quarta-feira, 16 de outubro de 2013

UNASP terá curso de Rádio, TV e Internet


O Ministério da Educação (MEC) aprovou nesta semana o novo curso de Rádio, TV e Internet (RTVi) do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. A graduação oferece formação na área de Comunicação Social com foco nas atribuições práticas de Rádio, TV e Internet, desde a criação de um roteiro até a realização e transmissão de produtos audiovisuais.

A grade curricular do curso de RTVi, que tem duração de 4 anos, conta com aulas teóricas e práticas para preparar o futuro profissional não apenas nas áreas técnicas, mas também desenvolver um olhar crítico e reflexivo quanto ao universo da comunicação. Alguns dos conteúdos programáticos são: Estudos da Linguagem, Produção de Conteúdos em Rádio, TV e Internet, Sonoplastia; Videografia; Cenografia, Iluminação, Teorias e História da Comunicação, entre outros.

Como a nova graduação demandará um alto investimento em estúdio, equipamentos de áudio, vídeo e iluminação, alguns professores visitaram a National Association of Broadcaster (NAB), em Las Vegas, EUA. O evento ocorre anualmente há mais de 80 anos é a maior feira do mundo no setor de telecomunicações, reunindo profissionais de vários países e empresas das principais marcas nesse segmento.

“O objetivo foi de avaliar o futuro em termos de equipamento, software, tendências para a área de Radio, TV e Internet. É necessário entender exatamente como fazer esse investimento de forma a adquirir aquilo que dará mais retorno em termos de qualidade, custo/benefício e durabilidade”, afirma o professor Martin Kuhn, coordenador do curso.

Os interessados já podem se inscrever neste vestibular, que acontece dia 20 de outubro. As informações estão disponíveis em www.processoseletivo.unasp.edu.br O novo curso tem início previsto para fevereiro de 2014.

Mercado de trabalho
O Mercado de trabalho na área de Rádio e Televisão tem um amplo leque de oportunidades, principalmente pelo crescente aumento das empresas de comunicação e pelo uso da internet e plataformas digitais. O professional de RTVi pode atuar como pesquisador em Instituições de Ensino Superior; em emissoras de rádio; em estações de televisão; em provedores de conteúdo para Internet; em agências de publicidade; em produtoras de áudio, vídeo ou multimídia; em treinamento de mídia. Também pode trabalhar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria. 

[Equipe ASN, Kátia Santos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário