quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Enem respeitará princípios religiosos de adventistas

Jovem Adventista Laisa Soares
A estudante Laisa Soares sempre gostou de ajudar os outros e se sentir útil. Prestes a concluir o Ensino Médio e a iniciar a vida universitária, não tem dúvidas de que o curso de Medicina é justamente aquele que permitirá que ela continue a contribuir com o bem do próximo, mesmo que, em algum momento, não receba nada em troca. 

Assim como ela, aproximadamente 7,1 milhões de pessoas que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) buscam realizar o sonho de conquistar uma vaga em uma das instituições que aceitam a nota da prova como passaporte para o Ensino Superior.

O Exame, no entanto, oferece condições especiais para aqueles que, por algum motivo, não podem realizar a prova no horário estabelecido, como os guardadores do sábado. Neste ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 90.925 estudantes pediram tal atendimento.

Laisa está entre eles. “E mesmo que não houvesse essa possibilidade de guardar o sábado, tenho certeza de que Deus teria um plano, não só pra mim, mas para todos os jovens que optassem por manter seus princípios”, argumenta. “Afinal, Deus é o Deus do impossível, e Ele sempre nos mostrará um caminho onde caiba nossa fé.”

Até 2009 não havia nenhuma opção específica para os guardadores do sábado. Naquele ano, o departamento de Liberdade Religiosa da Igreja Adventista para a América do Sul procurou o Inep e eles fizeram arranjos para garantir que esse público fizesse o exame após o pôr-do-sol. No ano seguinte, o Instituto já colocou no edital a previsão de atendimento especial. Os adventistas tinham que marcar a opção logo no momento da inscrição no site.

Em 2013, a primeira prova acontece no sábado, dia 26 de outubro, a partir das 12 horas, horário de Brasília. Para os “sabatistas”, o questionário será entregue às 19 horas, também segundo o horário de Brasília. Mesmo assim, alguns adventistas ainda enfrentarão dificuldades, principalmente nos Estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já que o Brasil conta com três fusos-horários oficiais e legais.

Princípios
Mesmo estando em um Estado que tem uma hora a menos em relação à capital do País e tenha que perder uma hora de prova, a estudante garante que mesmo que pareça ter desvantagem, não é o que acontece. Com os testes que fez nos anos anteriores, percebeu que tempo nunca lhe faltou. Durante o horário de verão, no Acre e parte do Amazonas, por exemplo, 19 horas em Brasília equivale às 16 horas. Laisa mora em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e presta o Enem desde o primeiro ano do Ensino Médio. “Decidi que seria melhor treinar, assim que possível, como seria ficar confinada por algumas horas antes da prova”, explica.

No ano passado, o Ministério Público de Porto Velho ajuizou uma ação pública cível garantindo em todo o Estado de Rondônia que o horário para realização do Exame destinada aos adventistas começasse a ser contada apenas após o pôr-do-sol. Neste ano, a decisão permanece.

“Os alunos de outras localidades que acreditam que serão prejudicados devem procurar, ainda nesta semana, o Ministério Público de sua localidade para que uma ação de mesma natureza seja emitida em favor deles”, orienta o doutor Vanderlei Vianna, assessor jurídico assistente da sede sul-americana adventista.

Laisa reforça que esta é uma oportunidade para mostrar aos outros que os princípios devem ser imutáveis e que Deus e Sua vontade devem estar acima de tudo, inclusive do vestibular ou Enem. Para ela, o segredo para alcançar a vitória tem alguns ingredientes. “Comunhão com Deus, principalmente nessa reta final, é muito importante. Tenho que fazer a minha parte, que é estudar e confiar que Deus fará a dEle”, compartilha. 

Fonte: ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário