quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Pastor adventista escapa de ataque à bomba em igreja na Ucrânia

Uma Igreja Adventista da Ucrânia sofreu grandes danos durante os combates no leste do país, mas o pastor e sua esposa, que estavam escondidos no porão, escaparam sem danos, informou recentemente os líderes da igreja na Ucrânia.

A pequena igreja em Debaltseve, uma cidade de 26 mil habitantes na região de Donetsk, ficou sob fogo de artilharia na noite de domingo, 27 de julho, numa tentativa de forças ucranianas retomarem a cidade das mãos de separatistas pró-russos .

O choque da bomba causou um afundamento no telhado da igreja e comprometeu severamente as paredes do prédio, informou a Missão Adventista no leste da Ucrânia. Também caiu outra bomba na igreja, mas sem chegar a explodir.

O pastor Sergei Kobzar e sua esposa, Tatiana, que moram em um apartamento no prédio da igreja, estavam escondidos no porão, onde ficaram em busca de refúgio. "Eu não poderia imaginar que as explosões poderiam ser tão fortes e ruidosas", disse Kobzar em um comunicado enviado pela Missão Adventista no leste da Ucrânia. Ele disse que cada explosão levantava uma nuvem de poeira no porão, dificultando a respiração.

O leste da Ucrânia está envolvido em um conflito armado há três meses, entre os separatistas e o governo. Acredita-se que mais de 1.000 pessoas foram mortas.

Em Debaltseve, os primeiros disparos foram feitos na sexta-feira 25 de julho à noite. Na manhã seguinte, Kobzar telefonou para os 13 membros da igreja para comprovar se eles estavam bem. Eles relataram que seus bairros estavam calmos. Mas a força de combate aumentou ao meio-dia, quando os tanques com soldados ucranianos entraram na aldeia. Um grupo de separatistas com armas pesadas, incluindo um lançador de granadas, acamparam nos arbustos do prédio em frente à igreja, de acordo com a Missão.

Kobzar e sua esposa passaram duas noites no porão, sem dormir e sem comida. A igreja ficou sem energia elétrica nos primeiros ataques, deixando o casal sem luz e sem água. Eles estavam bebendo de um pequeno reservatório de água que tinha no porão.

Kobzar disse que ele e sua esposa liam a Bíblia à luz de velas, principalmente fazendo uso da promessa de Isaías 43:2 "Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." Eles deixaram o porão na segunda-feira, 28 de julho, pela manhã, e encontraram o teto da igreja desabado e as paredes danificadas. Os edifícios vizinhos estavam queimando. [...]

Sergei e Tatyana Kobzar agora estão seguros na cidade de Dnepropetrovsk, de acordo com os líderes da igreja. Guillermo Biaggi, presidente da região Euro-asiática da Igreja Adventista, incluindo a Ucrânia, pediu orações para o leste da Ucrânia. "Nossos pastores e membros estão sofrendo. Precisamos orar pela paz." [...]

Com informações da Adventist News Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário