Andrews e do conselho da University Press, editora da universidade, disse que o tema deste livro é oportuno e necessário. "Acontecimentos recentes na nossa comunidade de fé, organizações religiosas, política americana e na sociedade secular requerem cuidadosa reflexão sobre este assunto sensível", disse Andreasen. "A Universidade Andrews tem o prazer de ajudar a resolver algumas destas questões, reunindo uma gama de perspectivas sobre este assunto na nossa igreja".

O livro, lançado no início deste mês, é uma coletânea de 14 ensaios e seis testemunhos de pessoas que têm lutado pessoalmente com a homossexualidade.

"Por mais que gostaria de assim fazer, a Igreja não pode mais fugir a perguntas sobre homossexualidade e matrimônio do mesmo sexo", diz Nicholas P. Miller, editor principal do trabalho, juntamente com Roy E. Gane e Peter H. Swanson, todos do Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia da Andrews. "A sociedade, com estridência crescente, está forçando os cristãos a enfrentarem esses temas", diz Miller.

Miller aponta aos diversos Estados americanos cujas legislaturas recentemente promulgaram disposições de casamento do mesmo sexo. Ele observa que em novembro deste ano, pelo menos dois estados, Maryland e Washington, terão referendo em cédulas eleitorais, por iniciativa de cidadãos que procuram reverter leis de casamento do mesmo sexo recentemente promulgadas.

"Vejam a estranha controvérsia e evidente indignação surgida quando o proprietário de uma cadeia nacional de fast-food [alimentos rápidos] recentemente expressou seu apoio ao casamento tradicional", disse Miller. "Era a mesma posição mantida até muito recentemente pelo presidente dos Estados Unidos. E a reação midiática é uma indicação de como esforços estão sendo feitos para mudar os sentimentos do público sobre esta questão”.

Alguns na Igreja estão tentando reformular atitudes sobre a homossexualidade também. Recentemente, alguns adventistas promoveram um documentário admitindo o estilo de vida gay entre os adventistas, disse Miller.

"Em meio a tudo isso, os adventistas devem ter uma compreensão clara de todas as questões em jogo, e elas são significativas", disse ele.

Ronald Knott, diretor da Andrews University Press, observa que, juntamente com questões bíblicas e de liberdade religiosa, o livro enfatiza o apelo passional para o mais alto nível de amor pastoral e apoio para os cristãos que, disse ele, "podem ​​ter sido seduzidos para um caminho espiritual perigoso mediante argumentos encantadores, porém falsos, das Escrituras e da história política, vindas de dentro e de fora da Igreja”.

O livro é dividido em quatro seções: material bíblico sobre a homossexualidade, questões jurídicas, aconselhamento e testemunhos. Um apêndice reproduz as várias declarações oficiais referentes à homossexualidade emitidas através dos anos pela Igreja Adventista.

Além de sua responsabilidade de ensino como professor-associado de história da Igreja na Andrews, Miller também é diretor do Instituto Internacional de Liberdade Religiosa, da Universidade. O instituto está patrocinando um fórum sobre as questões políticas, religiosas e sociais que cercam o casamento homossexual em 6 de outubro. O evento será realizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Spencerville, em Spencerville, Maryland.

O fórum, planejado para coincidir com o referendo de Maryland para derrubar a lei estadual de casamento do mesmo sexo, vai chamar a atenção para as questões envolvidas, para o novo livro, e contará com painéis de discussão e um sermão sobre os adventistas e a ação social por Bill Knott, editor e redator-executivo da Revista Adventista [edição em inglês] e Adventist Review

Para mais informações, visite universitypress.andrews.edu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário